Curso Superior X Sucesso Profissional

Diploma ou conclusão de curso superior nunca foi garantia de trabalho e muito menos de sucesso profissional pra ninguém. Nem ontem, hoje, nem nunca será. O diploma é apenas o primeiro passo de uma longa caminhada. Esteja certo de que a possibilidade de você conseguir trabalho é a mesma de você não conseguir.

Sucesso profissional não é um brinde oferecido pela universidade no ato da conclusão de cada curso. Muito pelo contrário, é o resultado de muito trabalho, disciplina, perseverança e dedicação ao longo de toda a sua vida de estudante. Ninguém se transforma em um bom profissional da noite pro dia. É preciso preparo e uma boa dose de ousadia.

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e seletivo. O funil se estreita cada dia mais. E, no fim, os que passam por esse estreito cano são poucos. Deixe de ser sonhador! O curso dos sonhos não paga o aluguel de ninguém no fim do mês. Mas também não seja materialista a ponto de escolher uma profissão só em função do retorno financeiro. Fazer isso só irá encurtar a vida que já é um sopro. Procure conciliar as duas coisas: prazer com retorno financeiro.

Aos 16 anos um jovem é imaturo demais pra carregar nas costas o peso da escolha da profissão que irá exercer pro resto da sua vida. Permita-se mudar de ideia e mude quantas vezes forem necessárias até você se encontrar dentro de um determinado curso. Fazer uma primeira faculdade te dá muito mais segurança para escolher uma segunda. Pós graduação é a oportunidade de escolher o que você realmente quer fazer, sem ter de amargar mais cinco anos de uma outra faculdade. Seja curioso, vasculhe, se informe, arrisque! A escolha da instituição acadêmica é de suma importância para sua formação. Todos sabem que as Federais e as Estaduais lideram o ranking das melhores no mundo inteiro. Embora a aquisição de conhecimento dependa basicamente de você, uma boa instituição facilitará muito esse processo que, para alguns, não é nada fácil.

Uma coisa é certa: sempre haverá algo que você saiba fazer bem feito, seja com ou sem curso superior. Descubra e, isso te poupará vida. “Trabalhe com aquilo que gosta e não terá que trabalhar um dia sequer na vida” (Confúcio). Nunca duvide: para um bom profissional nunca faltará trabalho. Seja com curso universitário ou não. Essa é a única coisa que vai te distinguir dos demais: Seja o melhor no que faz.

Até segunda ordem, a vida é uma selva e nela só sobrevivem os melhores. Então, seja o melhor, sem pisar em ninguém pra estar no pódio. A vida é injusta e quanto a isso nós não podemos fazer nada. Não se iluda, se você não nasceu rico, as chances de que você venha a ficar são muito pequenas. Por isso, não seja mais um escravo do sistema: trabalhe para viver. Não viva para trabalhar. A vida é curta demais pra ser preenchida só com trabalho.

Edna Frigato
Enviado por Edna Frigato em 03/08/2017
Código do texto: T6073553
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.