Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Vencer ou Competir?

A vitória na vida ou no esporte é resultado de um processo de superação, no qual o indivíduo ou um grupo de indivíduos irão romper barreiras para alcançar o seu máximo na competição que estiverem participando.

Na Idade Antiga, os jogos helênicos tinham no esporte um meio de desenvolver o físico e a moral, sem se preocupar com a superação dos tempos, das distâncias, dos pesos ou pontos para se tornarem campeões. Romper barreiras individuais significava a aproximação de uma condição divina.

Em nossa sociedade, vencer na vida é através do acúmulo de bens materiais e ostentação de poder. É vencedor aquele sujeito que possui carro do ano, veste-se com grifes e frequenta lugares badalados, sem questionar como ele conseguiu tudo isso.

Tanto a vida quanto o esporte, acompanharam as transformações ocorridas na sociedade, refletindo em seu ambiente os avanços científicos, tecnológicos e os valores criados pelos indivíduos. O esporte é um agente socializador, quando o atleta conquista a vitória é premiado com um imenso prestígio e poder social, nacional e até internacional, que caberiam as palavras do escritor francês Jean Prévost que diz: “ os gregos treinavam para se adaptar à sua civilização, nós treinamos para suportar a nossa”.

Com a modificação dos valores, devemos perguntar se todos os atletas que não alcançaram o 1º lugar são realmente derrotados ou aqueles que não enriqueceram são verdadeiros perdedores, quando conduzem a sua vida honestamente, sem corromper os valores morais e éticos. Então, ser considerado vencedor depende dos valores de cada indivíduo, pelo que considera mais importante.
Diliane Monteiro
Enviado por Diliane Monteiro em 29/08/2007
Reeditado em 02/05/2008
Código do texto: T629909

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Diliane Monteiro
Belém - Pará - Brasil, 34 anos
40 textos (2674 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/10/17 06:36)
Diliane Monteiro