Guia: Como ajudar a vender sua casa cozinhando

Já é consenso entre os corretores: cozinhas vendem casas. Banheiros também, mas mais pela quantidade do que qualidade. A cozinha é única. Não importa quantos quartos, quantos banheiros, metragem, terraço, vista ou bairro, toda casa tem uma cozinha e por mais que nem todos realmente cozinhem, um mínimo de requinte é necessário.

A começar pelo obvio, a limpeza é o ponto chave para essa valorização. Não falo de pó, falo daquelas pequenas coisas que vão sendo negligenciadas faxina após faxina. A gordura no rejunte, residos de líquidos que impregnaram o granito e as manchas dentro dos armários que já fazem parte da madeira. Sim, esses pequenos detalhes que "não deu tempo" vão voltar para assombrar os proprietários na hora da venda, afinal quem quer cozinhar vendo o mancha do molho de tomate do verão passado?

Lembra quando você foi fazer os armários da cozinha, e acabou optando pelo mais barato? Hoje, o motivo dele ser mais barato já está aparecendo nas corrediças e dobradiças, no branco meio bege que aparece nas portas e naquele visual antigo que impregnou. Já reparou que coisas boas nunca saem de moda? Podem até virar "retrô", mas continuam valorizadas. A economia daqueles tempos desvalorizam em dobro na hora de vender.

O mesmo conceito pode ser aplicado nos acabamentos, na diferença que faz um porcelanato retificado ao invés da cerâmica e na paciência de uma boa mão de obra de alinhar as emendas. Não acho que o mais caro é necessariamente o melhor, mas que o mais barato quase sempre é pior é verdade. Ninguém dá nada de graça, mas não precisamos de uma desculpa tão boa para aumentar os preços.

O cozinhar faz parte da "onda saudável" que invadiu a sessão integral dos supermercados, e assim como a visita na academia bomba nas redes sociais, a culinária é sim motivo de admiração do círculo de amizades. Cozinhar e comer bem parece ser uma daquelas coisas que admiramos nos outros, mas não conseguimos fazer por conta própria.

O que a maioria das pessoas não percebe (ou não resiste) é que assim como quem quer emagrecer não pode ter refrigerantes em casa, quem quer ser saudável precisa de uma cozinha organizada para que se tenha uma chance de fazer um comida de verdade, com ingredientes frescos, nem que seja uma vez por semana. Não existe uma boa refeição preparada num lugar insalubre, portanto pode-se afirmar que boas refeições caseiras, não apenas melhoram sua saúde, mas ajudam a vender sua casa.