Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Emanações mágicas (...?) do poder? Ou a força do direito e o direito da força?

Marcos Barbosa

Se é que todo poder emana do povo, como diz a nossa Constituição, o que aconteceria se este poder fosse filtrado legitimamente pela imprensa, antes de ser exercido por algum
"mágico", que se fazendo de político,  consegue absorver para
si estas "emanações"? Esta filtragem vem acontecendo, ou deveria acontecer... Após a redemocratização, na medida em que o jornalismo interativo  passa a conquistar espaço na imprensa.
       Mas aí vem outra questão crucial, que reside na força do direito e no direito da força.
       Assim como  o bem sempre vence o mau, a força do direito  também vence o direito da força. Não existe apoio legal ou moral para  o abuso do direito da força ou o mau  uso  do  poder conferido a alguma autoridade.
Vereador, prefeito, policial, juiz, promotor de justiça, deputado, senador, governador, desembargador, ministro dos tribunais superiores, do Supremo Tribunal  e até o presidente da República  , devem obedecer a supremacia da lei.
O Estado de Direito , qualquer que seja o modelo econômico social adotado , exige cidadãos civilizados. Isto é, que tenha consciência dos seus direitos e deveres civis, para que possam reclamar direitos e cumprir deveres legítimos.
Um bom exemplo  é o pagamento de impostos e a cobrança de obras, quando o prefeito está trabalhando; outro exemplo disto é o direito de votar e ser votado na cidade que escolheu para morar ou exercer uma atividade econômica  útil à população.

                           
                                PASSANDO O CHAPÉU:


Agência 01616
Banco 232 - Bradesco
Conta corrente 0674315-3
Favorecido: Marcos Aurélio Barbosa da Silveira

Agradecemos todas a contribuições depositadas no "chapéu" que foi substituido pela conta bancária acima.

ANTIGAMENTE HAVIA UM MÉTODO SIMPLES DE FINANCIAMENTO POPULAR DA ARTE, PASSANDO O CHAPÉU. ARTISTAS, POETAS E ATÉ ALGUNS ESCRITORES, APÓS A APRESENTAÇÃO DE SUA PRODUÇÃO LITERÁRIA OU ARTÍSTICA PASSAVAM O CHAPÉU PARA OS OUVINTES, QUE OFERTAVAM A SUA CONTRIBUIÇÃO  EM PRAÇA PÚBLICA E ATÉ EM FESTAS PARTICULARES.
OS TEMPOS MUDARAM E OS COSTUMES SÃO OUTROS... ENTÃO ESTAMOS TENTANDO ARRECADAR A CONSTRIBUIÇÃO DOS LEITORES QUE GOSTAM DE NOSSOS TEXTOS PARA POSSIBILITAR A  PUBLICAÇÃO DE NOSSOS LIVROS NA VERSÃO IMPRESSA.
SABE-SE QUE LIVRO NÃO DÁ LUCRO PARA ESCRITOR INICIANTE, MAS MESMO ASSIM O NOSSO SONHO DE CRIAR UMA FUNDAÇÃO E DEIXAR UM PEQUENO LEGADO CULTURAL PARA AS GERAÇÕES FUTURAS NÃO ACABOU. UM PROJETO QUE PRETENDEMOS FINANCIAR É A PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE UM JORNAL DE CONTEÚDO EDUCATIVO/ CULTURAL NAS  ESCOLAS PÚBLICAS.

 
         AJUDE A PATROCINAR NOSSOS LIVROS IMPRESSOS

     O escritor e jornalista Marcos Barbosa vai a publicar outros livros no formato tradicional, versão impressa e continuar a coleção UNI-VERSO E PROSA DE MARCOS BARBOSA.
         Com quase trinta mil leitores no Recanto das Letras, criou coragem e lançou a campanha PASSANDO O CHAPÉU.
     Os três livros de bolso, foram vendidos inicialmente nas bancas centrais de Brasília e em algumas  bancas de revistas das capitais do país, a R$ 5,00 apenas, para atingir também aos trabalhadores de baixa renda.
     Os contos publicados pela editora Ícone de Brasília são: A MORTE DO SOL E O BURACO NEGRO; O Herói de "Mensagem a Garcia" e um livreto de poesias SAGA DA HUMANIDADE, todos  já lidos por muitos "freqüentadores" do RECANTO DAS LETRAS.
     O objetivo é desenvolver uma estratégia de marketing para escapar da alta roda dos intelectuais e atingir aqueles que mais precisam de leitura, o homem comum, do povo.
Dom Marcos Barbosa II
Enviado por Dom Marcos Barbosa II em 29/10/2007
Reeditado em 30/03/2013
Código do texto: T715364
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original ( Autorizamos a publicação citando o autor e a fonte: Marcos Barbosa - www.recantodasletras.com.br/autores/marcosbarbosa). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Dom Marcos Barbosa II
Águas Lindas de Goiás - Goiás - Brasil, 60 anos
220 textos (35978 leituras)
11 e-livros (657 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 19/08/17 06:58)
Dom Marcos Barbosa II