O crescimento populacional não é um problema

As pessoas são o recurso mais importante de qualquer instituição, de qualquer país. São elas que produzem o desenvolvimento, ou seja, são as responsáveis pelo crescimento econômico com mudança social. Nesse sentido, podemos afirmar que mais pessoas trazem mais desenvolvimento.

É o que ocorre na China, por exemplo. A população chinesa é cerca de cinco vezes o tamanho da americana. Então, se levarmos em consideração apenas apenas vinte por cento dos mais inteligentes chineses com acesso à boa educação, veremos que há mais pessoas qualificadas na China que toda população dos Estados Unidos da América. E esse é o motor do crescimento chinês, muitas pessoas com educação de boa qualidade.

A população do nosso planeta dobrou em menos de quarenta anos. Mas, a miséria diminuiu. Segundo dados da ONU, de 2015, apenas dez por cento das pessoas são consideradas miseráveis. Há trinta anos, eram mais de trinta por cento. Isso significa que estamos mais produtivos, usando melhor os recursos naturais. Não seria isso fruto da melhoria da comunicação mundial com reflexos na universalização da educação e, consequentemente, na tecnologia?

A melhoria da escolaridade contribuiu para as descobertas de novas tecnologias, nas mais diversas áreas do conhecimento. Elas possibilitaram um melhor uso dos recursos disponíveis (na agricultura, na pecuária, energético, reciclagem e reuso de materiais, etc.).

Devemos universalizar a educação de boa qualidade às pessoas para que frutifiquem e dominem a Terra como Deus, nosso criador, quer.