SÊ FORTE E CORAJOSO...

Josué 1:9. Digo e repito: Seja forte e corajoso! Nada de desânimo e não fique com medo! Lembre-se bem: O SENHOR, o seu Deus, estará com você, esteja onde estiver!”.

Deus falando com Josué ordena de forma repetida, que ele seja forte e corajoso.

Ser forte aqui, quer dizer, ter resistência... a força que gera resistência é aquela força que vem de uma junção do corpo, da alma e do espírito...ñ adiantaria nada um corpo com força na sua musculatura sem a força do ânimo da alma e da força da fé do espírito. A Bíblia nos diz em II Co 4.16 - " Por isso nunca desanimamos. Embora os nossos corpos se gastem, a força interior vai se renovando dia a dia". Essa força que vem do alto é que nos faz resistentes diante das lutas, das provas, das tentações, do mal, do mundo, das obras da carne e etc...

Ninguém vence essas coisas apenas com força física... precisa estar revestido de força espiritual.

Além da força precisa ser corajoso, e ter essa coragem é ser ousado.

Ousadia é valentia, enfrentamento, desembaraço... ser valente é mais que ter força, pois muitos tem força porém são covardes... enfrentam pesos de 500 kg mas tem medo de uma inseto por exemplo. Pessoas fortes mas sem coragem são como os irmãos de Davi. Eliabe, Abinadabe e Samá eram fortes, guerreiros troncudos e com músculos à mostra que faziam Davi se ver apenas como um menino, pequeno e frágil, no entanto o Davizinho era corajoso, enfrentou e matou um leão, um urso e um gigante. Não adianta nada sua força se você ñ for valente. Muitos são fortes no debate, na lábia, em intelecto e conhecimento humano, mas diante de qualquer tentação são frouxos e a sua fortaleza é destruída pelo medo. Enfrentam com arrogância os que demonstram ser fracos na carne mas desfalecem diante das ameaças espirituais. Resistem diante da sobrecarga da escravidão imposta por vícios e hábitos carnais, porém desmoronam diante da decisão de libertarem-se deles. São fortes pra defenderem suas teses que ñ passam de desculpas pela falta de valentia... suas estratégias são vãs que ñ lhes permite vencer a guerra. Fazem malabarismos para se tornarem livres da escravidão do pecado, mas ñ têm resistência pra persistirem em suas decisões fracassando na falta de coragem no confronto com a tentação.

Tudo porque querem vencer só na carne mas a luta é carne e espirito...por isso o versículo em apreço no início desta reflexão é... "seja forte e corajoso, ñ desanime e ñ tenha medo"...mas se vier o desânimo ou o medo, tenha em mente, vc conta com a companhia de Deus, vença nEle e com Ele... caia porém levante - retroceda mas recomece - escorregue mas se recomponha - temendo porém enfrentando - reconhecendo que mesmo tendo força ela pode falhar contudo com vc tem Um que é infalível....

Lembre-se bem: "O SENHOR, o seu Deus, estará com você, esteja onde estiver!”. Faça sua parte crendo que Deus sempre está fazendo a DELE.

Nira de Andrade
Enviado por Nira de Andrade em 07/04/2017
Código do texto: T5964531
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.