TRADIÇÃO, TRADUÇÃO, TRAIÇÃO (Série Folclórica Memória)ROBERTA LESSA



Mas me pergunto o que é TRADIÇÃO ?

Busco na origem da palavra seu significado etimológico e verifico que no latim, "tradito" nos remete à entregar e nos voltando à etimologia grega nos remetemos á significação mais direcionada à religiosidade e SE refere à transmissão de práticas e valores espirituais de geração para geração o que gera todo um conjunto de fazeres, saberes e dizeres de uma população regrado e mantido pela conservação e respeito através de quem transmite, recebe e pratica.

IMPORTANTES RESSALVA: a tradição permanece vívida e  íntegra , segundo estudos antropológicos, quando é baseada em conceito de finitude do ser humano aliado à necessidade de se estabelecer a transmissão daquilo que essencialmente existe num processo coletivo cultural às gerações futuras e assim subsequentemente.

Verifica-se diferenciadas formas de manifestações culturais focadas na tradição dos povos em continentes diversos, mas o tempo e a forma de transmissão desses valores sempre respeitam um processo gradativo, temporal e existencial inseridos num processo de décadas de construção e práticas e não se baseia em alguns anos ou em intensões direcionadas por um grupo tendencioso ou pessoas.

A TRADIÇÃO é um processo sincrético natural e o que verifica-se muito, é a intensionalidade de se estabelecer a TRADIÇÃO enquanto um bem de consumo egóico, fato que deve ser avaliado pois os verdadeiros fazedores de nossa tradições estão sendo subsiSídos por seres descartáveis, voláteis e sem a devida noção de respeito ao verdadeiro ser de tradição, aquele que chamamos Mestre.

Dessa forma deve-se estabelecer critérios bem definidos para que não se deturpe o real significado da TRADIÇÃO, verificar que nem tudo o que está escrito é monido de veracidade, é preciso e necessário saber ler as entre linhas de uma produção cultural para se detectar origens, formas, veracidade e principalmente salvaguardar o que de mais belo e real existe em nossa TRADIÇÃO.

É NECESSÁRIO NÃO IR NO EMBALO QUE NOS IMPÕE CERTOS SERES OU GRUPOS EQUIVOCADOS. NEM TUDO QUE SE LÊ, VÊ, PRATICA, FALA É TRADIÇÃO...

Por isso o olhar deverá sempre ser voltados à preceitos reais... para que não se burle o que há de tão belo em nossas manifestações culturais. Pensemos com imenso carinho e respeito sobre nisso.
Roberta Lessa
Enviado por Roberta Lessa em 11/06/2017
Código do texto: T6024186
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.