Vera Cruz, Cacha Pregos e a Ilha do Amor

Um belo lugar que simboliza a verdadeira paz e harmonia. Pessoas que contagia. Com a correria de Salvador, muitos esquecem de dar um bom dia. Pessoas simples desta terra que chamamos de Vera Cruz, educadas e gentis. Escutamos um bom dia, um olá, e acolhemos a tudo pois temos um pouco mais de atenção. O inchaço de Salvador faz de nós mal educados ou temos medos um dos outros. Estamos com muita pressa... Mal saboreamos nossos alimentos, esquecemos de respirar, esquecemos de enchergar as pessoas que estão ao nosso redor.

Estou reaprendendo com as pessoas deste lugar. O que pode-se dizer de um lugar fascinante e encantador? Diante do mar eu vejo o horizonte. Ideias pairam e regarrego minhas baterias. Recupero as minhas forças que pareciam esgotadas devido ao grande stress e correria de Salvador.

Sinto-me forte. A noite faço um chá de erva-sidreira, sinto-me leve. Coloco um pouco de açúcar. Caminho as areias escuras e enchem minhas pernas de pó. Sinto o chão. O cheiro de mato verde. Estou limpando meus pulmões. É tão bom respirar fundo neste lugar. Não tem barulho de carros, as pessoas não brigam com seus sons. A noite, escuto chiados de sapos, como verdadeira sintonia de canção e os grilos. Imagino caminhar bem cedo... Irei a praia onde os pescadores se encontram e procuro o meu peixe favorito. O Budião Azul. Preparar uma bela moqueca acompanhado de pirão, feijão Fradinho e arroz Branco. É tudo tão saudável e gostoso. Queria apenas pensar no nada... Esvaziar minha mente, pois sei que logo logo voltarei a minha realidade. Eu preciso muito disso. Sentir o chão, pisar na grama, olhar pra o mar com cheiro de mato verde. O último bom lugar nao posso esquecer. Chamado de Cacha pregos.

História de Cacha pregos:

"Esse nome originas-se com a atividade de pesca. Nas proximidades do vilarejo, nas marés baixas formam-se piscinas rasas que antigamente costumavam aprisionar grandes cardumes de peixe -prego. Os pescadores podiam então com facilidade pescá-los, mas não era necessário utilizar anzóis e outros equipamentos. Costumava-se pegar com as mãos. O termo utilizado vem de uma variante local do verbo "catar" utilizada na região: "Cachar". Dizem que as pessoas diziam: Para onde você vai? Vou para o lugar onde dá para cachar peixes-pregos. O uso corrente transformou Cachar Pregos em Cacha Pregos. Ou mesmo, Cacha Prego. Aliás, não é incomum escutar algumas pessoas chamando o lugarejo de Cacha Prego, inclusive em livros (ver: Caminhos de um Aprendiz - Halu Gamashi).

Cacha pregos é uma pequena vila de pescadores localizada no município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, no estado da Bahia. A Praia esta localizada do outro lado da ilha de Itaparica em relação à cidade de Salvador. É possível chegar através de uma ponte (Ponte do Funil) que liga o município de Vera Cruz ao município de Jaguaripe no continente, ou tomando transporte marítimo(Ferry Boat) partir de Salvador e seguindo pela estrada a partir do terminal marítimo de Bom Despacho.

Cacha pregos tem três ruas principais. Uma que é beira-mar, outra central e outra que é próxima do mangue, também conhecida como Rua do Porto. A Rua do Porto está sempre cheia de pequenas embarcações ancoradas. Nela também fica localizada a famosa Praça do Pau-Mole. Um pequeno conjunto de mesas e assentos de cimento na qual os pescadores idosos e outros moradores reúnem-se para jogar cartas ou dominó.

A praia é bastante tranquila, sem ondas, pois localiza-se numa grande enseada. Em dias claros, avista-se o Morro de São Paulo e a lendária Ilha do amor. "

Henriqueta Pereira
Enviado por Henriqueta Pereira em 28/05/2010
Código do texto: T2286345
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.