SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO 3

Resenha Crítica

ALMEIDA, N. L. T. de. A educação como direito social e a inserção dos assistentes sociais em estabelecimentos educacionais. In.: Faculdade São Francisco. O Serviço social e a Política Pública da Educação. Espírito Santo: FSF, 2011.

Em seu artigo, Ney T. de A. apresenta seu ponto de vista acerca do processo educacional, como algo que constitui a vida social e caracteriza-o de forma complexa. Isso porque, historicamente, em sua dimensão política, é resultado de muitos embates entre forças ideológicas que buscam a hegemonia a fim de perpetuá-las as gerações seguintes. Além disso, segundo o autor, a luta entre grupos antagônicos, visa, por um desses grupos, assegurar a educação pública como direito universal o que, no Brasil, ainda não ocorreu totalmente se comparado a outros países.

Com o objetivo se compreender melhor essas questões relacionadas com a política educacional, o autor vê a necessidade de especificá-las, focando em um conjunto de áreas legais e socialmente reconhecidas e que fazem parte do arcabouço dessas políticas. Tais áreas constituem problemas que vêm se agravando, em especial no ensino fundamental, e são descritos como as mazelas que envolvem os jovens e a escola na atualidade: as drogas, a sexualidade, a falta de afirmação como categoria social, a perda de interesse pela escola; falta de valorização do magistério, etc.

Dessa forma, objetivando mostrar a importância do Assistente Social no âmbito escolar, junto aos educadores, pais de alunos etc. para promover a interação, o autor argumenta que aqueles problemas são de cunho social. E, portanto, dizem respeito aos profissionais de Assistência Social, os quais foram preparados teoricamente para atuar em áreas que concentram tais problemas. Sendo assim, a resolução desses problemas visa à melhoria do processo de escolarização. Além do mais, voltando à premissa geral, como se reivindicam a universalização do ensino como conquista de um direito e ao mesmo tempo de um beneficio, esse profissional tem a competência de ajudar na luta em favor disso.

Realmente a conquista pelo direito universal da educação ou por uma escola pública de qualidade não é algo simples, mas envolve enfrentamentos com os grupos que são favoráveis a privatização do ensino. Todavia, uma vez que se estabeleça esse direito social, há vários problemas sociais que afetam a educação que precisam ser sanados para que a escola seja de qualidade. O autor destacou bem esse ponto, mostrando que se são problemas de cunho social, não é de competência dos profissionais da educação resolvê-los, mas do Assistente Social.

MENEZES, L. F. 2014

LeandroFreitasMenezes
Enviado por LeandroFreitasMenezes em 08/04/2014
Reeditado em 02/01/2015
Código do texto: T4761254
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