A influência da tecnologia na comunicação humana

Nos primórdios da humanidade, as pessoas se comunicavam apenas oralmente. O primeiro grande choque tecnológico na comunicação foi a invenção da escrita pelos sumérios. O conhecimento passou a ser armazenado em tábuas de barro de escrita cuneiforme e não mais nos sábios das aldeias. Isso foi tão impactante, que essa tecnologia dividiu nossa existência em pré-história (antes da escrita) e história (depois da escrita). O mundo jamais foi o mesmo.

Outro grande choque foi a invenção da prensa com tipos móveis de Guttemberg. Os livros nunca mais ficaram restritos, apenas, às elites, mas podiam ser produzidos em larga escala. Isso marcou o fim da "idade das trevas". E abriu caminho para as revoluções que se seguiram, tais como: a reforma (e a contrarreforma) e o iluminismo, entre outras. O mundo jamais foi o mesmo.

A descoberta e exploração da transmissão de informação pelos meios eletromagnéticos, como o rádio e a televisão, foi outro importante marco na comunicação. Eles se tornaram um grande meio de dominação das mentes humanas pela difusão de ideias, chegando a ser usada, inclusive, como arma de guerra por todos os lados das guerras do século XX. O mundo jamais foi o mesmo.

Estamos vivendo outro desses momentos. A internet está tão capilarizada em nossa sociedade, que os grandes grupos de comunicação de massa estão ameaçados. O tecido social está se reorganizando, se reordenando. Isso é inevitável. Não sabemos, ainda, aonde isso tudo vai nos levar, mas podemos certamente afirmar que: o mundo jamais será o mesmo.