Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Eu sou um Deus ciumento

Ainda pequenos aprendemos a “não tomar o nome de Deus em vão” (cf. Ex 20,7). Mas, afinal de contas, o que significa não tomar o nome de Deus em vão?

Em todo canto ouvimos o nome de Deus. É Deus pra cá e pra lá! Deus te abençoe! Deus te pague! Vai com Deus! Deus te ajude!
Será que é apenas dominar a nossa língua? É claro que não! Se fosse assim era só brincar de Vaca Amarela, não é mesmo?

O segundo mandamento tem relação com um contexto histórico específico e trata da libertação do povo de Israel do Egito. O faraó em nome do deus Rá, Osíris e Amon, declarava-se DONO das terras, dos rebanhos e do povo. Ou seja, em nome dos deuses ele encobria a exploração, a opressão, as mentiras e os roubos.

Não à toa Deus ouviu o clamor do povo de Israel e enviou Moisés para libertá-los da escravidão do Egito. Mas, vamos pensar só um pouquinho, ainda hoje ouvimos o nome de Deus em vão? Sim!
O nome de Deus aparece nos lugares onde se praticam as maiores injustiças. O nome de Deus, por exemplo, já foi usado para abençoar as armas dos exploradores. Os colonizadores dizimaram milhões de índios em nome da cruz de Cristo. Os juízes, debaixo da cruz de Cristo, dão sentenças favoráveis aos corruptos. Os governantes do mundo todo usam o nome de Deus enquanto exploram outras nações. Na própria igreja de Cristo ouvimos o nome de Deus, aqui e acolá, a fim de roubar o dinheiro das pessoas.

E nós, como usamos o nome de Deus? Para impor ideias, ou para despertar o amor e a misericórdia de Deus?
Eduardo Mocelin
Enviado por Eduardo Mocelin em 10/05/2017
Código do texto: T5995354
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original (Carlos Mocelin). Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Eduardo Mocelin
Itajaí - Santa Catarina - Brasil
57 textos (1897 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/09/17 20:27)
Eduardo Mocelin