Jovens, a chave para o futuro

Como será o futuro? Será que estaremos de fato fazendo a diferença ou simplesmente dançando a coreografia imposta pela sociedade moderna? As dúvidas e possibilidades são incontáveis, assim como a indecisão que indaga muitos jovens sobre planos e sonhos.

Discernir o certo do errado pode ser questão de opinião para alguns, mas nem sempre é assim. Terminar o ensino médio e ter de fazer uma escolha para o resto da vida não é tarefa fácil. Muitos sentem dificuldades para alcançar seus objetivos, afinal chegar no que se almeja leva tempo, dedicação e foco. É em horas como esta que a família pode ser um grande porto seguro; inúmeros são os caminhos a serem seguidos e estar ao lado de quem se ama pode ajudar muito na construção de uma personalidade forte, que mesmo em momentos de insegurança e tristeza, estará presente oferecendo apoio.

Na era tecnológica vivenciada hoje, ingressar no mercado de trabalho requer habilidades bem maiores do que em tempos passados, qualificação profissional e experiência fazem parte de um currículo modelo para ter um bom resultado e uma carreira promissora. Sem esquecer dos valores morais a serem seguidos, ética e educação são de extrema significação, de nada adiante estar preparado profissionalmente e não saber se portar de maneira adequada respeitando ao outro, o colega de trabalho que hoje é seu mestre mas amanhã lhe pede ajuda, o estranho na rua que lhe pergunta a hora, ou a senhora que está com dificuldades para atravessar a rua e você a ignora. São atos simples, mas que passam o conceito de moral e responsabilidade. Uma pessoa que não está feliz consigo mesma e com suas ações, não obterá sucesso e, desse modo, o índice de erro se torna evidente.

Crianças e jovens são educados desde cedo a fazer o correto, mas isso não erradica a violência. Está na hora de educar e conscientizar nossos jovens para fazer a diferença, disseminando valores em meio a uma sociedade hipócrita que faz da discriminação e de desigualdades sua conduta, afinal eles são o futuro do país.