O Papa Francisco e a fome no Sudão do Sul

O PAPA FRANCISCO E A FOME NO SUDÃO DO SUL
Miguel Carqueija


Pelo noticiário da TV Canção Nova (que é muito diferente dos noticiosos das emissoras leigas) tomei hoje conhecimento de que o nosso querido Papa Francisco mais uma vez está chamando a atenção do mundo para o terrível problema — crise humanitária, expressão usada pelo noticiário e que me parece bem adequada — que está vivenciando o jovem país que é o Sudão do Sul, nação interiorana e paupérrima do continente africano.
Faltam alimentos e, com certeza, muitas outras coisas, como empregos.
Segundo a notícia, que mostrou imagens locais, cerca de 7 milhões e meio de sudaneses do sul (mais da metade da população) está passando fome todos os dias, e desses cerca de um milhão aproximadamente já corre risco imediato de morrer pela fome. A notícia não referiu quantos certamente já terão morrido.
As causas dessa calamidade incluem uma cruel guerra civil, a seca e fatores econômicos que são crônicos em países da África.
Para não ficar somente em palavras o Papa Francisco resolveu tomar a iniciativa, junto à Cáritas, de organizar socorro efetivo ao Sudão do Sul com o envio de auxílio material. O projeto foi anunciado pelo cardeal africano Peter Turkson, que trabalha com o pontífice.
É preciso rezar por aquele país abandonado pelo mundo, ignorado pela mídia, esquecido pelos chefes das grandes potências militares e econômicas da Terra.

Rio de Janeiro, 22 de junho de 2017.
imagem da internet