HÁ MUITO AINDA A SER FEITO

Tema: “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”

É comum entendermos que, para uma grande moléstia, só um remédio ruim, capaz de dar um jeito no mal que nos aflige, ou pelo menos, que nos minore o sofrimento.

A Lei Seca implantada no Brasil em 2008, foi um avanço considerável e, para quem conscientemente a cumpre, apresenta ótimos resultados, seja na diminuição de acidentes nas estradas e ruas do país, com danos físicos e econômicos, como na diminuição de mortes – a maioria delas, de pessoas economicamente ativas.

Apesar de terem diminuído bastante, os números são frios, pois motoristas incautos ainda continuam desafiando a própria vida e a de outrem, com o costume arraigado de que, por ter tomado só uma, nada de mau vai acontecer.

Muitos são jovens com ideal de eternidade na mente, que não acreditam que fatalidades possam acontecer com eles. E desafiam a morte em desabaladas disputas e rachas que, frequentemente vêm vitimando inocentes que não estavam nem participando da “brincadeira”. Outros motoristas mais experientes habituaram-se a acreditar que dirigem melhor com “algumas na cabeça”, como dizem. Simplesmente não aceitam que doses a mais possam causar alguma desgraça na vida de alguém.

Não podemos imaginar que só uma lei possa modificar radicalmente costumes arraigados há muito tempo. Mas não podemos negar que essa lei é um avanço considerável e uma oportunidade para criarmos uma nova consciência daqui para frente. A vida é uma só; as oportunidades de beber são muitas. Então, que tal adiarmos o gole, para uma oportunidade mais adequada? Se modificarmos a cultura do super-homem no volante, a Lei Seca será nosso tutor e não nosso carrasco.

Jarrê
Enviado por Jarrê em 06/05/2017
Código do texto: T5991237
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.