# Kalúnia 125 # A conspiração que virou investigação contra o presidente Michel Temer # APARTAMENTO DE 1ª em Itajubá #

Excelente apartamento à venda em Itajubá

- com dois dormitórios, suíte, banheiro social, sala de dois ambientes, cozinha planejada, área de serviço, e varanda - Edifício Parati - bairro Centro - Itajubá - Minas Gerais. Você encontra na Corretora de Imóveis Gorgulho - www.corretoragorgulho.com.br/ rua Thiago Carneiro Santiago, nº 42, bairro Centro, telefones (35) 3621.1578 e (35) 8838-4224 - Itajubá - MG.

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

KALÚNIA

- Um jornal de boatos confirmados

A conspiração que virou investigação

contra o presidente Michel Temer

--"Vou esclarecer direitinho. Primeiro, tudo foi montado. Ele (Joesley Batista) teve treinamento de quinze dias, vocês (jornal Folha de São Paulo) que deram, para gravar, fazer a delação, como encaminhar a conversa."

O trecho, acima, está transcrito literalmente da entrevista exclusiva do presidente Michel Temer aos jornalistas Fábio Zanini, Daniela Lima e Marina Dias, publicada sob o título "Governo Encurralado), na Folha de São Paulo, da segunda-feira, 22 de maio último.

É preciso explicar ? O presidente simplesmente acusou diretamente o jornal de "treinar" (sic) o empresário-dono da JBS para a conversa do Jaburu.

Já no sábado, três dias depois da conversa noturna do Jaburu, o advogado particular do presidente - Antonio Claudio Mariz de Oliveira - declarou a imprensa sobre o bate-papo:

--"Parece que foi coisa preparada."

Outro dado, Temer chega ainda a dizer, na entrevista exclusiva à Folha:

--"Bastava ter um detector de metal para saber se ele tinha uma coisa ou não, e não me gravaria."

Ledo engano presidente: o gravador do empresário estava emborrachado justamente para passar por um eventual detetor. Daí, inclusive, a má qualidade da gravação.

Mas por que Temer então fez tal comentário?

Para mostrar que conversou ingenuamente com o dono da JBS, o que até admitiu utilizando este adjetivo "ingênuo", também na entrevista à Folha.

O presidente Temer sabe que nunca foi nada de ingênuo, como disse, mas a questão é se houve montagem - parte de trama, conspiração para derrubá-lo. Se houve, ela partiu, naturalmente, dos interessados em ocupar a cadeira da presidência no lugar de Temer.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, já na quinta-feira depois da conversa do Jaburu, insinuou-se ao mercado como sucessor - uma vez que manteria a atual "política econômica" (sic) do governo.

O ex-presidente ,Fernando Henrique Cardoso, por sua vez, defendeu a renúncia de Temer em rede social. Isto para ficarmos em dois peso-pesados.

Meirelles é ex-deputado federal, ex-presidente do Banco Central - com Lula e ex-presidente do Conselho de Administração da J&F Investimentos, da JBS (é, a do Joesley) - além de ter tramado a candidatura Lula contra a reeleição da ex-presidente Dilma. FHC, todos conhecem, além do que já chamou o governo Temer de "pinguela",

no ano passado.

Os dois são, certamente, nomes mais do que possíveis numa eleição indireta pelo Congresso, como prevê a Constituição, no acaso de afastamento de Temer. Só falta combinar com os russos, como dizia Garrincha, ou melhor: com a polícia e os supremos tribunais eleitoral e federal.

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Zulcy Borges - editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 30/05/2017
Reeditado em 08/06/2017
Código do texto: T6013475
Classificação de conteúdo: seguro