"RECORDAÇÕES FELIZES E SAUDOSAS" por GÉSNER LAS CASAS = RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS =

"RECORDAÇÕES FELIZES E AGRADAVELNENTE SAUDOSAS" Por GÉSNER LAS CASAS = RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS = TRATE COM RESPEITO, CARINHO E AMOR, QUEM TE AMA E, SE VOCÊ TAMBÉM LHE TEM AMOR DÊ-LHE UM FORTE ABRAÇO.

{NÃO TENTE ENTENDER-ME. SE O FIZER COM CERTEZA ENLOUQUECERÁ}: "A INEXORÁVEL MARCHA DO TEMPO-ESPAÇO EM NOSSAS VIDAS NOS AFASTARÁ INEVITAVELMENTO DO PASSADO"

"RECORDAÇÕES FELIZES E SAUDOSAS"

"NÓS OS COMUNICADORES DAS EMISSORAS DE RÁDIOS E TELEVISÕES, SEMPRE OFERECEREMOS A ÚLTIMA PALAVRA NA INFORMAÇÃO, JÁ QUE ESTAREMOS INCUMBIDOS DE ANUNCIAR O FIM DE TUDO O QUE HÁ"

APÓS UMA CHECAGEM MINUNCIOSA DAS NOTÍCIAS, SABEREMOS SE HAVERÁ OU NÃO O FIM DO MUNDO.

O MUNDO MATERIAL ESTÁ, INFELIZMENTE, NAS MÃOS DOS POLÍTICOS E DOS MILITARES QUE DECIDIRÃO O QUE FAZER DIANTE QUANDO NÃO HOUVER ENTENDIMENTO ENTRE POVOS NOS CINCO CONTINENTES DO PLANETA E, POSSIVELMENTE TAMBÉM COM OUTRAS CRIATURAS NO UNIVERSO SIDERAL INFINITO. PORTANTO AMIGOS COMPANHEIROS NO FACEBOOK E OUTRAS REDES SOCIAIS, QUE HAJA ENTENDIMENTO COMPLETO ENTRE NÓS OS SERES HUMANOS PARA QUE PREDOMINE POR TODO O SEMPRE A PAZ, O AMOR FRATERNO E A COLOBORAÇÕES ENTRE OS POVOS DO UNIVERSO.

PODEREI NÃO CONCORDAR COM UMA SÓ PALAVRA QUE PROFERIZ. NO ENTANTO, DEFENDEREI ATÉ A MORTE O TEU DIREITO EM PRONUNCIÁ-LAS LIVREMENTE EM QUALQUER PARTE DO UNIVERSO E EM TODAS AS SUAS DIMENÇÕES. NOSSA ESPERANÇA AINDA SE DEPOSITA NO MINISTÉRIO PÚBLICO E NA JUSTIÇA SOB ADMINISTRAÇÃO DE HOMENS E MULHERES HONESTOS E CORAJOSOS. = "EM MUITAS E MUITAS OPORTUNIDADES, EU, PESSOALMENTE, SELECIONEI ALGUMAS SEMENTES E CAROÇOS DE FRUTAS SABOROSAS E NUTRITIVAS E FUI ESPALHANDO-AS POR PEQUENOS VASOS LATINHAS, DEVIDAMENTE FURADAS, E ALI PLANTEI MINHAS SEMENTES PRECIOSAS" TIVE O CUIDADO CARINHOSO DE COLOCAR TUDO EM LOCAL ADEQUADO COM UM POUCO DE LUZ SOLAR DIÁRIA, COM SOMBRA NECESSÁRIA PARA FACILITAR A GERMINAÇÃO DOS CAROÇOS E SEMENTES E, AINDA TIVE O CUIDADO DE REGAR TODOS OS VASILHAMES UM DIA SIM E UM DIA NÃO. ALGUMAS SEMENTES BROTARAM NESSE MEIO TEMPO. E JÁ ENCONTREI UM LUGAR DEFINITIVO PARA TRANSPLANTÁ-LAS. ALGUNS CAROÇOS DEMORARAM ATÉ DOIS ANOS PARA APENAS APRESENTAREM UM PEQUENO BROTO. EU, NÃO DESISTI DELES EM INSTANTE ALGUM. FORAM CENTENAS DE DIAS E HORAS DE DEDICAÇÃO COM CARINHO OBSERVANDO A TERRA QUE OS COBRIA, OFERECENDO A ÁGUA NECESSÁRIA PARA UMA BOA GERMINAÇÃO EM SEU TEMPO ADEQUADO. HOJE, TENHO UMA PEQUENA FLORESTA A SER TRANS PLANTADA. {LEMBRANÇAS}: "UM DIA QUALQUER DE UM VERÃO DE 1942, DE 1943, O APITO AGUDO ABAFADO ECOOU PELO ESCAVADO ENTRE BARRANCOS NOS MORROS E, MONTE DO FÉRTIL SERTÃO NO NOROESTE PAULISTANO, AO NASCER DO SOL DOURADO QUE DISSIPAVA A NÉVOA ÚMIDA DO ORVALHO NOTURNO. O ECO DO APITO, APÓS ATINGIR A PAISAGEM VERDEJANTE DO SERTÃO ENTRE AS CIDADES DE POMPÉIA E, DOIS CÓRREGOS, RETORNOU AOS MEUS OUVIDOS COMO UMA SINFONIA INTERMINÁVEL COMO UM SUAVE ACALENTO AOS MEUS SENTIMENTOS FAMILIARES, ENQUANTO O VENTO PROVOCADO PELA VELOCIDADE DA COMPOSIÇÃO INVADIA A JANELA ENTREABERTA AO LADO DE MINHA POLTRONA CONFORTÁVEL NA SEGUNDA CLASSE QUE, NOS PARECIA DE PRIMEIRA E AGITAVA OS MEUS CABELOS AINDA POR CORTAR." MEUS OLHOS, TEMPORARIAMENTE RESSEQUIDOS PELA BRISA, TENTAVAM CAPTURAR TODAS AS IMAGENS MARAVILHOSAS QUE, MAIS PARECIAM PINTURAS SAÍDAS DE UM QUADRO PINTADO ESPECIALMENTE PARA MIM POR DEUS. DIANTE DE NOSSOS OLHARES DESLUMBRADOS PELAS IMAGENS DO NOVO DIA QUE SURGIA COLORIDO SOMADO AOS VARIADOS SONS DO CAVALO DE AÇO MISTURADO AOS DA NATUREZA MAGNIFICA DESCORTINANDO ENTRE TOIÇAS DE ERVA CIDREIRA PLANTADAS JUNTO AS PEDRAS BRITADAS DA VIA FÉRREA E, O HORIZONTE ILUMINADO PELA LUZ DO SOL QUE ACABAVA DE EMPURRAR PARA O LESTE A ESCURIDÃO ASSUSTADORA DA NOITE QUE NOS FIZERA DORMIR ENCOLHIDOS NO ASSENTO ESTOFADO DO VAGÃO DA COMPOSIÇÃO DO EXPRESSO NOTURNO QUE RODAVA VELOZMENTE SOBRE OS TRILHOS DE AÇO PROVOCANDO O CONSTANTE E REPETIDO BATER DAS RODAS NAS EMENDAS DA VIA FÉRREA. OS IMPACTOS DE INTERVALOS DE TEMPO EXATOS PARECIAM REPETIR QUE ESTAMOS CHEGANDO, PARA SONHAR COM OS MISTÉRIOS QUE ENCONTRARÍAMOS AO FINAL DA VIAGEM, QUASE INTERMINÁVEL DESDE A TARDE PASSADA ATÉ A MADRUGADA QUE ESPOCAVA DIANTE DE NÓS. UM BOCEJO DEMORADO SAIU DE MINHA BOCA ESCANCARADA, ALIADO AO ESPREGUIÇAR ESTICADO DE MEU CORPO DOLORIDO QUE, ESTIVERA ENCOLHIDO NO BANCO ESTOFADO DO TREM QUE TRAFEGAVA SOB A LUZ DO LUAR, ACABANDO POR CONCLUIR O MEU DESPERTAR EM UMA NOVA ETAPA DESTA VIDA SURPREENDENTE QUE NOS APRESENTARIA, EM BREVE, AS TERRAS DE DOIS CÓRREGOS, ONDE MEUS PAIS SE ENCONTRARAM UM DIA PELA PRIMEIRA VEZ, DANDO INÍCIO A MINHA PRÓPRIA VIDA. O SOM MELANCÓLICO DO APITO SONORO INTERCALADO PELO BATER REPETIDO DAS RODAS DE FERRO NAS EMENDAS DOS TRILHOS DE AÇO, SE CONFUNDIU COM O RESFOLEGAR DA MÁQUINA A VAPOR QUE TRACIONAVA O CHAMADO EXPRESSO NOTURNO DA COMPANHIA PAULISTA DE ESTRADAS DE FERRO EM UMA COMPOSIÇÃO DE DOZE VAGÕES MISTOS PUXADOS POR UMA LOCOMOTIVA VALOROSA A LENHA E, A VAPOR D'ÁGUA QUE, TRACIONAVA SEM GRANDE ESFORÇO OS CARROS DOS CORREIOS; OS CARROS DORMITÓRIOS E, DA COZINHA DE BORDO CONJUGADA COM O CARRO DA SALA DE REFEIÇÕES, SEGUINDO-SE OS CARROS DE PRIMEIRA, DE SEGUNDA, E DE TERCEIRA CLASSES. NAS CURVAS MAIS LONGAS O APITO NOS DESPERTAVA POR INSTANTES E, ALERTAVA OS TRABALHADORES DOS CAMPOS E, OS FAZENDEIROS AO LONGO DA BITOLA LARGA RECÉM-INAUGURADA. ENQUANTO TODOS DORMIAM EM CONFORTÁVEIS ESTOFADOS RECLINÁVEIS DOS BANCOS DE UM AZUL PASTEL EM TONALIDADE OPACA FAZIAM-ME LEMBRAR DAS ASAS DE UM PÁSSARO LINDO, QUE É O SANHANÇO DA CAMPINA. ALI SE INICIAVA A INTENSA MOVIMENTAÇÃO DENTRO DO CARRO-TREM DA PAULISTA. A AGITAÇÃO ASSEMALHAVA-SE A UMA CORRIDA, DE QUEM IRIA DESCER NA PRÓXIMA PARADA, DA IDA AOS BANHEIROS PROVOCANDO OS CONGESTIONAMENTOS DOS CORREDORES DOS VAGÕES DA COMPOSIÇÃO DO EXPRESSO NOTURNO DA COMPANHIA PAULISTA DE ESTRADA DE FERRO QUE VINHA DO NOROESTE DE BAURÚ, E IRIA PERCORRER A LONGA DISTÂNCIA ATÉ A CIDADE DE JUNDIAÍ E, PARA TERMINAR SUA JORNADA NA ESTAÇÃO DA LUZ EM SÃO PAULO. O AGENTE DA COZINHA ANTECEDIA O A VINDA DO CHEFE DO TREM QUE FISCALIZAVA E VENDIA OS BILHETES GARANTIDORES DAS VIAGENS DOS PASSAGEIROS. OS GARÇONS VENDEDORES ANUNCIAVAM SALGADOS COMO SANDUÍCHES, COXINHAS, PRATOS FEITOS COM ARROZ, FEIJÃO E UMA MISTURA QUENTINHA COMO BIFES, FILÉS DE FRANGO OU PEIXE FRESCO E UMA SALADA DE ALFACE COM TOMATES E CEBOLAS FATIADAS. HAVIA QUEM PREFERISSE UM OVO FRITO E VIRADO DE FEIJÃO COM TORRESMO. O AR SE ENCHIA DE CHEIROS E ODORES CARACTERÍSTICOS DA CULINÁRIA DOMÉSTICA QUE TANTO CONHECÍAMOS AGUÇANDO NOSSO APETITE PARA A PRIMEIRA REFEIÇÃO. NÓS, OS FILHOS DO TANGO E DA ARACY BELIZÁRIO LAS CASAS, NOS DELICIÁVAMOS COM OS QUITUTES TRAZIDOS DE CASA E GOLES D'ÁGUA DA MORINGA DE CERÂMICA TRAZIDA EM MEIO DOS TECIDOS NO FUNDO DA MALA COM ARMAÇÃO DE MADEIRA DE LEI E DE COURO CRU ESTICADO E CURTIDO AO SOL DE VERÃO. A GRANDE MALA DE VIAGEM TINHA ATÉ UM COMPARTIMENTO SECRETO QUE ESCONDIA NOSSOS DOCUMENTOS. O POUCO DINHEIRO DA FAMÍLIA PERMANECIA ANINHADO NO BOLSO SECRETO DA CUECA SAMBA CANÇÃO DE MEU PAI. NO DESEMBARQUE, A GENTE ESTICAVA O CORPO E URINAVA NAS PEDRAS DO PÁTEO DA ESTAÇÃO PROVOCANDO A ELEVAÇÃO DE UMA ESTRANHA ESPUMA BRANCA COM O LEVE ODOR DE AMONÍACO. AÍ, A GENTE COM PASSOS TRÔPEGOS SE ARRASTAVA PELAS RUAS CALÇADAS DE PARALELEPÍPEDOS DE DOIS CÓRREGOS EM BUSCA DA CASA GRANDE AMARELA DO VOVÔ DOUTOR JOSÉ BELIZÁRIO FILHO E DA VOVÓ FRANCISCA CAMARGO BELIZÁRIO. A TÃO ESPERADA CHEGADA À CASA DA RUA PADRE DOMINGOS CIUDAD, 62, A TÃO DESEJADA E SONHADA CASA DA VOVÓ FRANCISCA, ACONTECIA COM MUITOS BEIJOS ABRAÇOS E BÊNÇÃOS. EM SEGUIDA, A DONA DEOLINDA, NEGRA DE CONFIANÇA DE MEUS AVÓS, ANUNCIAVA QUE A MESA ESTAVA POSTA. ERA MARAVILHOSO PODER SABOREAR DESDE QUEIJOS FRESCOS, MEIA CURA E DO TIPO PARMESÃO CURTIDO A SOMBRA DO CELEIRO DA FAZENDA JUNTO DA REPRESA DA USINA DA COMPANHIA PAULISTA, CERCADA PELA GRANDE E ÚLTIMA PORÇÃO DE MATA VIRGEM DA REGIÃO. A MANTEIGA DE VERDADE, POSTA EM APARELHO GRANDE DE LOUÇA ITALIANA PÃO CASEIRO TIPO ITALIANO EXALAVA SEU CHEIRO CARACTERÍSTICO E APETITOSO COM GOSTO DE QUERO MAIS. HAVIA GELEIAS E DOCES DE FRUTAS NATURAIS, MISTURADOS EM MEIO AOS SALAMES E PRESUNTO DEFUMADOS TIPO PARMA, AGUÇAVA NOSSO APETITE VOZAS EM BUSCA DA TÃO SONHADA SACIEDADE ALIMENTAR DEPOIS DE HORAS E HORAS DE UM JEJUM ABSURDO NAS MAIS DE DOZE HORAS DE VIAGEM. SE ALGUÉM PREFERISSE PODERIA ALMOÇAR, SABOREANDO UM ARROZ SOLTINHO E QUENTE COM FEIJÃO GORDO, COUVE MANTEIGA REFOGADA COM TORRESMO, ALHO E CEBOLA TAMBÉM PODERIA. AS FARINHAS COMO ACOMPANHAMENTO ERAM DE MILHO EM FLOCOS E DE MANDIOCA GROSSA TORRADINHA AO PONTO. DEPOIS, NO CAFEZINHO NA VARANDA EXTERNA DA CASA, MEU AVÔ E MEU PAI FALAVAM QUE TUDO ERA POSSÍVEL AOS QUE CONSTITUEM FAMÍLIAS SOLIDAS, QUE TRABALHAM, ESTUDAM, RESPEITAM A SOCIEDADE E SABEM DIVIDIR O PÃO DE CADA DIA COM TODOS QUE TÊM DIREITOS E PODEM VIVER EM HARMONIA. https://scontent.fgru6-1.fna.fbcdn.net/…/17457910_191139455 ="NÃO JULGUE AS RAZÕES ALHEIAS SEM CONHECER PLENAMENTE SUAS REAIS MOTIVAÇÕES PARA TANTA LOUCURA"

“CORAÇÃO ALHEIO É TERRA QUE NINGUÉM PISA”

“HISTÓRIAS DE FANTASMA, OU ALUCINAÇÕES PELA DOR DAS PERDAS EMOCIONAIS”

DEVO CONSIDERAR QUE A INESPERADA FATALIDADE DE PERDAS FINANCEIRAS, EM PARCERIA COM A PRIMEIRA PERDA DA LIBERDADE DE CONVIVER HUMANAMENTE COM OUTROS IGUAIS E, COM A NATUREZA VERDEJANTE DESDE O INSTANTE EM QUE NOS FOI OFERECIDA EXPONTANEAMENTE A LUZ DA VIDA, NOS TRANSFORMA EM LOBOS SOLITÁRIOS OU ERMITÕES DESPREZÍVEIS POR EVITARMOS O CONVÍVIO COM QUEM POSSA NOS FERIR FÍSICA OU MATERIALMENTE. MAIS A EXPLORAÇÕES DE CERTOS PARENTES E, RESPONSÁVEIS PATRONAIS, MAIS O DESENTENDIMENTO E INCOMPREENÇÕES DE MINHA AMADA FAMÍLIA ATINGIRAM-ME EM CHEIO CRIANDO CERTAS FRAGILIDADES E INSENSIBILIDADES DE CARÁTER IRREMOVÍVEIS. E TEM MAIS, NÃO SOMOS DE RECLAMAR OU LAMENTAR. O SILÊNCIO PROFUNDO FEZ AFLORAR SUSPEITAS ALIMENTADAS POR CALÚNIAS E MENTIRAS PERVERSAS DE FILHOS INSASTIFEITOS COM A SUBSTITUIÇÕES ANTERIORES DE ANTIGOS AMORES DESFEITOS. O AFASTAMENTO LENTO E PAULATINO DEU LUGAR A UM ROMPIMENTO BRUTAL CERCADO POR GROSSEIRIAS E GRAVES AMEAÇAS. ESSE ROMPIMENTO, SEM EXPLICAÇÕES RACIONAIS, DEIXOU SEQUÉLAS QUASE INTRANSPONÍVEIS QUE PODERIAM SER SUPERADAS COM O PASSAR DO TEMPO, HOUVESSE ENTENDIMENTO E, AMOR VERDADEIRO. NINGUÉM QUIS OU DESEJOU CEDER E EXCLARECER A SITUAÇÃO ESDRÚXULA POR PURO ORGULHO E AMOR PRÓPRIO FERIDO. AS LEMBRANÇAS SE PERDEM NO ESPAÇO-TEMPO INEXORÁVEL TORNANDO A DISTÂNCIA AINDA MAIOR, EMBORA A SEPARAÇÃO GEOGRÁFICA SEJA MÍNIMA. DECORRIDOS ANOS E, ANOS A FIO, RETOMAR DO PONTO DO ROMPIMENTO SERÁ QUASE IMPOSSÍVEL AGORA. TÊM GENTE QUE PERDE UM ENTE QUERIDO POR FATALIDADE DA VIDA OU POR TER CHEGADO O SEU TEMPO DE SER RECOLHIDO PARA A GLÓRIA DE DEUS. EU, NO ENTANTO, PERDI TODA UMA FAMÍLIA DE UMA SÓ VEZ PELA JUSTA NECESSIDADE DE TER COLABORADO COM TODOS ELES POR LONGOS ANOS A FIO. UM DIA, POR SER MUITA A EXPLORAÇÃO, ABSTIVE-ME DE CONTINUAR SENDO FEITO DE TROUXA, ALÉM DE BONZINHO POR DE MAIS. AGORA, APENAS TENHO POR COMPANHIA A SAUDADE E A SOLIDÃO DOS QUE SE MANIFESTAM COM A INGRATIDÃO ABSOLUTA. = SOCIEDADE E VOCÊ - PSICOLOGIA // THURSDAY, 04 DEZEMBRO DE 2008 -<HÁ UMA ESPÉCIE DE ALUCINAÇÃO QUE ESTA ATRAINDO MUITA ATENÇÃO DE PSICÓLOGOS E PSIQUIATRAS, QUE SÃO AS ALUCINAÇÕES DA DOR, OU É EXPERIÊNCIA EM VER, OUVIR, TOCAR OU SENTIR-SE PRÓXIMO A UM ENTE QUERIDO QUE FALECE OU QUE DESAPARECE INESPERADAMENTE. HÁ QUE SE AVALIAR O PRIMEIRO ROMPIMENTO COM A PERDA DOS CONTATOS HUMANOS NATURAIS, O AFASTAMENTO DO PRIMEIRO AMBIENTE COM O VERDE DAS MATAS NAS RESERVAS FLORESTAIS, DAS FONTES DE SUSTENTAÇÃO DA VIDA, COMO AS MINAS D’ÁGUA QUE, NOS OFERECERAM A MÚSICA TEMA DA NOSSA EXISTÊNCIA. OS FANTASMAS SÃO UMA REAÇÃO COMUM E NORMAL ONDE NÃO NOS DEPARAMOS COM O ETERNO CRIADOR. ALUCINAÇÕES DO LUTO É UMA REAÇÃO NORMAL À PERDA DE ALGUÉM MUITO PRÓXIMO E, É UMA PARTE COMUM DO PROCESSO DE LUTO. MESMO PORQUE, QUANDO MORRE ALGUÉM DA RAÇA HUMANA, MORRE UM POUCO DE NÓS MESMOS. MAS, É SURPREENDENTE COMO AS PESSOAS SENTEM VERGONHA DE DIZER QUE EXPERIMENTAM ALUCINAÇÕES, POR MEDO DO QUE ALGUÉM VENHA DIZER QUE AS ALUCINAÇÕES SÃO VISTAS COMO PARTE DE UMA DOENÇA MENTAL, OU USO DE DROGAS ILEGAIS. MAS NESTE CASO, NÃO SÃO INDICATIVOS DE QUALQUER UMA DESTAS POSSIBILIDADES. AS ALUCINAÇÕES PODEM OCORRER EM PESSOAS SAUDÁVEIS DURANTE PERÍODOS DE ESTRESS. APESAR DE O QUÃO COMUM SÃO ESSES TIPOS DE ALUCINAÇÕES, HÁ POUCA PESQUISA SOBRE O ASSUNTO. UM ARTIGO MUITO INTERESSANTE SOBRE AS ALUCINAÇÕES DE DOR FOI PUBLICADO POR CHARLES SLUZKI IN TRANSCULTURAL PSYCHIATRY. AS ALUCINAÇÕES SÃO SINTOMAS PSICÓTICOS, MAS ÀQUELES QUE SÃO DEVIDOS À PERDA DE UM ENTE QUERIDO, SÃO OS SINTOMAS PSICÓTICOS MAIS COMUNS EM PESSOAS SEM DOENÇAS DA MENTE. ASSIM, É COMUM, NÃO SIGNIFICA QUE A PESSOA QUE SOFRE ALUCINAÇÕES DEVAM RETOMAR A VIDA NORMAL OU PASSAR A VIVER COMO PSICÓTICO. E NÃO NOS REFERIMOS APENAS AOS INDIVÍDUOS, MAS TAMBÉM PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO. TEM AQUELE VELHO INTELECTUAL QUE OUVIRÁ HISTÓRIAS DE MULAS-SEM-CABEÇA, EM QUE APENAS A CABEÇA BRANCA DO ANIMAL LHE APARECIA SOLTANDO FOGO PELA BOCA ENQUANTO SEU CORPO TRANSLÚCIDO SE ESVAIA EM NÉVOA FANTASMAGÓRICA. POR EXEMPLO, CARLOS SLUZKI COMEÇA SEU ESTUDO, REFERINDO-SE A PERDA DE SEU GATO, QUE AINDA SENTIA-SE COM O “BICHANO”, O BOM GATINHO COM MANEIRAS E JEITO DE COELHO, MESMO QUE ELE ESTIVESSE MORTO. PARA SLUZKI PARECIA VER-LHE AS SOMBRAS NA BORDA DE SEU CAMPO VISUAL, MAS COM O GATO-COELHO DEIXANDO-O. E SUPOSTOS SONS DE ALÉM-TÚMULO E, ALÉM-MAR LHE CHEGAVA ATRAVÉS DE ONDAS CURTAS DE RÁDIO EM EMISSÕES DE UM POTENTE TRANSMISSOR DISTANTE. UM ESTUDO DAS PESSOAS DE IDADE CONSTATOU QUE 80% ADMITIRAM TER SOFRIDO ALUCINAÇÕES DE SEU PARCEIRO, QUE HAVIA MORRIDO RECENTEMENTE. ATÉ UM TERÇO DOS ENTREVISTADOS RELATARAM TER TIDO CONVERSAS DELIRANTES COM OS MORTOS. ISSO NÃO SIGNIFICA QUE ELES TENHAM SIDO LOUCOS, MAS QUE ESSAS ALUCINAÇÕES SÃO DEVIDO AO ESTRESS QUE SOFREM PELA TRISTEZA E LUTO. NA MAIORIA DAS VEZES ESSES TIPOS DE ALUCINAÇÕES SÃO VISTAS COM BONS OLHOS, FAZEM COM PRAZER DE SEREM CAPAZES DE VER OU SENTIREM-SE AMADOS NOVAMENTE, MAS EM OUTRAS VEZES NÃO. SEJA COMO FOR, AS ALUCINAÇÕES DE PUNIÇÃO ESTÃO FAZENDO VOCÊ LIDAR COM O LUTO E A TRISTEZA COM CERTA TRANQUILIDADE E PAZ. ->NOSSA OPINIÃO: DEVO CONSIDERAR QUE A INESPERADA FATALIDADE DE PERDAS FINANCEIRAS, ALIADA A EXPLORAÇÕES DE CERTOS PARENTES E IRRESPONSÁVEIS PATRONAIS, MAIS O DESENTENDIMENTO E INCOMPREENÇÕES DE MINHA AMADA FAMÍLIA ATINGIRAM-ME EM CHEIO. TÊM GENTE QUE PERDE UM ENTE QUERIDO POR FATALIDADE DA VIDA OU POR TER CHEGADO O SEU TEMPO DE SER RECOLHIDO PARA A GLÓRIA DE DEUS. EU, NO ENTANTO, PERDI TODA UMA FAMÍLIA PELA JUSTA NECESSIDADE DE TER COLABORADO POR DEVER DE OFÍCIO E PURO AMOR PATERNAL COM TODOS ELES POR LONGOS ANOS SEGUIDOS. UM DIA, POR SER MUITA A EXPLORAÇÃO, ABSTIVE-ME DE CONTINUAR SENDO FEITO DE TROUXA. AGORA, APENAS TENHO POR COMPANHIA A SAUDADE E A SOLIDÃO DOS QUE SE MANIFESTAM COM INGRATIDÃO ABSOLUTA. E TEMOS MAIS, NÓS HOMENS NÃO SÃO DE RECLAMAR OU LAMENTAR. O NOSSO SILÊNCIO PROFUNDO, FEZ AFLORAR NAS CABECINHAS COM MENTES LIMITADAS, SUSPEITAS ALIMENTADAS POR CALÚNIAS E MENTIRAS PERVERSAS DE FILHOS INSASTIFEITOS COM A SUBSTITUIÇÕES ANTERIORES DE ANTIGOS AMORES DESFEITOS. O AFASTAMENTO E O ROMPIMENTO FOI BRUTAL CERCADO POR GROSSEIRIAS E GRAVES AMEAÇAS. ESSE ROMPIMENTO, SEM EXPLICAÇÕES RACIONAIS, DEIXOU SEQUÉLAS QUASE INTRANSPONÍVEIS E, QUE PODERIAM SER SUPERADAS COM O PASSAR DO TEMPO HOUVESSE ENTENDIMENTO E AMOR VERDADEIRO. NINGUÉM QUIS OU DESEJOU CEDER E EXCLARECER A SITUAÇÃO ESDRÚXULA POR PURO ORGULHO E AMOR PRÓPRIO FERIDO. OS DIAS TRANSCORREM E, SE PERDEM NO ESPAÇO-TEMPO INEXORÁVEL TORNANDO A DISTÂNCIA AINDA MAIOR, EMBORA A SEPARAÇÃO GEOGRÁFICA SEJA MÍNIMA. DECORRIDOS ANOS E, ANOS A FIO, RETOMAR DO PONTO DO ROMPIMENTO, SERÁ QUASE IMPOSSÍVEL AGORA. “TV TUPI E OS DIÁRIOS E EMISSORAS ASSOCIADOS NO BRASIL, A MAIOR REDE INFORMATIVA DA AMÉRICA LATINA” SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, QUE DUROU DE 1939 A 1945, INTERROMPEU AS EXPERIÊNCIAS COM A TELEVISÃO NO BRASIL, QUE SOMENTE FORAM RETOMADAS EM 29 DE SETEMBRO DE 1948, SOB A DIREÇÃO DE ALCEU FONSECA. ATRAVÉS DA RÁDIO INDUSTRIAL DE JUIZ DE FORA, FORAM TRANSMITIDOS PROGRAMAS, INCLUSIVE O CONGRESSO EUCARÍSTICO, OS FESTEJOS DO CENTENÁRIO DA CIDADE E O JOGO DE FUTEBOL ENTRE O CLUBE TUPI DA CIDADE E O BANGU DO RIO DE JANEIRO. NO RIO DE JANEIRO, O DIRETOR DA RÁDIO NACIONAL VICTOR COSTA, NO FINAL DA DÉCADA DE 1940, FEZ UMA EXPERIÊNCIA COM A TELEVISÃO, EM CIRCUITO FECHADO, NOS ESTÚDIOS DA PRE-8, LOCALIZADO NO ALTO DO EDIFÍCIO DO JORNAL A NOITE, O MAIS ALTO DA ENTÃO CAPITAL FEDERAL. ASSIS CHATEAUBRIAND, COMO HOMEM DE IMPRENSA, RESOLVEU NO INÍCIO DE 1949 TER TAMBÉM A SUA EMISSORA DE TELEVISÃO, APESAR DE SABER QUE AS EMISSORAS NORTE-AMERICANAS ESTAVAM NO VERMELHO DESDE SUA CRIAÇÃO, NO PÓS-GUERRA. SOMENTE EM 1951 O SEGMENTO COMEÇOU A APRESENTAR RESULTADOS FINANCEIROS SATISFATÓRIOS. O PAI DA TELEVISÃO BRASILEIRA: FRANCISCO DE ASSIS CHATEAUBRIAND BANDEIRA DE MELLO, CHAMADO DE (VELHO) CAPITÃO OU CHATÔ, NASCEU NA CIDADE DE UMBUZEIRO, ESTADO DA PARAÍBA, EM 4 DE OUTUBRO DE 1892, DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS. ESTUDOU NO GINÁSIO PERNAMBUCANO, EM RECIFE. COM APENAS 15 ANOS, ENTROU PARA A FACULDADE DE DIREITO DA CAPITAL DO ESTADO, DA QUAL VIRIA A SE TORNAR PROFESSOR DE FILOSOFIA DO DIREITO E DIREITO ROMANO, APÓS CONQUISTAR O PRIMEIRO LUGAR EM CONCURSO SELETIVO, EM 1915, SENDO NOMEADO PARA O CARGO PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA VENCESLAU BRÁS. AINDA EM RECIFE, INICIOU SUA CARREIRA JORNALÍSTICA, ESCREVENDO PARA O JORNAL DO RECIFE, QUE PUBLICOU SEU PRIMEIRO ARTIGO EM 1910, COLABOROU TAMBÉM NO JORNAL PEQUENO E NAS COLUNAS DO DIÁRIO DE PERNAMBUCO, CHEGANDO A REDATOR-CHEFE DESSE ÓRGÃO DE IMPRENSA, O MAIS ANTIGO DA AMERICA LATINA. NO ANO DE 1917, TRANSFERIU-SE PARA O RIO DE JANEIRO E PASSOU A ESCREVER PARA A ÉPOCA, O JORNAL DO COMÉRCIO E O CORREIO DA MANHÃ. EM 1924, ASSUMIU A DIREÇÃO DE O JORNAL, EMBRIÃO DA MAIOR CADEIA DE EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO DO BRASIL, OS DIÁRIOS E EMISSORAS ASSOCIADOS, QUE CRIOU E DIRIGIU. A EMPRESA CHEGOU A POSSUIR 34 JORNAIS; 36 EMISSORAS DE RÁDIO; 18 ESTAÇÕES DE TELEVISÃO; UMA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS; UMA REVISTA SEMANAL, A FAMOSA O CRUZEIRO; A MENSAL A CIGARRA, VOLTADA AO PÚBLICO FEMININO; VÁRIAS REVISTAS INFANTIS E UMA EDITORA. ENGAJADO NO MOVIMENTO POLÍTICO, CHATEAUBRIAND APOIOU A ALIANÇA LIBERAL NA CAMPANHA QUE TEVE POR DESFECHO A VITÓRIA DA REVOLUÇÃO DE OUTUBRO DE 1930, QUE CONDUZIU GETÚLIO VARGAS AO PODER. EM 1932, PARTICIPOU DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA, DANDO SEU APOIO À CAUSA PAULISTA, QUE RESULTOU NA TENTATIVA FRUSTRADA DO GOVERNO EM MANDÁ-LO PARA O EXÍLIO NO JAPÃO. ELE PERMANECEU NO BRASIL E FIXOU RESIDÊNCIA NA CIDADE DE SÃO PAULO. NO ANO DE 1935, COM A PRESENÇA DO FAMOSO INVENTOR ITALIANO GUGLIELMO MARCONI, ESPECIALMENTE CONVIDADO, INAUGUROU A SUA PRIMEIRA EMISSORA DE RÁDIO, A PRG-3, RÁDIO TUPI, NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. PROGRESSISTA, PROMOVEU EM 1941 A CAMPANHA NACIONAL DE AVIAÇÃO, COM O SLOGAN "DÊEM ASAS AO BRASIL", E FUNDOU MAIS DE 400 CENTROS DE PUERICULTURA NO PAÍS. EM 1945, RECEBEU O IMPORTANTE PRÊMIO DE JORNALISMO MARIA MOORS CABOT, COM OS JORNALISTAS LUIS TEÓFILO NUÑEZ, DA VENEZUELA, E TOM WALLACE, DOS ESTADOS UNIDOS, CONCEDIDO PELA COLUMBIA UNIVERSITY, DE NOVA YORK. GRANDE INCENTIVADOR DA CULTURA CRIOU, EM 1947, O MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO - MASP, UM DOS MAIS IMPORTANTES DO MUNDO, QUE LEVA SEU NOME E SE LOCALIZA NA AVENIDA PAULISTA. O PRÉDIO QUE ABRIGA O MUSEU FOI CONCEBIDO ESPECIALMENTE PELA ARQUITETA LINA BO BARDI E INAUGURADO EM NOVEMBRO DE 1968, COM A PRESENÇA DA RAINHA ELIZABETH II DA INGLATERRA, QUANDO DE SUA VISITA OFICIAL AO BRASIL. HOJE É UM DOS CARTÕES POSTAIS DA CIDADE E DE VALOR INESTIMÁVEL PARA O PAÍS PELO SEU ACERVO DE 8 MIL PEÇAS, INTEGRADO POR OBRAS DE ARTISTAS DE RENOME COMO RENOIR, MONET, MANET, CÉZANNE, TOULOUSE-LAUTREC, VAN GOGH, GAUGUIN, MODIGLIANI, EL GRECO, GOYA, VELÁZQUEZ, REMBRANDT, CALDER, TORRES GARCIA, DIEGO RIVERA, SIQUEIROS E OS BRASILEIROS ALMEIDA JUNIOR, CÂNDIDO PORTINARI, ANITA MALFATTI, VICTOR BRECHERET E FLÁVIO DE CARVALHO. E UMA COLEÇÃO COMPLETA DE 73 ESCULTURAS DO FAMOSO ARTISTA FRANCÊS EDGAR DEGAS, ALÉM DE TRÊS PINTURAS DE SUA AUTORIA. NO ANO DE 1950, CHATEAUBRIAND FUNDOU A PRIMEIRA EMISSORA DE TELEVISÃO DA AMÉRICA DO SUL, EM SÃO PAULO. EM 1952, FOI ELEITO SENADOR PELO ESTADO DA PARAÍBA E, POSTERIORMENTE, NO ANO DE 1955, PELO ESTADO DO MARANHÃO, TENDO RENUNCIADO A ESTE MANDATO DOIS ANOS DEPOIS, PARA ASSUMIR A EMBAIXADA DO BRASIL NO REINO UNIDO, A CONVITE DO PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK. NO ANO DE 1954, FOI ELEITO PARA A ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, NA CADEIRA DEIXADA POR GETÚLIO VARGAS, ASSUMINDO A VAGA NO ANO SEGUINTE. CONHECIDO COMO "VELHO CAPITÃO", FOI VITIMADO, EM 1960, POR UMA TROMBOSE QUE O DEIXOU TETRAPLÉGICO, MAS LHE PRESERVOU A CONSCIÊNCIA. APÓS VÁRIOS TRATAMENTOS E MUITA FISIOTERAPIA, VOLTOU A ESCREVER SEUS ARTIGOS QUE ERAM PUBLICADOS EM SEUS JORNAIS QUASE QUE DIARIAMENTE, GRAÇAS A UM MECANISMO PRÓPRIO NA MÁQUINA DE DATILOGRAFIA, ESPECIALMENTE ADAPTADA. EM SUA LONGA CARREIRA JORNALÍSTICA, FORAM CERCA DE 11.870 ARTIGOS. ASSIS CHATEAUBRIAND FALECEU EM 4 DE ABRIL DE 1968, NA CIDADE DE SÃO PAULO. PATROCÍNIO: O SURGIMENTO DA TELEVISÃO BRASILEIRA TEVE A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DO MOINHO SANTISTA, SUL-AMÉRICA DE SEGUROS, CERVEJARIA ANTARCTICA PAULISTA E LAMINAÇÃO NACIONAL DE METAIS, EMPRESAS QUE ENTRARAM COM O CAPITAL NECESSÁRIO PARA O EMPREENDIMENTO, PAGANDO ADIANTADO POR UM ANO DE PUBLICIDADE À CADEIA DOS ASSOCIADOS. CHATEAUBRIAND FOI PARA OS ESTADOS UNIDOS VERIFICAR A POSSIBILIDADE DA INSTALAÇÃO NO BRASIL DESSE MEIO DE COMUNICAÇÃO E A AQUISIÇÃO DE TODA A APARELHAGEM NECESSÁRIA, ORÇADA NA ASTRONÔMICA CIFRA DE 5 MILHÕES DE DÓLARES, OU 16 MILHÕES DE CRUZEIROS NA ÉPOCA. A IDÉIA INICIAL ERA QUE A PRIMEIRA EMISSORA FOSSE MONTADA NO RIO DE JANEIRO, ENTÃO CAPITAL DO PAÍS, PARA A COBERTURA DA COPA DO MUNDO DE 1950, QUE SERIA REALIZADA NO BRASIL E EM OUTRAS CINCO CIDADES, ENTRE 24 DE JUNHO E 16 DE JULHO DAQUELE ANO, COM JOGO DE ABERTURA E DA FINAL NO ESTÁDIO DO MARACANÃ, ESPECIALMENTE CONSTRUÍDO PARA O CERTAME, QUE CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE 13 PAÍSES. A EMPRESA CONTRATADA INICIALMENTE PARA MONTAR TODO O EQUIPAMENTO DE TRANSMISSÃO FOI A NORTE-AMERICANA GENERAL ELECTRIC, MAS ESTA ENCONTROU OBSTÁCULOS PARA CONCRETIZAR A ATIVIDADE NO PRAZO ESTIPULADO EM CONTRATO COM OS DIÁRIOS ASSOCIADOS. A PRIMEIRA DIFICULDADE FOI A NEGATIVA DA IGREJA CATÓLICA PARA PERMITIR O USO DO MORRO DO CORCOVADO, ONDE LOCALIZA-SE O CRISTO REDENTOR, PARA A INSTALAÇÃO DA TORRE DE TRANSMISSÃO DA TELEVISÃO TUPI. ERA O PONTO MAIS APROPRIADO PELA ALTITUDE, DE MAIS DE 700 METROS, DO QUAL TODOS OS PONTOS DO RIO DE JANEIRO RECEBERIAM IMAGENS COM NITIDEZ E QUALIDADE. OS ENGENHEIROS FORAM OBRIGADOS A PROCURAR UM OUTRO LOCAL QUE TIVESSE CONDIÇÕES DE RECEBER A TORRE E OS EQUIPAMENTOS DE TRANSMISSÃO. FOI ENTÃO ESCOLHIDO OUTRO CARTÃO POSTAL DA CIDADE MARAVILHOSA, O MORRO DO PÃO DE AÇÚCAR. NÃO FORAM POUCOS OS PROBLEMAS SURGIDOS PARA A REALIZAÇÃO DE TODO O TRABALHO, PRINCIPALMENTE PARA LEVAR ATÉ O LOCAL TODO O MATERIAL DE ALVENARIA DESTINADO À CONSTRUÇÃO DO PRÉDIO QUE ABRIGARIA O TRANSMISSOR E A TORRE. FERRO, AREIA, CIMENTO, PÁS, MADEIRA E TAMBÉM OS OPERÁRIOS SÓ TINHAM UM MEIO DE TRANSPORTE ATÉ O TOPO DO MORRO, O BONDINHO. O PRIMEIRO TRECHO IA DA PRAIA VERMELHA ATÉ O MORRO DA URCA, E O SEGUNDO IA DA URCA AO PÃO DE AÇÚCAR. AO FINAL, VERIFICOU-SE COM OS DIVERSOS PERCALÇOS SURGIDOS, QUE NÃO HAVERIA TEMPO DE COLOCAR NO AR A EMISSORA CARIOCA. DECIDIU-SE ENTÃO PELA INSTALAÇÃO EM SÃO PAULO, CABENDO A MISSÃO PARA A RCA, QUE HAVIA VENDIDO OS EQUIPAMENTOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA EMISSORA PAULISTA. O LOCAL ESCOLHIDO PARA A COLOCAÇÃO DA PRIMEIRA TORRE DE TRANSMISSÃO FOI ACERTADO, SEM PROBLEMAS, COM O GOVERNO DO ESTADO, SENDO AUTORIZADA A UTILIZAÇÃO DO PRÉDIO ALTINO ARANTES, SEDE DO BANCO DO ESTADO DE SÃO PAULO, ENTÃO O MAIS ALTO EDIFÍCIO DA CAPITAL PAULISTA. OS ESTÚDIOS FICARIAM NO BAIRRO DO SUMARÉ, TAMBÉM LOCALIZADO EM UMA TOPOGRAFIA QUE ABRANGIA TODA A CIDADE DE SÃO PAULO, E ONDE JÁ EXISTIA A CHAMADA CIDADE DO RÁDIO, SEDE DAS RÁDIOS ASSOCIADAS DIFUSORA E TUPI, QUE CEDERIAM SEUS ARTISTAS E TÉCNICOS PARA O NOVO MEIO DE COMUNICAÇÃO. EM MEADOS DE 1950, CHEGOU DOS ESTADOS UNIDOS, A BORDO DE UM NAVIO MOORE MCCORMACK LINES, O EQUIPAMENTO ADQUIRIDO DA RCA PARA A TV ASSOCIADA DE SÃO PAULO, ACOMPANHADO PELO ENGENHEIRO AMERICANO RESPONSÁVEL, DESTACADO PELA DIREÇÃO DA RCA, WALTHER OBERMULLER, QUE ERA TAMBÉM DIRETOR DA NBC-TV DE NOVA YORK. ELE ORIENTOU A EQUIPE DE TÉCNICOS BRASILEIROS, CHEFIADA POR JORGE EDO E MARIO ALDERIGHI. ASSIS CHATEAUBRIAND, ACOMPANHADO POR VÁRIOS ARTISTAS CONTRATADOS POR SUAS EMISSORAS DE RÁDIO, ENTRE ELES HEBE CAMARGO, FOI PESSOALMENTE AO PORTO DE SANTOS RECEBER A VALIOSA CARGA. DURANTE OS TRABALHOS DE MONTAGEM DOS EQUIPAMENTOS DA RCA, O ENGENHEIRO WALTHER OBERMULLER PERGUNTOU A ALDERIGHI E AO DIRETOR ARTÍSTICO DA EMISSORA DERMEVAL COSTA LIMA QUANTOS APARELHOS DE TELEVISÃO EXISTIAM EM SÃO PAULO. A RESPOSTA DEIXOU O TÉCNICO AMERICANO PASMO: NENHUM. O PRÓPRIO OBERMULLER FOI CONVERSAR COM CHATEAUBRIAND SOBRE O PROBLEMA, QUE RESPONDEU: "NÃO ESQUENTE A CABEÇA, QUE TUDO NO BRASIL DA-SE UM JEITO". A PRINCÍPIO, O JORNALISTA RESOLVEU IMPORTAR 200 TELEVISORES, MAS AO DESCOBRIR QUE A BUROCRACIA A SER CUMPRIDA ATRASARIA A ENTREGA, NÃO TEVE DÚVIDAS: RESOLVEU CONTRABANDEÁ-LOS. O PRIMEIRO TELEVISOR DO BRASIL FOI ENTREGUE DE PRESENTE AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, GENERAL GASPAR DUTRA, NO RIO DE JANEIRO, APESAR DA CAPITAL DO PAÍS NÃO TER EMISSORA DE TELEVISÃO NA ÉPOCA. METADE DA CARGA, CHATEAUBRIAND DEU AOS SEUS AMIGOS E A OUTRA METADE FOI VENDIDA PELAS LOJAS CÁSSIO MUNIZ. QUANDO DA INAUGURAÇÃO DA TELEVISÃO EM SÃO PAULO, APENAS CINCO FAMÍLIAS PAULISTANAS POSSUÍAM APARELHOS DE TELEVISÃO EM CASA. EM JULHO DE 1950, FOI REALIZADA A INAUGURAÇÃO FORMAL DO MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO, NA RUA SETE DE ABRIL, 230, SEDE DOS DIÁRIOS E EMISSORAS ASSOCIADOS, NA CAPITAL PAULISTA, QUE CONTOU COM A PRESENÇA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA GENERAL EURICO GASPAR DUTRA, AUTORIDADES, ARTISTAS DE RÁDIO, POLÍTICOS E O CONVIDADO ESPECIAL, O PRESIDENTE DO MUSEU DE ARTE MODERNA DE NOVA YORK, O MILIONÁRIO NELSON ROCKEFELLER. AO TÉRMINO DOS DISCURSOS, O FREI FRANCISCANO JOSÉ DE GUADALUPE MOJICA, ANTIGO ASTRO DE HOLLYWOOD, ESPECIALMENTE CONTRATADO PARA O EVENTO, CANTOU O BOLERO BESAME. CHATEAUBRIAND EXIGIU QUE TODA A CERIMÔNIA FOSSE TRANSMITIDA PELA TELEVISÃO, O QUE FOI FEITO EM CIRCUITO FECHADO, COM A COLOCAÇÃO DE UM APARELHO DE TELEVISÃO NO SAGUÃO DO EDIFÍCIO E OUTRO AO AR LIVRE, NA ESQUINA DAS RUAS SETE DE ABRIL E BRÁULIO GOMES. NA TARDE DO DIA 18 DE SETEMBRO DE 1950, MARCADA PARA AS 17H, MAS INICIADA COM MEIA HORA DE ATRASO, NO EDIFÍCIO SEDE DOS DIÁRIOS E EMISSORAS ASSOCIADOS, LOCALIZADO NA RUA SETE DE ABRIL, BISPO AUXILIAR DE SÃO PAULO DOM PAULO ROLIM LOUREIRO PROMOVEU UMA CERIMÔNIA DE BÊNÇÃO E BATISMO DAS CÂMERAS E DOS ESTÚDIOS, TRANSMITIDA PELA TELEVISÃO, COM A PRESENÇA DE INÚMEROS CONVIDADOS, ENTRE ELES O CANDIDATO AO GOVERNO PAULISTA, PROFESSOR LUCAS NOGUEIRA GARCEZ, ELEITO EM 3 DE OUTUBRO SEGUINTE. O FUNDADOR CHATEAUBRIAND LEU UM DISCURSO ENALTECENDO A NOVO MEIO COMUNICAÇÃO E A MADRINHA DA CERIMÔNIA, A POETISA ROSALINA COELHO LISBOA LARRAGOITI LEU UMA ORAÇÃO QUE COMEÇAVA: "A TELEVISÃO, ESSA CRIANÇA DESCONHECIDA ENTRE NÓS, NO CASO A CRIANÇA TINHA UM PAI... ASSIS CHATEAUBRIAND." APÓS O EVENTO, TODO EQUIPAMENTO DA TELEVISÃO FOI TRANSPORTADO DA SEDE DOS ASSOCIADOS, NO CENTRO DA CIDADE DE SÃO PAULO, NA RUA SETE DE ABRIL, 230 PARA O ESTÚDIO NO SUMARÉ, ADAPTADO AO LADO DO PRÉDIO DAS RÁDIOS ASSOCIADAS, TUPI, A PRG-2, E DIFUSORA DE SÃO PAULO, PRF-3, QUE RECEBERIA A CONCESSÃO DA EMISSORA DE TELEVISÃO, OUTORGADA SEIS MESES DEPOIS, ATRAVÉS DO DECRETO 27.332, DE 7 DE MARÇO DE 1951, PELO PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS E O MINISTRO DA VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS ÁLVARO DE SOUZA LIMA. MAS A CO-IRMÃ TUPI É QUE ACABOU DANDO O NOME À EMISSORA DE TV. “TV TUPI: A PIONEIRA!” DEZOITO DE SETEMBRO DE 1950. INAUGURADA A PRF-3 TV TUPI DE SÃO PAULO, PRIMEIRA EMISSORA DE TELEVISÃO DO BRASIL E DA AMÉRICA LATINA. INICIATIVA DO JORNALISTA PARAIBANO FRANCISCO DE ASSIS CHATEAUBRIAND BANDEIRA DE MELO (CHATÔ). DEPOIS DE POUCOS MESES DE TREINAMENTO, ALGUNS RADIALISTAS ESCOLHIDOS POR CHATÔ LANÇARAM-SE À AVENTURA DE FAZER TV. OS ESTÚDIOS ERAM PEQUENOS, O EQUIPAMENTO PRECÁRIO, MAS O NASCIMENTO DA TV TUPI FOI SOLENE. ASSIS CHATEAUBRIAND PRESIDIU A CERINÔMIA QUE CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE UM FREI CANTOR MEXICANO. JOSÉ MOJICA, QUE ENTOOU "A CANÇÃO DA TV", HINO COMPOSTO ESPECIALMENTE PARA A OCASIÃO. UM BALÉ DE LIA MARQUES E DECLAMAÇÃO DA POETISA ROSALINA COELHO LISBOA, NOMEADA MADRINHA DO "MODERNO EQUIPAMENTO" FIZERAM PARTE DO SHOW. A JOVEM ATRIZ YARA LINS FOI CONVOCADA ESPECIALMENTE PARA DIZER O PREFIXO DA EMISSORA — PRF-3 — E O DE UMA SÉRIE DE RÁDIOS QUE TRANSMITIAM EM CADEIA O ACONTECIMENTO. ENTRE ELAS AS RÁDIOS DAS EMISSORAS ASSOCIADAS EM SÃO PAULO, COMO A CULTURA AM; A DIFUSORA AM E A RÁDIO TUPI AM EM 1.040 KLOTZ. A SEGUIR ENTROU A PROGRAMAÇÃO NA TELA DOS CINCO APARELHOS INSTALADOS NO SAGUÃO DO PRÉDIO DOS DIÁRIOS ASSOCIADOS NA RUA SETE DE ABRIL, 230 NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DE SÃO PAULO. HÁ MUITAS HISTÓRIAS A RESPEITO DESSE DIA. UMA DELAS É QUE, EMPOLGADO, CHATEAUBRIAND TERIA QUEBRADO UMA GARRAFA DE CHAMPANHE NUMA DAS DUAS CÂMERAS RCA, FAZENDO COM QUE A TV NO BRASIL ENTRASSE EM CENA COM APENAS 50% DE SUA CAPACIDADE, ISTO É: COM APENAS UMA CÂMERA. OUTRA É QUE, ACABADA A INAUGURAÇÃO, A EQUIPE SE DEU CONTA DE QUE NÃO HAVIA O QUE COLOCAR NO AR NO DIA SEGUINTE, POIS NINGUÉM HAVIA PENSADO NISSO. O AUTOR DE NOVELAS CASSIANO GABUS MENDES QUE, AOS 23 ANOS, ASSUMIU A DIREÇÃO ARTÍSTICA DA TUPI, NÃO PODIA OUVIR ESSAS HISTÓRIAS, DESMENTIA QUANTAS VEZES FOSSE PRECISO. "É TUDO INVENÇÃO DO LIMA DUARTE. COMO ELE É MUITO ENGRAÇADO, AS PESSOAS ACABAM SE CONVENCENDO." DIZIA ELE POUCO ANTES DE MORRER, EM 1994. "CHATEAUBRIAND ERA UM HOMEM ESCLARECIDO, NÃO IA DANIFICAR EQUIPAMENTO E TÍNHAMOS PROGRAMAÇÃO PARA AS TRÊS SEMANAS SEGUINTES". ACOSTUMADOS À IMPROVISAÇÃO E RAPIDEZ DO RÁDIO, OS PIONEIROS NÃO TIVERAM PROBLEMAS EM SE ADAPTAR AO MODERNO VEÍCULO E APRENDERAM MUITO: ATOR VIRAVA SONOPLASTA, AUTOR DIRIGIA, DIRETOR ENTRAVA EM CENA. A TV TUPI DOS PRIMEIROS ANOS ERA UMA VERDADEIRA ESCOLA. AOS POUCOS, OS PROGRAMAS GANHARAM FORMA: O PRIMEIRO TELEJORNAL... A PRIMEIRA NOVELA. O PROGRAMA "TV DE VANGUARDA" REVELOU A PRIMEIRA GERAÇÃO DE ATORES, ATRIZES E DIRETORES. FORAM APRESENTADAS PEÇAS COMO HAMLET, DE SHAKESPEARE, E CRIME E CASTIGO, DE DOSTOIEVSKY. ALGUNS PROGRAMAS DOS PRIMEIROS TEMPOS DA TV TUPI TORNARAM-SE CAMPEÕES DE AUDIÊNCIA E PERMANÊNCIA NO AR: ALÔ DOÇURA, SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO, O CÉU É O LIMITE, CLUBE DOS ARTISTAS (QUE EXISTIU DE 1952 A 1980) E O FAMOSO TELEJORNAL "O REPÓRTER ESSO" (QUE FICOU 18 ANOS NO AR). TELENOVELA FOI INVENÇÃO DA TUPI, QUE AS EXIBIA EM CAPÍTULOS SEMANAIS E ERA CAPAZ DE OUSADIAS COMO MOSTRAR BEIJO NA BOCA. FOI EM 1951, NA NOVELA TUA VIDA ME PERTENCE, QUE VIDA ALVES DEIXOU-SE BEIJAR PELO GALÃ WALTER FORSTER. NO JORNALISMO A EMISSORA REPETIU NA TELA O SUCESSO DO REPÓRTER ESSO, QUE MARCOU ÉPOCA NO RÁDIO BRASILEIRO A PARTIR DE 1941. OS LOCUTORES HERON DOMINGUES E GONTIJO TEODORO ENTRAVAM NO AR COM AS ÚLTIMAS NOTICIAM NACIONAIS E INTERNACIONAIS AO SOM DE UM DOS MAIS FAMOSOS PREFIXOS MUSICAIS DA HISTÓRIA DO RÁDIO E TELEVISÃO BRASILEIROS. SE DURANTE A PRIMEIRA DÉCADA DE SUA EXISTÊNCIA A TUPI FOI LÍDER ABSOLUTA, NOS ANOS 60 AS EMISSORAS CONCORRENTES APRIMORARAM SUA PROGRAMAÇÃO PARA LUTAR PELA AUDIÊNCIA. EM 1968, A NOVELA "BETO ROCKFELLER", DE BRÁULIO PEDROSO, REVOLUCIONA A LINGUAGEM DA TELEVISÃO. A PARTIR DA FIGURA DE UM ANTI-HERÓI, SURGE UM NOVO ESTILO DE INTERPRETAÇÃO, MAIS NATURAL. A TV TUPI REVELA MAIS UMA GERAÇÃO DE TALENTOS. A MORTE DE ASSIS CHATEAUBRIAND, EM 1968, MARCA O INÍCIO DE UMA CRISE LONGA E SEM SOLUÇÃO. ABALADA POR PROBLEMAS FINANCEIROS, MAL ADMINISTRADOS, SEM INVESTIMENTOS, A TV TUPI PERDE QUALIDADE E AUDIÊNCIA. AS EMISSORAS CONCORRENTES VÃO OCUPANDO OS ESPAÇOS VAZIOS DEIXADOS PELA PIONEIRA. ANO APÓS ANO, A CRISE SE APROFUNDA. NO FIM DOS ANOS 70 A SITUAÇÃO É INCONTROLÁVEL. OS SALÁRIOS ESTÃO ATRASADOS. HÁ DÍVIDAS ASTRONÔMICAS JUNTO À PREVIDÊNCIA SOCIAL. PROLIFERAM ESCÂNDALOS FINANCEIROS. EM AGOSTO DE 1977, ÉRAMOS SEIS. CINDERELA 77 E UM SOL MAIOR REGISTRAVAM OS MAIS BAIXOS ÍNDICES DE AUDIÊNCIA DA HISTÓRIA DA TUPI. ALÉM DA AUDIÊNCIA, A PUBLICIDADE TAMBÉM ESCAPOLIA PARA AS CONCORRENTES, O CAIXA SE ESVAZIAVA, OS SALÁRIOS DEIXAVAM DE SER PAGOS E A GREVE ERA QUESTÃO DE TEMPO. EM OUTUBRO DE 1977, COM TRÊS MESES DE SALÁRIOS ATRASADOS, OS FUNCIONÁRIOS INICIARAM A PRIMEIRA GREVE, INTERROMPIDA COM O PAGAMENTO PARCELADO DOS DÉBITOS. OS CONSTANTES ATRASOS DOS SALÁRIOS MANTINHAM O CLIMA TENSO NA TUPI. AS PERSPECTIVAS DE PAGAMENTO DOS ATRASADOS ERAM CADA VEZ MAIS REMOTAS E AS EXPLICAÇÕES DADAS AOS FUNCIONÁRIOS, CADA VEZ MAIS INCONSISTENTES. PARA PIORAR AINDA MAIS A SITUAÇÃO, EM OUTUBRO DE 1978 UM INCÊNDIO NO PRÉDIO DA EMISSORA, EM SÃO PAULO, TIROU A TUPI DO AR POR ALGUNS MINUTOS. NO ANO SEGUINTE, O ELENCO DE O ESPANTALHO, DE IVANI RIBEIRO, PROCESSOU A EMISSORA POR VIOLAÇÃO DOS DIREITOS AUTORAIS. ENTRE 79 E 80, NOVA GREVE. A CRISE CHEGOU A BRASÍLIA. O ENTÃO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO FIGUEIREDO, DISPÔS-SE A RECEBER UMA COMISSÃO DE DIRIGENTES DOS SINDICATOS ENVOLVIDOS. MUITO SE DISCUTIA POUCO SE FAZIA. A GREVE PERSISTIU ATÉ O INÍCIO DE FEVEREIRO, QUANDO A EMISSORA FECHOU SEU DEPARTAMENTO DE TELETEATRO E DISPENSOU 250 FUNCIONÁRIOS. FORAM INTERROMPIDAS AS NOVELAS "DRÁCULA" E "COMO SALVAR MEU CASAMENTO", DRAMA ESTRELADO POR NICETE BRUNO E ADRIANO REIS. DEZESSETE DE JULHO DE 1980. POUCO ANTES DE COMPLETAR 30 ANOS NO AR, A TV TUPI TEM SUA CONCESSÃO CASSADA PELO GOVERNO FEDERAL IMPLANTADO PELO GOLPE MILITAR DE 31 DE ABRIL DE 1.964. MINUTOS ANTES DO MEIO-DIA DE 18 DE JULHO DE 1980, TRÊS ENGENHEIROS DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES (DENTEL) SUBIRAM AO DÉCIMO ANDAR DO EDIFÍCIO-SEDE DA TV TUPI DE SÃO PAULO, NA AVENIDA PROFESSOR ALFONSO BOVERO, 52 NO BAIRRO DO SUMARÉ, E LACRARAM O TRANSMISSOR DA EMISSORA. SAÍAM TAMBÉM DO AR A TV TUPI DO RIO, A TV ITACOLOMI, DE BELO HORIZONTE, A TV MARAJOARA DE BELÉM. A TV PIRATINI DE PORTO ALEGRE, A TV CEARÁ DE FORTALEZA, E A TV RÁDIO CLUBE DE RECIFE. UM DELEGADO DA POLÍCIA FEDERAL E MAIS QUATRO AGENTES DAVAM PROTEÇÃO AOS ENGENHEIROS. ERA O FIM DA TV TUPI. A EMISSORA SAÍA DO AR EXATAMENTE 29 ANOS E DEZ MESES DEPOIS DE SUA INAUGURAÇÃO. O GOVERNO MILITAR PREFERIU A CASSAÇÃO A ENTREGAR O CANAL A UMA COOPERATIVA DE FUNCIONÁRIOS, POSSIVELMENTE ACREDITAVAM OS MILITARES, PARA NÃO INCENTIVAR O SINDICALISMO. PERMANECE, ENTRETANTO, UM ACERVO DE DUZENTOS MIL ROLOS DE FILMES, 6.100 FITAS DE VIDEOTAPE E TEXTOS DE TELEJORNAIS QUE CONTAM 30 ANOS DE MUITAS HISTÓRIAS DO BRASIL E DO MUNDO.->NOSSA OPINIÃO: A TV TUPI FOI A PIONEIRA EM TRANSMITIR EDUCAÇÃO CULTURAL COM EVENTOS IMPORTANTES; TELE TEATRO; TV DE VANGUARDA; TELE JORNAIS; DEBATES POLÍTICOS E QUESTÕES JURÍDICAS, ALÉM DE HISTÓRIAS SOBRE A EVOLUÇÃO DA CIVILIZAÇÃO HUMANA E RELIGIOSA NO PLANETA TERRA.

O RÁDIO JORNALISMO DOS DIÁRIOS E EMISSORAS ASSOCIADOS FOI INTENSIFICADO A PARTIR DE SÃO PAULO, NA RÁDIO TUPI AM 1.040 COM O GRANDE JORNAL FALADO TUPI; MATUTINO TUPI; REPÓRTER ESSO E A REVISTA INFORMATIVA IMPACTO, SOB DIREÇÃO DE CORIFEU DE AZEVEDO MARQUES. NA RÁDIO DIFUSORA AM 890 QUILOHERTZ, CORIFEU DE AZEVEDO MARQUES INOVOU COM EDIÇÕES EXTRAORDINÁRIAS HÁ QUALQUER TEMPO COM DOIS REPÓRTERES: CARLOS SPERA E JOSÉ CARLOS DE MORAES (TICO-TICO).

AGRADECIMENTOS AO "FACEBOOK"!

É ÓBVIO QUE NÃO ME CALAREI SOBRE AS BOAS ATITUDES QUE NOS BENEFICIARAM NESTA VIDA PÚBLICA NO RÁDIO, TELEVISÃO, JORNAIS E ATÉ POR BREVE PERÍODO NA ALERG. PORÉM, NADA ME FARÁ CALAR DIANTE DE OPRESSÕES E INJUSTIÇAS QUE NOS ATINGIRAM AO LONGO DESTES CINQUENTA E QUATRO ANOS POR TRÁS DOS MICROFONES. OS BASTIDORES DO RÁDIO ESTÃO ESCANCARADOS EM "RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS". DESEJO AGRADECER AO "FACEBOOK" QUE ME POSSIBILITA REGISTRAR PARA A POSTERIDADE A VERDADE VIVIDA POR MIM, APESAR DE EU PRETENDER PUBLICAR EM BREVE ESTE MEU RELATO COMPLETO DE UMA VIDA POR INTEIRO. MINHA LÍNGUA É UMA NAVALHA AFIADÍSSIMA E CORTA PROFUNDAMENTE NA MINHA PRÓPRIA CARNE COM A FORÇA VIOLENTA DE UM GOLPE DE FACÃO DE CORTAR LENHA PARA QUEIMAR, MESMO SECA E MOLHADA. NÃO ADIANTARÁ ESSAS RIDÍCULAS AMEAÇAS DE "MEDIDAS COERCITIVAS" PARA PARA MINHA LÍNGUA E MINHA PENA. A ESCRITA JÁ FOI DEFINIDA E A VERDADE INCONTESTÁVEL RASGARÁ O TEMPO PASSADO REVELANDO OS FATOS SEM REVANCHISMOS E ÓDIOS. ANTES DE MAIS NADA A VERDADE QUE DESNUDARÁ O CARÁTER DAS PERSONALIDADES BOAS E, AS MALÉFICAS.

GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO, COMENDADOR DE TOBIAS DE AGUIAR & JORNALISTA {NA VERDADE UM SONHADOR-SAUDOSO} GÉSNER LAS CASAS Enviado por LAS CASAS em 25/03/2017

Reeditado em 28/03/2017

Código do texto: T5952012

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A VIDA NUNCA AVISA QUANDO VAI TERMINAR. {NA VERDADE UM SONHADOR-SAUDOSO}GÉSNER LAS CASAS Enviado por LAS CASAS em 25/03/2017

Reeditado em 30/03/2017

Código do texto: T5952012

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LAS CASAS
Enviado por LAS CASAS em 25/03/2017
Reeditado em 31/03/2017
Código do texto: T5952012
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