"RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS" por GÉSNER LAS CASAS = TRECHOS DE MEUS RELATOS DIÁRIOS =

"A SENHORA Amália Cândido Stringhini, a mulher de Evaristo COSTA, USOU O SEU LIVRE DIREITO DE SE EXPRESSAR E FALAR O QUE PENSA E SENTE" NÃO DISCORDAMOS DE SUAS PALAVRAS E MUITO PELO CONTRÁRIO, APOIAMOS E CONCORDAMOS INTEIRAMENTE COM SEU POSICIONAMENTO EM RELAÇÃO AO QUE OCORRE AQUI NESTA TERRA ONDE IMPERA A CLEPTOCRACIA DESVAIRADA E IMPUNE.

GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO, COMENDADOR DE TOBIAS DE AGUIAR & JORNALISTA

“MULHER DE EVARISTO COSTA COMEMORA CHEGADA À INGLATERRA: 'É COMO ESTAR EM CASA'” {‘Mulher de Evaristo Costa comemora chegada à Inglaterra: 'É como estar em casa' = Yahoo Vida e Estilo Redação Vida e ESTILO YAHOO! Vida e Estilo –Quarta-feira, 2 de agosto de 2017} = YAHOO! REDAÇÃO VIDA E ESTILO, YAHOO! VIDA E ESTILO – QUARTA-FEIRA, 2 DE AGOSTO DE 2017 - <MULHER DE EVARISTO COSTA COMEMORA CHEGADA À INGLATERRA: ‘É COMO ESTAR EM CASA’. AMÁLIA CANDIDO STRINGHINI, A MULHER DE EVARISTO COSTA, COMEMOROU SUA MUDANÇA PARA INGLATERRA. FRANCESA, AMÁLIA CANDIDO STRINGHINI USOU O INSTAGRAM PARA COMPARTILHAR ALGUMAS IMAGENS DE SUA CHEGADA AO PAÍS E CONTOU QUE ESTÁ SE SENTINDO EM CASA DE VOLTA À EUROPA. “É COMO ESTAR EM CASA! PACIÊNCIA PAGA! ESTOU ORGULHOSA DE ESTAR DE VOLTA“, ESCREVEU ELA NA LEGENDA. EM RESPOSTA A UM DOS MUITOS COMENTÁRIOS DE AMIGOS E FÃS, AMÁLIA CONTOU QUE FARÁ UM MESTRADO NA UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE. “PASSEI NOS INFINITOS TESTES DA UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE E, RECEBI UMA BOLSA PARA FAZER PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, QUE JÁ ERA O QUE HAVIA DECIDIDO FAZER QUANDO NA MINHA ‘MOTHERHOOD’. ESTOU TÃO FELIZ”, EM OUTRO COMENTÁRIO, RESPONDENDO A UM PRIMO, A MULHER DE EVARISTO COSTA DISSE QUE A VIDA NO BRASIL NÃO FAZIA BEM À FAMÍLIA. “ESTOU TÃO FELIZ, PRIMO. FINALMENTE CONSEGUI ME LIVRAR DO HOSPÍCIO. PROSTITUIÇÃO CAPITALISTA E FALSA QUE NÃO FAZIA BEM A MIM E MINHAS FILHAS“, CONCLUIU AMÁLIA CANDIDO STRINGHINI. ->NOSSA OPINIÃO: "A SENHORA AMÁLIA CÂNDIDO STRINGHINI, A MULHER DE EVARISTO COSTA, USOU O SEU LIVRE DIREITO DE SE EXPRESSAR E FALAR O QUE PENSA E SENTE" NÃO DISCORDAMOS DE SUAS PALAVRAS E MUITO PELO CONTRÁRIO, APOIAMOS E CONCORDAMOS INTEIRAMENTE COM SEU POSICIONAMENTO EM RELAÇÃO AO QUE OCORRE AQUI NESTA TERRA ONDE IMPERA A CLEPTOCRACIA DESVAIRADA E IMPUNE.

GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO, COMENDADOR DE TOBIAS DE AGUIAR & JORNALISTA

@X@X@X@X@

"LULA 'ET CATERVA' UMA CORJA SAFADA A SER JULGADA NO RIGOR DA LEI E CONDENADOS SEVERAMENTE DEVERÃO SER CONFINADOS POR LONGO TEMPO PELO BEM DO POVO ANALFABETO E IGNORANTE QUE OS ELEGEU POR ESTELIONATO ELEITORAL PRATICADO PELO PT" = “MORO ACEITA DENÚNCIA E LULA VIRA RÉU TAMBÉM NO CASO DO SÍTIO DE ATIBAIA” = EDUARDO ANIZELLI/FOLHAPRESS: O EX-PRESIDENTE LULA REALIZA DISCURSO PARA OS PARTICIPANTES DO ATO PÚBLICO POLÍTICO. MANIFESTANTES, CENTRAIS SINDICAIS E MOVIMENTOS SOCIAIS REALIZAM ATO EM DEFESA DO EX-PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA CONTRA SUA CONDENAÇÃO. “EX-PRESIDENTE LULA DISCURSA PARA MANIFESTANTES EM SÃO PAULO” = ESTELITA HASS CARAZZAI = DE CURITIBA = TERÇA-FEIRA, 01 DE AGOSTO DE 2017 -<O JUIZ SERGIO MORO ACEITOU, NESTA TERÇA-FEIRA (1º), MAIS UMA AÇÃO CONTRA O EX-PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA NA LAVA JATO, RELATIVA AO SÍTIO DE ATIBAIA NO INTERIOR DE SP. DESTA VEZ, O PETISTA É ACUSADO DE CORRUPÇÃO E LAVAGEM DE DINHEIRO NO SÍTIO NO INTERIOR DE SÃO PAULO. SEGUNDO A ACUSAÇÃO, O EX-PRESIDENTE SE BENEFICIOU DE R$ 1,02 MILHÃO EM BENFEITORIAS NO IMÓVEL, QUE ERA FREQUENTADO POR LULA E SEUS FAMILIARES. AS REFORMAS TERIAM SIDO PAGAS PELAS EMPREITEIRAS ODEBRECHT E, OAS CONSTRUTORA S. A.. UMA REPORTAGEM DA FOLHA, EM JANEIRO DE 2016, REVELOU QUE A ODEBRECHT REALIZOU A MAIOR PARTE DAS OBRAS NO LOCAL, GASTANDO R$ 500 MIL APENAS EM MATERIAIS. OS VALORES USADOS NAS REFORMAS TERIAM VINDO, SEGUNDO A DENÚNCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO, DE CONTRATOS DAS EMPREITEIRAS NA PETROBRAS, E REPASSADOS COMO VANTAGEM ILÍCITA AO EX-PRESIDENTE. NA DECISÃO QUE ACATOU A DENÚNCIA, MORO DESTACA QUE "NÃO HÁ QUALQUER REGISTRO DE QUE O EX-PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA TENHA PAGO QUALQUER VALOR POR ESSAS REFORMAS REALIZADAS NO SÍTIO DE ATIBAIA". "EVIDENTEMENTE, NÃO SE TRATA DE CONCLUSÃO QUANTO ÀS PROVAS, POIS ELAS ESTÃO SUJEITAS A CRÍTICAS E AO CONTRADITÓRIO", COMPLEMENTA O JUIZ. SEGUNDO ELE, CABERÁ AO EX-PRESIDENTE DEMONSTRAR SE ARCOU COM ALGUMA DAS DESPESAS, POR MEIO DE PROVA DOCUMENTAL, O QUE PODERIA FAZER "COM FACILIDADE" POR MEIO DE TRANSFERÊNCIAS BANCÁRIAS E OUTROS DOCUMENTOS. PARA A PROCURADORIA, O SÍTIO, QUE ESTÁ EM NOME DOS EMPRESÁRIOS FERNANDO BITTAR E, JONAS SUASSUNA, PERTENCIA, NA REALIDADE, A LULA, "PROPRIETÁRIO DE FATO" DO LOCAL, E FOI COMPRADO EM SEU BENEFÍCIO. ENTRE AS PROVAS MENCIONADAS PELOS PROCURADORES, ESTÃO E-MAILS ENVIADOS A ENDEREÇOS DO INSTITUTO LULA QUE CITAM CARDÁPIOS DE ALMOÇO NO SÍTIO E VIAGENS DO PETISTA A ATIBAIA. UM DELES FALA SOBRE UMA JAGUATIRICA QUE PODE TER COMIDO MARRECOS DO SÍTIO, "EM RESPOSTA À PERGUNTA DO PRESIDENTE". AÇÕES: ESTA É A SEXTA AÇÃO CONTRA LULA POR SUSPEITAS DE CORRUPÇÃO, E A TERCEIRA A QUE ELE RESPONDE NA VARA DO JUIZ SERGIO MORO. O EX-PRESIDENTE JÁ FOI CONDENADO EM UMA DELAS, A NOVE ANOS E SEIS MESES DE PRISÃO, POR CORRUPÇÃO NO CASO DO TRÍPLEX DO GUARUJÁ, NO LITORAL DE SP. A DENÚNCIA RELATIVA AO SÍTIO HAVIA SIDO APRESENTADA NO FINAL DE MAIO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, MAS SÓ AGORA FOI ACEITA POR MORO. ALÉM DO EX-PRESIDENTE, TAMBÉM VIRARAM RÉUS O PATRIARCA DO GRUPO ODEBRECHT, EMÍLIO ODEBRECHT, ALÉM DE SEU FILHO MARCELO; OS EXECUTIVOS DA ODEBRECHT ALEXANDRINO ALENCAR, CARLOS PASCHOAL E EMYR COSTA; OS EXECUTIVOS DA OAS LEO PINHEIRO, AGENOR FRANKLIN MEDEIROS E PAULO GORDILHO; O PECUARISTA E AMIGO DE LULA JOSÉ CARLOS BUMLAI, QUE É ACUSADO DE PAGAR O INÍCIO DAS REFORMAS; O EX-FUNCIONÁRIO DA PRESIDÊNCIA ROGÉRIO AURÉLIO PIMENTEL; O ADVOGADO E AMIGO DE LULA ROBERTO TEIXEIRA; E O PROPRIETÁRIO FORMAL DO SÍTIO, FERNANDO BITTAR. OUTRO LADO: NA ÉPOCA DA DENÚNCIA, A DEFESA DE LULA AFIRMOU QUE A ACUSAÇÃO ERA "FRÍVOLA" E UMA "TENTATIVA DESESPERADA DE JUSTIFICAR À SOCIEDADE A PERSEGUIÇÃO CONTRA O EX-PRESIDENTE". PARA O ADVOGADO CRISTIANO ZANIN MARTINS, A PEÇA "RECORRE A PEDALINHOS E OUTROS ABSURDOS" PARA SUSTENTAR A TESE DE QUE LULA SERIA O VERDADEIRO PROPRIETÁRIO DO SÍTIO, O QUE O PETISTA NEGA. "A LAVA JATO AGE DE FORMA DESLEAL EM RELAÇÃO A LULA, COM ACUSAÇÕES MANIFESTADAMENTE IMPROCEDENTES", DECLAROU MARTINS, PARA QUEM A PROCURADORIA "TENTA DAR VIDA À TESE POLÍTICA DO POWER POINT DE DELTAN DALLAGNOL, UM PROCURADOR DA LAVA JATO". ->NOSSA OPINIÃO: "LULA 'ET CATERVA' UMA CORJA SAFADA A SER JULGADA NO RIGOR DA LEI E CONDENADOS SEVERAMENTE DEVERÃO SER CONFINADOS POR LONGO TEMPO PELO BEM DO POVO ANALFABETO E IGNORANTE QUE OS ELEGEU POR ESTELIONATO ELEITORAL PRATICADO PELO PT" = “MORO ACEITA DENÚNCIA E LULA VIRA RÉU TAMBÉM NO CASO DO SÍTIO DE ATIBAIA.”

GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO, COMENDADOR DE TOBIAS DE AGUIAR & JORNALISTA

@X@X@X@X@

"MILITARES SOLDADOS DE DUQUE DE CAXIAS, DESEJAMOS VÊ-LOS NAS RUAS E, AVENIDAS DE TODO O BRASIL" SÃO OS ÚNICOS DEFENSORES DO POVO ANALFABETO E IGNORANTE QUE NÃO SABE VOTAR. NOSSOS HERÓIS DE DUQUE DE CAXIAS. {É SURPREENDENTE COMO PODEM PERMANECER FRENTE AO GOVERNO DE UM POVO POBRE, IGNORANTE E MASSACRADO, OS COMPONENTES DESTA CORJA DE BANDIDOS PERVERSOS E DESAVERGONHADOS. ESTES ATUAIS BANDIDOS QUADRILHEIROS SE PERPETUAM NO PODER, SE NÃO ATRAVÉS DE LEIS ESPÚRIAS, EM PRÁTICAS E MANOBRAS POLÍTICAS PUBLICITÁRIAS DIGNAS DOS MAIS PERFEITOS DOS MENTIROSOS. TODOS, SIM TODOS OS POLÍTICOS DA ATUALIDADE, SÃO COMO CRIMINOSOS E PROSTITUTAS IMORAIS QUE SE VENDEM EM TROCA DE VALORES MONETÁRIOS OS MAIS VARIADOS, SACRIFICANDO SONHOS DE TODA UMA POPULAÇÃO QUE CAIU NO ENGODO DE SUAS MENTIRAS EM PROPAGANDA FALSA PARA CONQUISTAR VOTOS DOS ANALFABETOS IGNORANTES. É VERGONHOSO OUVIR OS DISCURSOS DE LÍDERES POLÍTICOS QUE FALSEIAM A VERDADE DIANTE DE NOSSOS OLHOS ESBUGALHADOS PELA ESTUPEFACIENTE VERDADE QUE SE NOS IMPÕE MATERIALMENTE. SERIA NECESSÁRIO UMA FORÇA MILITAR DESCOMUNAL E, UM PODER ARRASADOR DE JUSTIÇA IMPIEDOSA PARA NOS LIVRAS DESTA PRAGA POLÍTICA QUE NOS OPRIME DESAVERGONHADAMENTE SEM QUE HAJA UMA REAÇÃO VIOLENTA NECESSÁRIA. TENHO VERGONHA DESTES HOMENS, MULHERES E CRIANÇAS QUE CARECEM DE TODOS OS BENS QUE NOS SÃO OFERECIDOS PELA GRAÇA DE DEUS NO BANQUETE DA VIDA.} “PROVAS REUNIDAS PELA JBS PARA PGR MOSTRAM DISTRIBUIÇÃO DE R$ 1,1 BI EM PROPINAS” = SÁBADO, 29 DE JULHO DE 2017 - <SÃO PAULO = A UM MÊS DO PRAZO ESTIPULADO PARA ENTREGAR À PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA, PGR, EVIDÊNCIAS COMPROBATÓRIAS DAS DELAÇÕES FEITAS PELOS IRMÃOS JOESLEY E WESLEY BATISTA, DA JBS, UM CONJUNTO DE DOCUMENTOS INCLUINDO PLANILHAS, COMPROVANTES BANCÁRIOS, NOTAS FISCAIS FRIAS, CONTRATOS FRAUDULENTOS E CONTAS SECRETAS NO EXTERIOR MOSTRAM QUE A EMPRESA DESTINOU R$ 1,1 BILHÃO EM PROPINAS A POLÍTICOS OU EMPRESAS INDICADAS POR POLÍTICOS ENTRE 2006 E 2017. DESSE VOLUME, SEGUNDO REPORTAGEM DA REVISTA ÉPOCA, QUE OBTEVE ACESSO AO CONJUNTO DE PAPÉIS, R$ 301 MIL OCORRERAM EM DINHEIRO VIVO E R$ 395 MIL POR MEIO DE EMPRESAS INDICADAS POR POLÍTICOS E R$ 427,4 MILHÕES EM DOAÇÕES OFICIAIS. DO PAPELÓRIO, EMERGEM PROVAS COMO RECIBOS DE PAGAMENTOS FRAUDULENTOS A EMPRESAS INDICADAS À JBS, DURANTE A CAMPANHA ELEITORAL DE 2010, PELO ENTÃO CANDIDATO A VICE-PRESIDENTE MICHEL TEMER, DO PMDB, OU DO CANDIDATO A PRESIDENTE JOSÉ SERRA, DO PSDB. OU EXTRATOS DAS DUAS CONTAS MANTIDAS NOS EUA, COM SALDO DE US$ 150 MILHÕES, PARA FINANCIAR A CAMPANHA DA CANDIDATA À REELEIÇÃO DILMA ROUSSEFF, DO PT, E DOS PARTIDOS QUE SE ALIARAM A ELA. HÁ TAMBÉM NOVIDADES, SEGUNDO A REVISTA. PROVAS DO PAGAMENTO DE US$ 1 MILHÃO AO EX-MINISTRO ANTONIO PALOCCI POR MEIO DE CONTA NOS EUA. E PAGAMENTOS EM DINHEIRO A POLÍTICOS QUE FAZEM PARTE DO ATUAL GOVERNO, COMO EUNÍCIO DE OLIVEIRA, PRESIDENTE DO SENADO, E AOS MINISTROS BRUNO ARAÚJO, GILBERTO KASSAB, HELDER, BARBALHO E MARCOS PEREIRA. KASSAB TERIA RECEBIDO, ATÉ O ANO PASSADO, CERCA DE R$ 18 MILHÕES. DE ACORDO COM A REPORTAGEM, O ACERVO DEMONSTRA QUE A JBS NÃO FAZIA DISTINÇÃO ENTRE OS PARTIDOS. NÃO EXISTIA UM "CORTE IDEOLÓGICO", O VALOR DO POLÍTICO ERA PROPORCIONAL À CAPACIDADE DE PROPORCIONAR BENEFÍCIOS À EMPRESA. EM ESTADOS COMO CEARÁ, MATO GROSSO DO SUL E SANTA CATARINA, ONDE A EMPRESA TINHA MAIS INTERESSES COMERCIAIS, O VOLUME DE DINHEIRO DISTRIBUÍDO ERA PROPORCIONALMENTE MAIOR. >-NOSSA OPINIÃO: É SURPREENDENTE COMO PODEM PERMANECER FRENTE AO GOVERNO DE UM POVO POBRE, IGNORANTE E MASSACRADO, COMPONENTES DESTA CORJA DE BANDIDOS PERVERSOS E DESAVERGONHADOS. ESTES ATUAIS BANDIDOS QUADRILHEIROS, SE PERPETUAM NO PODER, SE NÃO ATRAVÉS DE LEIS ESPÚRIAS, EM PRÁTICAS E MANOBRAS POLÍTICAS PUBLICITÁRIAS DIGNAS DOS MAIS PERFEITOS DOS MENTIROSOS. TODOS, SIM TODOS OS POLÍTICOS DA ATUALIDADE, SÃO COMO CRIMINOSOS E PROSTITUTAS IMORAIS QUE SE VENDEM EM TROCA DE VALORES MONETÁRIOS OS MAIS VARIADOS, SACRIFICANDO SONHOS DE TODA UMA POPULAÇÃO QUE CAIU NO ENGODO DE SUAS MENTIRAS EM PROPAGANDA FALSA PARA CONQUISTAR VOTOS DOS ANALFABETOS IGNORANTES. É VERGONHOSO OUVIR OS DISCURSOS DE LÍDERES POLÍTICOS QUE FALSEIAM A VERDADE DIANTE DE NOSSOS OLHOS ESBUGALHADOS PELA ESTUPEFACIENTE VERDADE QUE SE NOS IMPÕE MATERIALMENTE. SERIA NECESSÁRIO UMA FORÇA MILITAR DESCOMUNAL E, UM PODER ARRASADOR DE JUSTIÇA IMPIEDOSA PARA NOS LIVRAS DESTA PRAGA POLÍTICA QUE NOS OPRIME DESAVERGONHADAMENTE SEM QUE HAJA UMA REAÇÃO VIOLENTA NECESSÁRIA. TENHO VERGONHA DESTES HOMENS, MULHERES E CRIANÇAS QUE CARECEM DE TODOS OS BENS QUE NOS SÃO OFERECIDOS PELA GRAÇA DE DEUS NO BANQUETE DA VIDA. GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO, COMENDADOR DE TOBIAS DE AGUIAR & JORNALISTA @X@X@X@X@

"EM AGOSTO DE 2017 MINHAS HOMENAGENS AO AUTOR DE MINHA VIDA MATERIAL" por GÉSNER LAS CASAS = RETALHOS D'ALMA = {NESTE MÊS DE AGOSTO DE 2017, MAIS UMA VEZ PRESTAREI MINHA HOMENAGEM AO MEU SAUDOSO E MUI'AMADO PAI, SEBASTIÃO LAS CASAS BRITO, O ALFAIATE TANGO, O AUTOR DE MINHA VIDA MATERIAL JUNTAMENTE AO AMOR DE MINHA AMADA MÃEZINHA, DONA ARACY BELIZÁRIO LAS CASAS} “UM INSTANTE EM UM DIA PARA LEMBRAR E HOMENAGEAR O AUTOR DE MINHA EXISTÊNCIA MATERIAL ENERGÉTICA E, FÍSICA ESPIRITUAL SOBRE A TERRA NO UNIVERSO SIDERAL INFINITO” - DOMINGO, 13 DE AGOSTO DE 2017 -<MESMO NAS OPORTUNIDADES MAIS ADVERSAS, MINHA AMADA MÃE ARACY BELIZÁRIO LAS CASAS, NOS DIZIA QUE DEVEREMOS SEMPRE AMAR HONRAR REVERENCIAR E RESPEITAR O AUTOR MATERIAL DE NOSSAS VIDAS TERRENAS, POR ESTRITA DETERMINAÇÃO DE DEUS QUE É O CRIADOR DE NOSSAS ALMAS EM ESPÍRITOS FEITOS A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA. NUNCA CHEGUEI A ENTENDER EM SUA TOTALIDADE AS DETERMINAÇÕES DO NOSSO CRIADOR. MAS, POR VIREM DOS LÁBIOS DA MULHER QUE ME OFERECEU SEU REGAÇO NO PRÓPRIO VENTRE PARA POSSIBILITAR-ME A VIDA TERRENA ATUAL QUE, PERMITIRÁ A VIDA ETERNA AO MEU ESPÍRITO, DEPENDENDO UNICAMENTE DO MEU PROCEDER AO SEGUIR AS DETERMINAÇÕES DAS LEIS DE DEUS ENQUANTO EXISTINDO EM CORPO MATERIAL PERECÍVEL. PELA COMPLEXIDADE DE NOSSAS VIDAS EM CORPOS FRÁGEIS QUE, SE TORNAM FORTES RESISTEM, PERMITINDO E POSSIBILITANDO CRIAR CONDIÇÕES DE AUTO SUSTENTAÇÃO PARA ESPÍRITOS ETERNOS APESAR DAS CRUEZAS DA NATUREZA E, DO ESPAÇO-TEMPO POR LIMITADO PERÍODO NA EXISTÊNCIA MATERIAL NESTA DIMENSÃO DO UNIVERSO SIDERAL INFINITO. POR TUDO ISTO E, POR MOTIVOS QUE AINDA DESCONHEÇO, RESOLVO SEGUIR ESTAS DETERMINAÇÕES AINDA QUE ME CAUSEM ESTRANHEZA E POSSAM PREOCUPAR OS QUE NOS OBSERVAM COM INDIFERENÇA DE SENTIMENTOS MAIS ELEVADOS. EM MINHAS RECORDAÇÕES TRAGO IMPORTANTES MOMENTOS VIVIDOS EM FAMÍLIA, ONDE MEU SAUDOSO PAI SE DESDOBRAVA EM ESFORÇOS PARA NOS DAR O SUSTENTO, CONFORTO, SEGURANÇA, DIGNIDADE E MUITO DE SEU AMOR DENTRO DE SUAS PRÓPRIAS CONDIÇÕES DE CIDADÃO COMUM. O SEU SEBASTIÃO LAS CASAS BRITO, OU SIMPLESMENTE O SEU TANGO, O ALFAIATE, TRABALHAVA DIUTURNAMENTE. E O QUE ERA PIOR, EM CONDIÇÕES COMPLETAMENTE ADVERSAS E, SEM APOIO DE QUEM QUE FOSSE PARENTE OU AMIGO-CONHECIDO CONTEMPORÂNEO. PORTANTO, MEU VELHO E SAUDOSO PAI, EU HOMENAGEEI TUA MEMÓRIA AFIRMANDO ORGULHOSO QUE A TUA LUTA FOI CERCADA DO BOM COMBATE E A VITÓRIA É NOSSA PAPAI QUERIDO. GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO, COMENDADOR DE TOBIAS DE AGUIAR & JORNALISTA

GÉSNER LAS CASAS

Enviado por LAS CASAS em 04/08/2017

Código do texto: T6074373

Classificação de conteúdo: seguro @X@X@X@X@

"RETALHOS D'ALMA" por GÉSNER LAS CASAS = EM NOSSA DESCENDÊNCIA DEUS ETERNIZA NOSSAS VIDAS NO UNIVERSO = Gésner Las Casas Brito: VOVÔS e VOVÓS BEIJO-LHES AS MÃOS e, AO ABRAÇAR-LHES EM SEUS CORPOS, UM TANTO DEBILITADOS E TALVEZ CANÇADOS PELO PESO DOS ANOS, O FAÇO COM TERNURA E CARINHO AFETUOSO, NESTA terça-feira, 26 DE JULHO DE 2.017, DATA ONDE MAIS UMA VEZ TODOS DEVEM RENDER HOMENAGENS ÀS SUAS VIDAS PRECIOSAS, SEM AS QUAIS, NÓS NÃO ESTARÍAMOS AQUI. FORAM MEUS ANTEPASSADOS TODOS, VOVÔS e VOVÓS, DESDE AS MUITAS GERAÇÕES ANTERIORES QUE ENFRENTARAM AS LUTAS E OS DRAMAS DE TODA UMA VIDA PARA POSSIBILITAR VIVERMOS O INSTANTE PRESENTE SEGUNDO A DETERMINAÇÃO DE DEUS PAI. VOLTANDO NO TEMPO-ESPAÇO DESEJO RECORDAR MEUS AVÓS MATERNOS E PATERNOS E MEUS PAIS QUERIDOS QUE, TORNARAM-SE AVÓS DE MEUS FILHOS E FILHAS, POSSIBILITANDO-ME SER TAMBÉM UM AVÔ E BISAVÔ ORGULHOSO. NESTE DOMINGO, EMBORA MEUS QUERIDOS NÃO TENHAMOS A POSSIBILIDADES DE ESTARMOS JUNTOS DE SEUS CORPOS DESFRUTANDO DO CALOR DE SUAS VIDAS TÃO PRECIOSAS, POSSO SENTIR VOSSA PRESENÇA SUAVE NOS OBSERVANDO COM CARINHO E CERTA SURPRESA POR ENTENDEREM QUE A VOSSA VIDA ETERNA PROMETIDA POR DEUS SOBREVIVE EM NÓS. HÁ SE POR UM DESCUIDO OU MILAGRE DE DEUS VOCÊS PUDESSEM SER ETERNOS ENTRE NÓS.

“EM MEUS SONHOS QUANDO ACORDADO, Quantas vezes já imaginei músicas, e as batuquei em minhas pernas com minhas mãos tortas. Imaginei palcos, imaginei luzes, imaginei acordes, solos, vozes, gritos, sentidos. Como pudemos ser tão bem sucedidos em sobreviver e, tão mal sucedidos em viver. POR ISSO MESMO, FAÇO DE TUAS PALAVRAS AS MINHAS CITAÇÕES: {-Como você vai querer seu café senhor?

=Com um pouco de amigos de infância. E COM SAUDADE GOSTOSA DOS QUE AINDA AMO!

-E como vai querer seus amigos de infância senhor?

=Com um pouco de café. E SE POSSÍVEL TODOS QUE AINDA ME AMAM!}

"VAMOS REPARTIR O PÃO COM QUEM DIVIDE A VIDA COM A GENTE" "QUE TAL DIVIDIR A MESA DO ALMOÇO E DO JANTAR COM NOSSOS SEMELHANTES DESFAVORECIDOS TEMPORARIAMENTE PELO DESEMPREGO E TOTAL INDIFERENÇA DOS POLÍTICOS-CORRUPTOS?" GÉSNER LAS CASAS RADIALISTA, ESCRITOR, ESCULTOR, PROTÉTICO, PINTOR & JORNALISTA GÉSNER LAS CASAS Enviado por LAS CASAS em 28/07/2017 Código do texto: T6067781 Classificação de conteúdo: seguro @X@X@X@X@

"RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS” por GÉSNER LAS CASAS = QUEM SOMOS DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE IREMOS? = <HOMO SAPIENS-SAPIENS: VOCÊ JÁ DEVE TER OUVIDO FALAR QUE NÓS, HUMANOS, SOMOS DESCENDENTES DOS MACACOS, NÃO É VERDADE? MAS ISSO É REAL? DESCUBRA COMO SURGIU O HOMO SAPIENS-SAPIENS. A PRÉ-HISTÓRIA CORRESPONDE AO PERÍODO DA HISTÓRIA QUE ANTECEDE A INVENÇÃO DA ESCRITA, DESDE O COMEÇO DOS TEMPOS HISTÓRICOS REGISTRADOS ATÉ APROXIMADAMENTE EM 3.500 a.C.. É ESTUDADA PELA ANTROPOLOGIA, ARQUEOLOGIA E PALEONTOLOGIA. TAMBÉM PODE SER CONTEXTUALIZADA PARA UM DETERMINADO POVO OU NAÇÃO COMO O PERÍODO DA HISTÓRIA DESSE POVO OU NAÇÃO SOBRE O QUAL NÃO HÁ DOCUMENTOS ESCRITOS. ASSIM, NO EGITO, A PRÉ-HISTÓRIA TERMINOU APROXIMADAMENTE EM 3.500 a.C., EMBORA ALGUMAS CULTURAS DA IDADE DA PEDRA TENHAM COEXISTIDO COM AS CIVILIZAÇÕES APÓS ESSA DATA E ALGUMAS TRIBOS ÁGRAFAS AINDA EXISTAM EM LOCAIS REMOTOS. A TRANSIÇÃO PARA A "HISTÓRIA PROPRIAMENTE DITA" SE DÁ POR UM PERÍODO CHAMADO PROTO-HISTÓRIA, QUE É DESCRITO EM DOCUMENTOS LIGEIRAMENTE POSTERIORES OU EM DOCUMENTOS EXTERNOS. O TERMO PRÉ-HISTÓRIA MOSTRA, PORTANTO, A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA PARA A CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL. UMA VEZ QUE NÃO HÁ DOCUMENTOS DESTE MOMENTO DA EVOLUÇÃO HUMANA, SEU ESTUDO DEPENDE DO TRABALHO DE ARQUEÓLOGOS, ANTROPÓLOGOS, PALEONTOLOGIA E GENÉTICA OU DE OUTRAS ÁREAS CIENTÍFICAS, QUE ANALISAM RESTOS HUMANOS, SINAIS DE SUAS PRESENÇAS E UTENSÍLIOS PRESERVADOS PARA TENTAR TRAÇAR, PELO MENOS PARCIALMENTE, SUA CULTURA, COSTUMES E CREDOS. HISTÓRIA DA INVESTIGAÇÃO SOBRE A PRÉ-HISTÓRIA: CHARLES DARWIN, CHAMOU A ATENÇÃO DOS CIENTISTAS DE SEU TEMPO, AO AFIRMAR QUE AS ESPÉCIES EVOLUÍRAM E QUE O HOMEM E OS PRIMATAS TÊM UM ANCESTRAL EM COMUM. EM 1823, FOI DESCOBERTO O PRIMEIRO FÓSSIL DE UM SER HUMANO MODERNO, EM 1829 DE UM HOMEM-DE-NEANDERTAL, EM 1848 E 1856 MAIS FÓSSEIS DE NEANDERTAIS. EM 1859, CHARLES DARWIN PUBLICOU A ORIGEM DAS ESPÉCIES. EM 1863 OS NEANDERTAIS SÃO CLASSIFICADOS. EM 1865, GREGOR MENDEL PUBLICA OS RESULTADOS DE SUAS EXPERIÊNCIAS GENÉTICAS E, ALGUMAS NÃO GENÉTICAS. PRIMÓRDIOS: HÁ CERTAS DÚVIDAS SOBRE QUAIS FORAM EXATAMENTE OS NOSSOS ANTEPASSADOS MAIS REMOTOS. OS SERES HUMANOS MODERNOS SÓ SURGIRAM HÁ 150 MIL ANOS. OS HUMANOS SÃO PRIMATAS E PERTENCEM AO GRUPO DOS GRANDES SÍMIOS, SENDO ORIGINAIS DA ÁFRICA. DEPOIS DOS ÚLTIMOS ANCESTRAIS EM COMUM COM O ORANGOTANGO HÁ 15 OU 14 MILHÕES DE ANOS, ÉPOCA DOS ANTEPASSADOS DE TODOS OS GRANDES SÍMIOS ATUAIS, COM O GORILA HÁ 10-8 MILHÕES DE ANOS, E COMO O CHIMPANZÉ, HÁ 7-5 MILHÕES DE ANOS. É NESSA ÉPOCA QUE O CONTINENTE AFRICANO SOFRE UMA SÉRIE DE MUDANÇAS. NAQUELA ÉPOCA TODA A ZONA EQUATORIAL ESTAVA COBERTA POR UMA SELVA TROPICAL, A ÁFRICA DE HÁ 8 MILHÕES DE ANOS ERA MAIS ÚMIDA QUE A ATUAL, MAS DEPOIS ACONTECERAM VÁRIAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS ATÉ QUE HÁ 7 MILHÕES DE ANOS A FLORESTA TROPICAL COMEÇOU A DIMINUIR. ENTRE 7 A 6 MILHÕES DE ANOS ATRÁS, SURGIRAM NA ÁFRICA DUAS ESPÉCIES QUE PERTENCERAM AOS PRIMÓRDIOS DA EVOLUÇÃO HOMÍNIDEA: FORAM O SAHELANTHROPUS TCHADENSIS COM UM MISTO DE CARATERÍSTICAS HUMANAS E, SÍMIAS, E O ORRORIN TUGENENSIS JÁ BÍPEDE. MAS, DO QUAL NÃO SE SABE O TAMANHO DO CÉREBRO, QUE NO SAHELANTHROPUS ERA DE 320–380 CM CÚBICOS. OS HOMÍNIDEOS DA ÉPOCA FORAM ENCONTRADOS NA ETIÓPIA E TANZÂNIA, OU SEJA NA ÁFRICA ORIENTAL. SEGUIRAM-SE A ESSES PRIMEIROS HOMÍNIDEOS OS ARDIPITHECUS, TENDO OS ARDIPITHECUS RAMIDUS EXISTINDO HÁ 5,5 ATÉ 4 MILHÕES DE ANOS, E MAIS TARDE, HÁ 4,1 MILHÕES DE ANOS ATÉ HÁ 1,3 MILHÕES, VIVERAM OS AUSTRALOPITHECUS, DESCENDENTES DOS ARDIPITHECUS. AUSTRALOPITHECUS: OS AUSTRALOPITECOS TINHAM CÉREBROS MAIORES, PERNAS MAIS LONGAS, BRAÇOS MENORES, E TRAÇOS FACIAIS MAIS PARECIDOS COM OS NOSSOS. OS AUSTRALOPITHECUS VIVIAM EM GRUPOS CONSTITUÍDOS POR VÁRIAS DEZENAS DE INDIVÍDUOS, QUE VIVIAM EM CONSTANTE DESLOCAMENTO. OS GRUPOS DISPERSAVAM-SE QUANDO A SECA CHEGAVA E A COMIDA ESCASSEAVA. OS AUSTRALOPITHECUS TINHAM PROVAVELMENTE O CONCEITO DE CASAIS, MAS NÃO O DE FAMÍLIA. O GÊNERO HOMO HABILIS SAPIENS: HÁ 2,5 MILHÕES DE ANOS SURGE O GÊNERO HOMO, HOMO HABILIS NA ÁFRICA ORIENTAL, QUE COMEÇAM A USAR FERRAMENTAS DE PEDRA TOTALMENTE FEITAS POR ELES, CARACTERÍSTICA DO PALEOLÍTICO, E A CARNE PASSA A SER MAIS IMPORTANTE NA SUA DIETA. ERAM CAÇADORES, MAS TAMBÉM ERAM NECRÓFAGOS E HERBÍVOROS. E TINHAM UM CÉREBRO MAIOR DE 590–650 CM CÚBICOS, E BRAÇOS COMPRIDOS. HAVIA OUTRAS ESPÉCIES COMO O HOMO RUDOLFENSIS QUE TINHA UM CÉREBRO MAIOR E ERA BÍPEDE E EXISTIU DURANTE A MESMA ÉPOCA QUE O HOMO HABILIS. HÁ DOIS MILHÕES DE ANOS SURGIU O HOMO ERECTUS DE CONSTITUIÇÃO FORTE, COM UM CÉREBRO MUITO MAIOR, 810–1250 CM CÚBICOS, ROSTO LARGO E FOI O PRIMEIRO HOMINÍDEO A MOVER-SE PARA FORA DE ÁFRICA, INDO PARA NORTE E PARA ESTE HÁ 1,8 MILHÕES DE ANOS, EXISTINDO TAMBÉM NA ÁSIA E EUROPA, ATÉ HÁ 500 MIL ANOS. É O PRIMEIRO A USAR O FOGO. HÁ 300 MIL ANOS JÁ TINHA ESTRATÉGIAS ELABORADAS DE CAÇA A MAMÍFEROS CORPULENTOS. A ERA GLACIAL COMEÇOU HÁ 1,5 MILHÕES DE ANOS E O NÍVEL DO MAR DESCEU 90 METROS. PARTIDA DE ÁFRICA: MIGRAÇÕES HUMANAS EM TODO O GLOBO TERRESTRE: OS NÚMEROS INDICAM OS MILÊNIOS ANTES DA NOSSA ERA. HÁ UNS 50 MIL ANOS, OS SERES HUMANOS LANÇARAM-SE À CONQUISTA DO PLANETA EM DIFERENTES RUMOS DESDE ÁFRICA. UM RUMO ALCANÇOU A AUSTRÁLIA. A OUTRA CHEGOU A ÁSIA, PARA LOGO SE DIVIDIR EM DOIS, UMA A EUROPA, E A OUTRA CAMINHOU ATÉ CRUZAR O ESTREITO DE BERING E CHEGOU À AMÉRICA. AS ÚLTIMAS ÁREAS A SER POVOADA FORAM AS ILHAS DA POLINÉSIA, DURANTE O PRIMEIRO MILÊNIO D.C.. OS NEANDERTAIS ERAM ROBUSTOS, COM UM CÉREBRO GRANDE, E VIVIAM NA EUROPA E OESTE DA ÁSIA. SOBREVIVERAM ATÉ 24 MIL ANOS ATRÁS E COEXISTIRAM COM OS MODERNOS HOMO SAPIENS-SAPIENS, E PODIAM MESMO ACASALAR COM ELES, SE BEM QUE A SUA DESCENDÊNCIA ACABAVA POR TER PROBLEMAS DE FERTILIDADE. ORIGEM DOS HOMENS MODERNOS. HOMEM DE CRO-MAGNON: A ORIGEM DO HOMO SAPIENS ATUAL É BASTANTE DISCUTIDA, MAS A MAIORIA DOS CIENTISTAS APOIA A TEORIA DA EVA MITOCONDRIAL, APOIADA POR TESTES GENÉTICOS, EM VEZ DA TEORIA EVOLUÇÃO MULTIRRACIONAL QUE DEFENDE QUE, OS SERES HUMANOS MODERNOS EVOLUÍRAM EM TODO O MUNDO AO MESMO TEMPO A PARTIR DAS ESPÉCIES HOMO LÁ EXISTENTE E QUE SE REPRODUZIRAM ENTRE SI DURANTE AS VÁRIAS MIGRAÇÕES QUE SUPOSTAMENTE FIZERAM. OS PRIMEIROS FÓSSEIS TOTALMENTE HUMANOS FORAM ENCONTRADOS NA ETIÓPIA, E ESTIMA-SE QUE VIVERAM HÁ 160 MIL ANOS. A TEORIA DA EVA MITOCONDRIAL CONSIDERA QUE HOUVE UMA SEGUNDA VAGA DE ESPÉCIMES HOMO, DESTA VEZ HOMENS MODERNOS, HÁ CERCA DE DUZENTOS MIL ANOS ATRÁS, E QUE TODOS OS SERES HUMANOS DESCENDEM DE UM GRUPO MUITO REDUZIDO DE MULHERES DESTA ÉPOCA. HÁ 75 MIL ANOS A POPULAÇÃO HUMANA DEIXOU DE CRESCER, MUITO PROVAVELMENTE DEVIDO À CATÁSTROFE DE TOBA, UMA EXPLOSÃO VULCÂNICA, QUE, SEGUNDO ALGUNS CIENTISTAS, ATE FEZ A POPULAÇÃO DESCER PARA 10 MIL. CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO: A ORIGEM DA FALA HUMANA TEM SIDO MUITO CONTROVERSA. MAS APESAR DO HOMO HABILIS E HOMO ERECTUS JÁ TEREM ALGUMA, HOUVE UMA EVOLUÇÃO HÁ POSSIVELMENTE 250 MIL ANOS ATRÁS, MAS O GRANDE SALTO EM FRENTE SÓ OCORREU HÁ 40 MIL ANOS, QUANDO OS SERES HUMANOS MODERNOS DESENVOLVERAM UMA LINGUAGEM SEMELHANTE À NOSSA. POR KATHARYNE BEZERRA EM 19/08/2015. VOCÊ JÁ DEVE TER OUVIDO FALAR QUE NÓS, HUMANOS, SOMOS DESCENDENTES DOS MACACOS, NÃO É VERDADE? MAS ISSO É REALMENTE VERDADE? NESTE ARTIGO VAMOS ENTENDER MELHOR A DENOMINAÇÃO DE HOMO SAPIENS-SAPIENS, MAS ANTES VAMOS VIAJAR NO TEMPO E TENTAR COMPREENDER TODA ESSA EVOLUÇÃO QUE ENVOLVE OS ANCESTRAIS DOS SERES HUMANOS. A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HOMO: SE COMPARARMOS OS HUMANOS, COM OUTRAS ESPÉCIES DE ANIMAIS NO GLOBO TERRESTRE, PODE-SE PERCEBER QUE OS HOMENS SÃO RELATIVAMENTE NOVOS NO PLANETA. ISSO OCORRE PORQUE ESTUDOS ARQUEOLÓGICOS E, PALEONTOLÓGICOS, ESTUDOS FEITOS COM FÓSSEIS, DEMONSTRAM QUE TODOS OS SERES VIVOS PASSARAM POR UM PROCESSO DE SELEÇÃO NATURAL, EM QUE SÓ OS MAIS ADAPTÁVEIS ÀS TRANSFORMAÇÕES DA NATUREZA E DO MEIO PODERIAM SOBREVIVER E DEIXAR HERDEIROS DE SUAS CARACTERÍSTICAS. DA MESMA FORMA OCORREU COM O HOMEM MODERNO OU, CIENTIFICAMENTE FALANDO, O HOMO SAPIENS-SAPIENS. OS HUMANOS ATUAIS POSSUEM ALGUNS PARENTES MAIS PRÓXIMOS AINDA VIVOS, SÃO OS GORILAS E OS CHIMPANZÉS. PORÉM, OS HUMANOS NÃO EVOLUÍRAM A PARTIR DESSES MACACOS. O QUE OCORRE, ENTRETANTO, É QUE OS HOMENS MODERNOS COMPARTILHAM COM ESSES PRIMATAS UM ANCESTRAL EM COMUM. PARA ENTENDER MELHOR A EVOLUÇÃO DA NOSSA ESPÉCIE É PRECISO CONHECER AS ANTERIORES, COMO O AUSTRALOPITHECOS, HOMO HABILIS, HOMO ERGASTER E HOMO ERECTUS, HOMO NEANDERTHALENSIS E, POR FIM, O HOMO SAPIENS, A ÚLTIMA GERAÇÃO ANTERIOR AO HOMO SAPIENS-SAPIENS. HOMO SAPIENS-SAPIENS: OS FÓSSEIS DOS AUSTRALOPITHECOS FORAM ENCONTRADOS NA ÁFRICA, ONDE VIVERAM HÁ APROXIMADAMENTE TRÊS MILHÕES DE ANOS. ERAM BÍPEDES, MORAVAM EM CAVERNAS E SÓ CONSEGUIAM MANIPULAR INSTRUMENTOS RÚSTICOS. O HOMO HABILIS SE DIFERE DO ANTERIOR PELO FATO DE POSSUIR UMA HABILIDADE COM OS INSTRUMENTOS CORTANTES, E A PARTIR DE ENTÃO TEM UMA DIETA CARNÍVORA. O HOMO ERGASTER E O HOMO ERECTUS POVOARAM NÃO SÓ A ÁFRICA COMO TAMBÉM A ÁSIA, TENDO, PORTANTO, A CARACTERÍSTICA DE NÔMADES. COMO ESSES SE LOCOMOVIAM FOI POSSÍVEL ADOTAR UMA POSTURA MAIS ERETA. ALÉM DISSO, CAÇAVAM COM MAIS HABILIDADE E CONSTRUÍRAM SUAS PRÓPRIAS CASAS. A GRANDE CONQUISTA DESSA ESPÉCIE FOI A DOMINAÇÃO DO FOGO. JÁ O HOMO NEANDERTHALENSIS POSSUI TAL NOMENCLATURA PORQUE SEUS FÓSSEIS FORAM ENCONTRADOS NA CIDADE DE NEANDER, NA ALEMANHA. SENDO ASSIM, HABITARAM BOAS PARTES DA EUROPA E TAMBÉM DA ÁSIA. ACREDITA-SE QUE ESSA ESPÉCIE FOI EXTERMINADA PELO HOMO SAPIENS, ESSE, POR SUA VEZ, É O QUE MAIS SE ASSEMELHA AO HOMEM MODERNO. JÁ SE COMUNICAVA COM UMA LINGUAGEM FALADA E TAMBÉM ERAM HÁBEIS CAÇADORES DE ANIMAIS DE GRANDE PORTE. POR FIM, SURGIRAM HÁ 40 MIL ANOS ATRÁS O HOMO SAPIENS-SAPIENS, QUE POR SUAS HABILIDADES ALTAMENTE DESENVOLVIDAS PODIAM DOMINAR MELHOR A NATUREZA E ASSIM ADAPTÁ-LA AO SEU MODO DE VIDA. ESTE TEXTO SE APROFUNDA, JUSTAMENTE, NESSA ESPÉCIE. VEJAMOS A SEGUIR. O INCRÍVEL HOMO SAPIENS-SAPIENS: O HOMO SAPIENS-SAPIENS É, NA VERDADE, UMA SUBESPÉCIE DO HOMO SAPIENS. ALÉM DISSO, PERTENCE AO REINO ANIMÁLIA, DO FILO CHORDATA E, SUBFILO VERTEBRATA. É DA CLASSE MAMMALIA, DE ORDEM PRIMATA E SUBORDEM ANTROPOIDEA. SUA SUPERFAMÍLIA É A HOMINÍDEA E A FAMÍLIA HOMINÍDEA, SENDO DO GÊNERO HOMO. O SIGNIFICADO DO NOME DADO A ESSA SUBESPÉCIE É “HOMEM QUE SABE O QUE SABE”, O QUE FAZ REFERÊNCIA A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DESSES SERES: O PENSAMENTO. AS OUTRAS ESPÉCIES VIVIAM DA CAÇA E, ERAM UNIFICADAS EM PEQUENOS GRUPOS NÔMADES. UMA DIFERENÇA ENTRE ESSAS E O HOMEM ATUAL É QUE ESSE ÚLTIMO APRENDEU A PRODUZIR SEU PRÓPRIO ALIMENTO, SURGINDO ASSIM A AGRICULTURA E AS SOCIEDADES. POR ISSO, SÃO VISTOS COMO ALÉM DE CAÇADORES, MAS TAMBÉM AGRICULTORES. E JUNTO A ESSA PRÁTICA APARECEM OUTRAS FORMAS DE VIDA E DE SE RELACIONAR COM A SOCIEDADE. OS MEMBROS DESSA SUBESPÉCIE POSSUEM UM CÉREBRO MUITO DESENVOLVIDO, SE COMPARADO COM OS SEUS ANCESTRAIS. COM ISSO, A CAPACIDADE DE RACIOCÍNIO, LINGUAGEM, INTROSPECÇÃO E, A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS É AVANÇADA. POR POSSUIR UM CORPO COMPLETAMENTE ERETO, A POSSIBILIDADE DE USAR OS BRAÇOS E, AS MÃOS HUMANAS PARA MANIPULAR OS OBJETOS FORAM DESENVOLVIDAS, O QUE PERMITIU QUE O MEIO FOSSE ADAPTADO AS VONTADES E ANSEIOS DO HOMEM. A AUTOCONSCIÊNCIA, RACIONALIDADE E A SABEDORIA DIFEREM O HOMO SAPIENS NÃO SÓ DOS SEUS ANCESTRAIS, MAS DE TODOS OS SERES VIVOS QUE HABITAM O PLANETA TERRA. A SOCIEDADE HUMANA SE CONSTRUIU E ATUALMENTE PODEMOS UTILIZAR DIVERSOS SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO, COMO O VERBAL, GESTUAL E ESCRITO, SENDO POSSÍVEL A TORCA DE IDEIAS, AS FORMAS DE EXPRESSÃO E ATÉ UMA MELHOR FORMA DE ORGANIZAR O SOCIAL. A PARTIR DESSA NOVA ESPÉCIE, OS HUMANOS PUDERAM CRIAR GRUPOS QUE COOPERAM E TAMBÉM SÃO CONCORRENTES, À EXEMPLO DAS FAMÍLIAS E ATÉ NAÇÕES. A SOCIEDADE TAMBÉM CRIOU UMA SÉRIE DE TRADIÇÕES PARA QUE FOSSEM CULTUADAS DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO POR MEIO DO QUE CONHECEMOS HOJE COMO CULTURA. SÃO VALORES SOCIAIS E ÉTICOS, BELEZA E ESTÉTICA, A CRIAÇÃO DA ARTE, MÚSICA E LITERATURA, RELIGIÕES, CIÊNCIAS E MITOLOGIA, TODAS ESSAS ESFERAS COMPÕE A VIDA DE UM HOMEME MODERNO, QUE APESAR DE NOVO JÁ ESTÁ NA TERRA HÁ APROXIMADAMENTE 40 MIL ANOS. VÉNUS DE WILLENDORF, A MAIS FAMOSA ESTÁTUA PALEOLÍTICA: A VÉNUS DE WILLENDORF, HOJE TAMBÉM CONHECIDA COMO MULHER DE WILLENDORF, É UMA ESTATUETA COM 11,1 CM, 4 3/8 POLEGADAS, DE ALTURA REPRESENTANDO ESTILISTICAMENTE UMA MULHER, DESCOBERTA NO SÍTIO ARQUEOLÓGICO DO PALEOLÍTICO SITUADO PERTO DE WILLENDORF, NA ÁUSTRIA, C. DE 2500 A 2000 A.C. FOI DESENTERRADA EM 8 DE AGOSTO DE 1908, PELO ARQUEÓLOGO JOSEF SZOMBATHY. ESTÁ ESCULPIDA EM CALCÁRIO OOLÍTICO, MATERIAL QUE NÃO EXISTE NA REGIÃO, E COLORIDO COM OCRE VERMELHO. EM 1990, APÓS UMA REVISÃO DA ANÁLISE ESTRATIGRÁFICA DESTE SÍTIO ARQUEOLÓGICO, ESTIMOU-SE QUE TIVESSE SIDO ESCULPIDA HÁ 22000 OU 24000 ANOS. POUCO SE SABE SOBRE A ORIGEM, MÉTODO DE CRIAÇÃO E SIGNIFICADO CULTURAL. NESSE VÍDEO “A IDADE DOS METAIS” CUJA PRODUÇÃO, EDIÇÃO E, NARRAÇÃO É DO PROFESSOR CESAR MOTA ESTÁ DISPONÍVEL NO YOUTUBE É UM RESUMO MUITO DIDÁTICO E ÚTIL PARA ENTENDER ESSE CAPÍTULO IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO DA TÉCNICA E A TECNOLOGIA A SERVIÇO DO TRABALHO HUMANO. TRATA-SE DO PERÍODO DE TRANSIÇÃO ENTRE O FIM DA PRÉ-HISTÓRIA HUMANA E A ALVORADA DA HISTÓRIA. ->NOSSA OPINIÃO: SERÍAMOS OBRA DO ACASO? AINDA, SEREMOS RESULTADO DA EVOLUÇÃO NATURAL DAS ESPÉCIES? OU FINALMENTE, SOMOS A CRIAÇÃO DIVINA PARA POVOAR E ENCANTAR O UNIVERSO DE DEUS?

A RESPOSTA ESTÁ POR VIR.

GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO, COMENDADOR DE TOBIAS DE AGUIAR & JORNALISTA

GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO, COMENDADOR DE TOBIAS DE AGUIAR & JORNALISTA

GÉSNER LAS CASAS

Enviado por LAS CASAS em 23/07/2017

Código do texto: T6062438

Classificação de conteúdo: seguro

LAS CASAS
Enviado por LAS CASAS em 05/08/2017
Reeditado em 05/08/2017
Código do texto: T6075277
Classificação de conteúdo: seguro