Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Caminhando com a violência e a busca de soluções...

Antes de Cristo, depois,  a violência avança em  cenários  diferentes, por homens em busca de poder.
Na antiga Grécia, os filósofos  buscavam maneiras de conter esse mal e a educação já era apontada  como solução para que houvesse transformações na conduta humana. Defendiam o freio  do entendimento, a retidão nas ações,  o bom senso no convívio em sociedade. Assim, haveria mudanças que ocasionaria uma vida mais justa para todos que desejassem o seu bem estar e do seu  próximo.
Se  fizermos um passeio  pela história  da humanidade, observaremos que batalhas  foram travadas em disputas por terras, ouro, prata, enfim, pelo acumulo de bens materiais. O que importava na realidade era que seus objetivos fossem alcançados.
E o que dizer da pior forma de violência, a  escravidão,  que sempre predominou. E  como  não deixar de citar o sentimento de ódio que  continua a germinar dentro de cada homem que subjugado pela injustiça, desamparado, fazem uso da violência como forma de vingança. Assim  sendo, caminham desgraçando cada vez mais suas vidas e do seu próximo. Sem deixar de falar na  ostentação que continua sendo  o reflexo do orgulho,  sustentado por dogmas. E desta maneira, executam,  objetivando sustentar seus privilégios, violentando o direito de igualdade entre os povos.
Hoje, em pleno século XXI, continuamos vivenciar  esse caos que aniquila sonhos, interrompem projetos, nos aprisiona. Certamente, se não existisse os guerreiros  que defendem a educação como remédio  para o fim da violência, o que seria de nós?

          Maria Eugenia – 20/10/2007.
camomila
Enviado por camomila em 20/10/2007
Código do texto: T702844
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Maria Eugenia Oliveira Chiaretti). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
camomila
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
255 textos (10835 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/10/17 05:11)
camomila