Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

PEDAGOGIA E PEDAGOGOS PARA QUÊ?

PEDAGOGIA E PEDAGOGOS PARA QUÊ?
(Resumo do livro de José Carlos Libâneo)

Por: Kaikuxi

Nesta obra José Carlos Libâneo coloca em evidência o tema a formação de professores e pedagogos, bem como o curso de Pedagogia. Segundo seu estudo a análise do contexto histórico, proporciona a compreensão dos fatores que foram, determinantes na arquitetura do desenho curricular do curso de pedagogia, nesta perspectiva sua posição conflita com a posição da ANFOPE. Defendendo a tese que julga de natureza pública defende a educação para todos, a melhoria da formação dos professores, a melhoria da gestão e supervisão das escolas e da organização do trabalho pedagógico, não concorda com a tese defendida pela ANFOPE, que defende a tese da identificação do curso de pedagogia, ou seja, uma licenciatura.
A opção pela identificação pela docência, a seu ver comprometeu as características “positivas do curso de pedagogia regido pelo parecer nº 252/69”, pois sobrecarregou o currículo com disciplinas voltadas especificamente para a formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental em detrimento das disciplinas teóricas tais como: fundamentos da educação, currículo, avaliação, teorias da educação, como também as disciplinas relativas às habilitações como princípios e métodos da administração escolar, fundamentos da supervisão e orientação educacional, planejamento educacional, medidas educacionais, práticas de gestão, métodos e técnicas de pesquisa.
Contrariamente ao que postula a ANFOPE, Libâneo aponta para a redução do campo de atuação de trabalho do pedagogo, considerando que na área educacional em algumas situações como no exercício das metodologias ficaria em desvantagem frente aos profissionais de área específicas.
O fato dos próprios pedagogos abrirem mão de sua identidade profissional fechando suas identidades representativas como a Associação dos Supervisores Educacionais e Federação Nacional dos Orientadores Educacionais e quando algumas faculdades de educação transformaram o Curso de Pedagogia em Licenciatura para Formação de Professores do Ensino Médio e Séries Iniciais e as reduções da formação de especialistas a seu ver acabaram por descaracterizar o campo teórico investigativo da Pedagogia e demais ciências da educação.
Entendendo a Pedagogia como uma das ciências que estuda a educação como uma prática (e um fenômeno) complexa e multidiferencial, o autor retoma a reflexão sobre o Curso de Pedagogia e o profissional pedagogo, face a reformulação orientada por novos parâmetros curriculares nacionais. E certamente suas análises contribuirão para a formulação de um novo desenho curricular para o Curso de Pedagogia que possa responder a questão Pedagogia e pedagogos para quê?
KAIKUXI
Enviado por KAIKUXI em 19/05/2005
Código do texto: T18028
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
KAIKUXI
Macapá - Amapá - Brasil
63 textos (95180 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 25/10/14 09:12)
KAIKUXI



Rádio Poética