Avanço tecnológico-Preocupante ou não?

Me peguei pensando em minha sala de aula do curso de Automação Industrial, ouvindo meu professor falar entusiasticamente sobre os avanços da A.I. (Tecnologia Artificial ), sim não é um filme de ficção científica, hoje é falado e visto muito em cursos de tecnologias e bacharelados esses termos, que já estão sendo usados em muitas plantas industriais, ou seja, um planta industrial se habituar sozinha com a rotina que ela é exposta, sem ninguém colocar a mão, um exemplo bem citado pelo meu professor, é essa inteligência artificial colocada em um software e sua missão era ver um vídeo até quase o final, assim tentar acertar o que aconteceria no fim, ela errou, mas após várias repetições mudando de vídeo, começou a não errar mais, podia mudar de vídeo que seu palpite era sempre certo,eu achei assustador.Enfim, tudo isso me fez refletir, o que será que meus netos estarão passando, numa era que, em minha visão, que pode ser chamado de surrealista, sim posso estar errado, porém pode ser que ele esteja em uma realidade que as fábricas substituíram por completo suas mãos de obras não especializadas por processos automatizados, por robôs.

Então é uma grande duvida, um grande vazio o resultado de todos esse avanço desenfreado, estamos chegando muito perto de filmes que antes meus pais viam e achavam pura ficção.Vemos grandes autores como George Orwell, Aldous Huxley,que retrataram em suas obras uma visão futurística.Em 1984 do Orwell ele da uma visão bem mais simplista, falando tecnologicamente que Huxley em admirável mundo novo, que passa em 2540, porém ambos dando uma visão totalmente pessimista, assim vemos em vários filmes futurísticos e até jogos de videogames, que mostram a humianidade totalmente acabada pela sua própria criação, mas aí estaríamos entrando realmente no surreal.Contudo,vimos várias vezes a humanidade se destruindo por meio de sua tecnologia, por exemplo, quanto foi inventado o avião, logo o utilizaram como arma bélica,ou também algo mais recente, as ameaças da Coreia do Norte com suas bombas.Porém falando e se baseando mais na realidade e na indústria, que não é algo recente, vimos isso acontecer fazem décadas já, ou talvez desde a revolução industrial, o desemprego da mão de obra não especializada, contudo sabemos que isso foi se agravando e está cada vez mais agravante e não vemos em nenhum lugar discussões relacionadas a isso, pesquisem no google, verão apenas alguns artigos acadêmicos com esse assunto.

Pensando em tudo isso resolvi deixar essa questão, que fiquei refletindo em toda a aula, mesmo com aquelas desculpas para você da área de desenvolvimento tecnológico se sentir melhor, falando que o emprego não se perde, apenas se altera, às vezes penso que essa frase seria, a energia não se perde, apenas se altera, pois é, poderiam ter sidos mais criativos, ou isso é para o bem dos empregados, você está tirando ele da área insalubre da empresa, para ele ter uma melhor qualidade de vida, sem movimentos repetitivos e é claro melhor não ficar com dor, o emprego não tem importância.Lógico que tudo isso poderia estar atrelado ao bem estar do empregado, as máquinas poderiam vir apenas para auxiliar, entretanto o empresário está pensando além disso, muito além, aliás bem perto dele, seu bolso.Claro um empregado não consegue ser tão rápido quanto um braço robótico, não consegue ter a mesma precisão, além disso reclama, pede comida e ainda por cima pode te processar por algo errado, ou seja, empresário não está ligado com as causas sociais, ou com a vida do empregado, está ligado diretamente a fazer dinheiro, quando mais produto em menos tempo, mais renda e menos empregados para pagar.Poderiam quebrar essa fala minha com a questão que grandes empresas multinacionais estão investindo na educação do funcionário, no bem estar, deixando o ambiente mais agradável, até com poltronas de massagens, mas é óbvio, ninguém é bondoso no meio dos negócios, eles querem maior rentabilidade do empregado,ou seja, com esse mudo totalmente voltado ao capital onde se vê dinheiro fazendo dinheiro, fortunas amarradas a nada que é de sólido, só mostra que a importância realmente é apenas o lucro,antes que me chamem de comunistas por todos esses comentários, podem ver hoje em dia economistas neoliberalistas comentando exatamente a mesma coisa, sobre esse perigo, dos dinheiros “voando” por ai.

Aonde quero chegar com isso? Simples.Indo diretamente ao ponto, não precisa ser tão esperto para perceber que a mão de obra especializada tem menos demanda que a não especializada, o que eu quero dizer com isso? Novamente, simples.No lugar onde trabalha 100 pessoas, por exemplo, foi automatizado, hoje em dia não trabalha nenhuma mais dessas 100, apenas contrataram um tecnólogo para monitorar a planta e os mecânicos e eletricistas tem um trabalho a mais de manutenção.Digamos que desses cem, todos foram estudar,tudo bem.Mas pense comigo, vamos dizer que isso seja uma reação em cadeia, se no lugar de 100 ficou 1, então quer dizer que precisaria de cem alas, para comportar esses profissionais especializados ou 100 diferentes empresas, agora imagine isso no âmbito mundial.Lógico, em países subdesenvolvidos a mão de obra humana, totalmente explorada sai mais barato, lógico, chineses ganhando centavos para trabalharem 12 horas por dia. Ou multinacionais explorando mão de obra barata em outros países, porque automatizar gera gastos e às vezes um gasto permanente,citando algo aleatório, um salário de um engenheiro.Vendo por esse ângulo consegue imaginar aonde quero chegar?Não,repetindo de novo,é simples.Desempregos cada vez maiores, e empresários cada vez gastando menos em mão de obra humana,alas de empresas se movendo sozinhas,países que não tem boa igualdade no estudo, tendo uma massa de pessoas estagnadas no tempo, procurando empregos que talvez nunca substituirão nossa mão, por exemplo, limpeza, obras, garçons.È até hilário,mas querem tirar até o emprego do barman, sim tem projeto de um braço robótico coqueteleiro.Pensando em maneira ampla, a área acadêmica talvez cresceria, pois teria sim maior demanda de pessoas, ou não, fico bem em duvida nessa área,você o que acha? Porque teríamos que analisar o que foi dito, e pessoas que não tem contato com os estudos, aumentariam essas pessoas, pois faltaria empregos?

È assustador imaginar tudo isso, cada vez mais que você analisa,acha algo pra se acrescentar e sempre algo de ruim.Vendo bem de perto algo que não precisa de muito para se notar, é a grande ponta da pirâmide social se destacando ainda mais das demais,grandes empresas engolindo as menores,então, pensando bem afundo, na maneira mais econômica e imaginando a roda do capital, teria uma grande crise econômica, pois alto desemprego, quer dizer sem consumo, sem consumo não a demanda e sem demanda não a capital.Não consigo ver nada além da imagem do filme B13 em minha cabeça, a periferia totalmente isolada dos demais e da localidade das empresas e moradias burguesas.

Posso estar sendo totalmente sensacionalista, até porque poucos se atreveram a dar esses chutes analíticos, tudo que ocorrerá com esse avanço estará cada vez mais visto no dia a dia, isso é, se você ver que além do whatsapp existe um mundo ao redor, então o que cabe a nós talvez seja assistirmos de braços cruzados essa “ briga de foice” entre o lucro e a sociedade, talvez o sensacionalismo nesse texto, seja apenas uma realidade cotidiana para nossos herdeiros.Antes que falem,realmente é bem contraditório eu ser um tecnólogo e estar abordando isso.

Caio D Tardeli
Enviado por Caio D Tardeli em 22/09/2017
Reeditado em 22/09/2017
Código do texto: T6121281
Classificação de conteúdo: seguro