Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Povo Heróico

O povo brasileiro vem sendo apresentado a supostos "heróis" desde a chegada dos portugueses, depois  no primeiro reinado, a  nova república, chegando aos dias atuais; quando começam as campanhas eleitorais, contudo nenhum deles conseguiram exterminar as desigualdades  e muitas vezes se revelaram como verdadeiros "bandidos".

Inicialmente os jesuítas chegaram pregando salvação aqueles que nem conheciam o pecado. Justificando todo o tipo de violência, quando resistiam a catequese.

Depois, no primeiro reinado, D. Pedro proclamou a independência do Brasil, mas qual independência se permaneceu a estrutura  política  monárquica, sendo o rei  um  português.

Através de um golpe militar, o Brasil foi governado por Getúlio Vargas, um populista que foi chamado de pai dos pobres e implantantou a ditadura do Estado Novo.

Com Juscelino Kubitschek, o plano desenvolvimentista- 50 anos em 5- resultou na redução do poder de compra da população, devido a alta inflação ocasionada pelo endividamento externo.

No final da década de 80, com a Constituição de 1988, dando Direitos ao  Cidadão, o brasileiro começou a aspirar por um governante que iria combater a corrupção escolhendo para presidente, Fernando Collor de Melo; porém o Plano Brasil Novo, o chamado Plano Collor I, atingiria até a classe média e alta com a apropriação dos seus investimentos feitos em poupança.

Finalmente, chega ao governo um candidato da esquerda, renova as esperanças dos marginalizados, de que ele presidiria em seu favor. Todavia, o que ocorreu foi uma série de escândalos e ele se dizendo não saber de nada.

Nesse contexto histórico muitos cidadãos deixaram de acreditar em super-heróis, quando surgem em propagandas eleitorais, dizendo possuir poder de alterar a realidade brasileira. Precisamos acreditar no que dizemos no Hino Nacional :"de um povo heróico o brado retumbante". E reconhecermos que nós somos os verdadeiros heróis diante dessa realidade e eliminarmos os falsos heróis que enriquecem  utilizando os sonhos populares.
Diliane Monteiro
Enviado por Diliane Monteiro em 27/08/2007
Reeditado em 04/09/2007
Código do texto: T625452

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Diliane Monteiro
Belém - Pará - Brasil, 34 anos
40 textos (2666 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/08/17 13:19)
Diliane Monteiro