Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Continuidade dos parques_ Júlio Cortázar

CORTÁZAR, Julio. Continuidade dos parques. In. _Final do jogo. Tradução: Remy Gorga, filho  Rio de Janeiro: Expressão e Cultura,1971.
O texto narrativo de Cortazar, não foge à regra de possuir elementos básicos como: narrador, personagens, tempo, enredo e cenário. E este último apresentando-se em duas fases, na primeira é a casa, sendo um ambiente onde vive o leitor personagem e o  segundo cenário é a cabana onde acontece o encontro entre os amantes.
As  duas  narrativas, a primeira do leitor de posses, aparentemente fazendeiro, e  a segunda dos amantes, entrelaçam-se, ou seja, no final uma reflete a outra. Percebemos o alcance crítico e estético do conto, que é uma narrativa fantástica, lenta misturando realidade  e  ficção e atingindo vários níveis mostrando o caráter do autor, que explora os limites da ficcionalidade através da sobreposição ou mesmo decomposição dos elementos tradicionais da narrativa e da linguagem, em que um personagem lê um livro, ficção dentro da ficção.
Ao iniciar a leitura logo  temos o final trágico. Isso é marca do autor, que faz muitas quebras, encaixando uma história em outra. O uso de objetos e até mesmo o ambiente, envolvem-nos  no texto. Cada detalhe é marcado como um recurso muito especial, conduzindo-nos á ficção pela realidade.
Cortázar trabalha palavras  fortes com sentido metalingüísticos. As frases são curtas, porém os pontos nos conduzem não à síntese da idéia e sim à expectativa de continuação, ficamos assim, presos  à leitura.
O conto é construído pelo trabalho com os dois planos em que a história se desenvolve, nós leitores lendo um romance e o próprio leitor-personagem lendo outro romance.
Percebemos que o fantástico abre as portas à imaginação, à liberação dos impulsos, à experimentação de novos recursos de criação ficcional. Daí a importância de conhecer e  estudar  um conto como este de Julio Cortázar.
Lena Leal
Enviado por Lena Leal em 23/08/2006
Código do texto: T223483

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Lena Leal
Goianésia - Goiás - Brasil
40 textos (43211 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 07:19)
Lena Leal