A influência da música na vida dos jovens

Para Oscar Wilde, o primeiro passo é o mais importante para a evolução de um homem ou nação. Nesse sentido, quais são as influências musicais que nossas crianças e jovens estão recebendo e as consequências para a evolução das pessoas e do Brasil?

A música tem o poder de penetrar profundamente na alma das pessoas e move corações e mentes. Em nosso país, ouve-se de tudo. Não temos censura. Entretanto, toda essa liberdade expõe nossas crianças e jovens a conteúdos indesejáveis em sua formação ética e moral. São inúmeros os exemplos musicais que: vulgarizam as mulheres, excedem na exposição da sexualidade e sensualidade, cultuam a malandragem e a preguiça.

Uma vez que esses valores são inseridos nas mentes, as pessoas passam a agir de acordo com aquilo que lhes foi inculcado. Quando são repetidos, tornam-se hábitos. Se isso ocorrer em larga escala, a cultura voltada para os valores do trabalho, do esforço e da saudável convivência familiar é mudada.

Segundo Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. Ou seja, para proteger as futuras gerações das más influências musicais, as famílias e as escolas devem ensinar suas crianças e jovens a discernir entre o bem e o mal para que elas aprendam a fazer boas escolhas.