Educação e as Tics

Desde os primórdios do desenvolvimento humano, a base para um bom desempenho cognitivo na área psicomotora é a convívio em meios sociais internos e basilares, como a família, e externos como a escola e a igreja. Não obstante, é possível analisar que para uma boa inserção e para um bom convívio em meios sociais, o essencial é a comunicação. Tal vista, que por entre os últimos séculos passou por diversas mudanças e readaptações, seja para melhorar a interatividade, seja para melhorar a educação; foi a partir desses aspectos que surgiram as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs);

“Chegar na escola, abrir o caderno e copiar o assunto enquanto ouve a explicação”. Essa foi e na maioria das vezes ainda é a forma mais comum de apresentar-se perante uma sala de aula. Mas por mais que perdure, essa prática já está pouco a pouco sendo regredida. Com isso, é comum ver aulas em que os professores apresente o assunto em sala de aula pelo data show, pelo computador ou até mesmo por smartphones. O que torna a aula mais interativa, rápida e proveitosa.

Entretanto, é visto que o ensino em EAD (Educação a distância) é uma prática que cada vez mais se expande, pois faz o uso direto das TICS, facilitando o encontro e o contato direto para com o professor e os assuntos que são necessários para se fazer uso em determinada área. Ainda, é possível notar que com essa facilitação, dar-se a possibilidade de aproveitamento dos horários pessoais, como por exemplo, trabalhar, cuidar da casa, entre outros afazeres que não seriam possíveis devido o deslocamento, que na maioria das vezes é cansativo e demorado. Ademais, o ensino em EAD contribui para o ‘meio ambiente’, pois já que não é necessário o deslocamento, o uso de automóveis possivelmente também diminui, evitando o maior lançamento de combustíveis na camada de Ozônio.

A UNESCO acredita que as TIC podem contribuir com o acesso universal da educação, a equidade na educação, a qualidade de ensino e aprendizagem, o desenvolvimento profissional de professores, bem como melhorar a gestão, a governança e a administração educacional ao fornecer a mistura certa e organizada de políticas, tecnologias e capacidades. Por conseguinte, é visto que as TICS são grandes precursoras e facilitadoras para educação, bem estar, entretenimento e praticidade das pessoas. Com isso, é necessário investimento, valorização e divulgação dessas ações. Isso porque o governo ainda investe pouco nesses equipamentos, ou então, não dão o suporte necessário para a manutenção e mantimento desses aparelhos, que necessitam de profissional especializados para acompanhamento; a valorização, pois ainda prevalece a política preconceituosa com o ensino em EAD e a supervalorização do ensino presencial, sendo que não há divergências qualificadoras no ensino, pois ambos apresentam profissionais qualificados para contribuir com o conhecimento e ambos atingem um mesmo final: diploma; e em razão da baixa procura, acaba por pouco divulgar os editais e períodos de inscrições para vestibulares de EAD, o que acaba por diminuir um pouco o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação que é frequentemente mais utilizada nessa área