* Momento Itajubense * 22/03/2017 Prefeitura de Itajubá adia seis anos ! contratação de 16 concursados para a Guarda Municipal// Safra recorde de azeitona sulmineira /// Quadrilha de anabolizantes se ferra ///

- Dezesseis pessoas aprovadas no concurso para Guarda Municipal de Itajubá, em 2013, receberam agora a promessa de que só serão convocados pela Prefeitura de Itajubá em 2019! Ou seja, daqui a seis anos, quando o prefeito já não será nem mais o mesmo atual - Rodrigo Riera (PMDB).

Os concursados já fizeram treinamento mas terão que continuar esperando enquanto outros vinte e oito estão trabalhando.

................................................................................................

Produção recorde também de azeite

- A previsão da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG - 400 toneladas de azeitona e 40 mil litros do produto.

O plantio de azeitonas em Minas Gerais representa 70% da área plantada no país.

Os últimos números mostram que a produção tem crescido em média 15% ao ano.

Na região da Mantiqueira sulmineira

são mais de 100 produtores, distribuídos em 60 municípios.

-- Acreditamos que a partir desse momento novas oliviculturas surgirão”, disse Luiz Fernando de Oliveira, coordenador do Programa de Olivicultura da EPAMIG.

Além disso, o litro do azeite produzido na região é bem mais valorizado do que o importado. Custa, em média, cerca de R$ 200. Situação que tem despertado interesse no cultivo da azeitona. “Esse ano eu vou estudar bastante o assunto para ver se ano que vem a gente começa a produzir”, contou o fazendeiro Luiz Arantes.

Com o setor valorizado, teve quem saiu do Espírito Santo (ES) para acompanhar as novidades e técnicas de cultivo apresentadas na 12ª edição do “Dia do Campo”, realizado em Maria da Fé (MG).

-- Eu acho que vai dar certo. Vai depender agora do clima, vontade e coragem de iniciar um plantio desses na região”, diz o empresário Paulo Sandemberg.

................................................................................................

Quadrilha de anabolizantes se ferra

Foram decretadas, ao todo, 27 prisões cautelares e autorizadas 41 buscas e apreensões.

Dezoito pessoas foram presas e apreendida grande quantidade de anabolizantes e medicamentos de uso e venda controlados, assim como porções de cocaína e maconha, arma de fogo, munições e carregador na capital Belo Horizonte e cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Caratinga, Nova Lima e Ibirité.

Trata-se da segunda fase da operação ‘Corpo Blindado’ realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - Gaeco - Regional Ipatinga, formado pelo Ministério Público de Minas Gerais - MPMG - e polícias Militar e Civil estaduais.

A operação investiga esquemas criminosos voltados à comercialização e distribuição de entorpecentes sintetizados, anabolizantes, medicamentos controlados e outros produtos sem registro e origem. , ocorreu, simultaneamente, em sete cidades de Minas Gerais: Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Caratinga, Belo Horizonte, Nova Lima e Ibirité.

Algumas pessoas foram presas na primeira fase da operação, em janeiro, numa boate em Ipatinga. Elas são apontadas como comerciantes de drogas sintéticas, anabolizantes e derivados.

A segunda fase da operação tem como foco a comercialização e distribuição de anabolizantes e outros medicamentos controlados e/ou sem registro e origem, conduta que, segundo o art. 273, § 1º, B, do Código Penal, pode ser punida com pena privativa de liberdade de 10 a 15 anos de reclusão.

Segundo o Gaeco, os medicamentos e anabolizantes apreendidos eram vendidos ilicitamente em diversas academias do Vale do Aço e também por pessoas que faziam o comércio clandestino como meio de vida. Essas pessoas também prestavam ”consultoria” aos usuários, “prescrevendo” qual produto utilizar, a forma de se fazer o uso e a dieta adequada para o tratamento.

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Zulcy Borges - editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 22/03/2017
Reeditado em 29/03/2017
Código do texto: T5948677
Classificação de conteúdo: seguro