O poder da comunicação

Dizem que aqueles que conseguem disseminar suas ideias e convencem as demais pessoas têm poder. Mas, não seria o contrário? As pessoas que têm poder são aquelas que conseguem disseminar suas ideias e convencer as demais pessoas? Nesse sentido, pergunto: o que os meios de comunicação em massa estão fazendo com o seu público? A quais interesses servem?

Ao observarmos mais de perto os meios de comunicação em massa, podemos constatar que eles não permitem ao público uma reflexão sobre as mensagens transmitidas. Faz-se uma enxurrada de ideias que tornam as pessoas passivas a ficar somente absorvendo o conteúdo com a ideologia dos donos desses meios.

De tanto fazerem isso, acabam conseguindo com que todas as pessoas pensem as mesmas coisas. Ou seja, quando todos pensam a mesma coisa, somente uma pessoa está pensando. Nesse ponto, a dominação está completa. Não há contraditório, não há mudança.

Aquilo que pensamos vem da capacidade do nosso cérebro de fazer associações. Nós associamos as informações que obtemos de nossas experiências e observações. Essas últimas como são obtidas? Se elas vierem dos meios de comunicação em massa, temos que ter a consciência de que esses meios estão a serviço de pessoas de grande poder econômico e social, com alto poder de influência e, em sua maioria, servem para a manutenção do "status quo" vigente.

Não devemos ficar passivos apenas absorvendo o conteúdo que os meios de comunicação em massa tentam colocar em nossas mentes. Afinal de contas, uma moeda não tem apenas um lado.