Primeira Guerra Mundial (Grande Guerra)

Do período anterior a Guerra até o seu desencadeamento, várias mudanças ocorreram; sendo evidenciadas e efetivadas durante o confronto.

As pessoas enxergavam a Guerra como uma oportunidade e não como um desastre; no entanto, a realidade acabou sendo muito diferente do que esperavam. As guerras anteriores não eram tão contínuas – se surpreenderam pela escala que a Guerra alcançou, sendo maior que quaisquer conflitos já vistos. Os conflitos eram violentos, mas não nessa proporção.

O chão virou campo de batalha; os céus, zonas de combate. Antes, as linhas de batalha eram bem menos extensas; depois, atravessavam fronteiras e se expandiam por diversas áreas. Os balões e aviões, ocasionalmente, eram utilizados; porém, durante a guerra, havia aviões à beça que preenchiam o azul do céu.

Estava tudo mais mecanizado. O que anteriormente predominava eram cavalos e ferrovias. As ferrovias eram a mobilidade militar; mas depois, só complementavam os transportes à gasolina. Antes, usavam espingardas e armas não tão pesadas; depois, os armamentos evoluíram: rifles recarregáveis, metralhadoras e canhões de campanha. Utilizavam o fogo de várias maneiras, em diversos tipos de armamentos.

Com isso, mortes e tragédias tornaram-se constantes; ocorrendo destruições e um vasto massacre devido a potência das armas e ao aprofundamento das rivalidades.

Antonio Carlos Valentini
Enviado por Antonio Carlos Valentini em 22/06/2017
Reeditado em 08/07/2017
Código do texto: T6034720
Classificação de conteúdo: seguro