Músculos em Forma, Cabeça Saudável.

Revista Scientific American - por Christopher Herzog, Arthur F. Kramer, Robert S. Wilson e Ulman Lindenberger

Necessitamos de exercícios físicos para garantir uma vida saudável. Sabemos que nosso corpo precisa estar em frequente movimento para se manter em ordem e cheio de disposição. Com nosso cérebro não é diferente, é importante que o estimulemos com exercícios neuróbicos. A boa nova trazida através do resultado de pesquisas, realizadas por renomados cientistas, é que a prática de exercícios físicos, mesmo que de forma moderada, pode reduzir os efeitos negativos relacionados à ação endócrina do tecido adiposo.

"As coisas que você faz - incluindo praticar exercícios regulares, manter relacionamentos sociais e, até mesmo, cultivar atitudes positivas - têm influência significativa na cognição."

Acreditamos, de certa forma, que nossa capacidade mental está, exclusivamente relacionada à questões genéticas, enquanto, na realidade, este é apenas um fator a ser considerado. Nossos hábitos, saudáveis ou não, afetam diretamente nossa saúde mental.

Nosso intelecto necessita mais do que exercícios mentalmente exigentes, embora estes auxiliem, é importante a prática de exercícios físicos para evitar os temidos problemas de raciocínio, memória e compreensão.

Assim como nosso corpo, com o passar do tempo, nossa mente passa por um processo de envelhecimento. Aos poucos vamos perdendo o domínio cognitivo. O que antes parecia ser tão simples, passará a exigir muito mais esforço de cada indivíduo. Dificuldades ao fazer cálculos simples, prestar atenção, aprender coisas novas, reter memórias recentes, entre outras capacidades, são resultado do declínio das funções cognitivas.

Uma das melhores constatações trazidas nos últimos anos, pela neurociência, foi que o cérebro maduro tem muito mais plasticidade do que acreditávamos. Os recentes testes realizados com adultos mostram que as atividades que envolvem a movimentação corporal, mesmo as mais tranquilas, trazem grandes benefícios substanciais ao cérebro.

"Em 2002, a psicóloga Karlene Ball, da Universidade do Alabama, em Birrningham, publicou resultados referentes a mais de 2.500 indivíduos com mais de 65 anos que participa­ram de dez sessões de treinamento cognitivo. Os voluntários foram indicados aleatoriamente para um dos três processos: melhorar a memória, o raciocínio ou a busca visual - ou ainda para um grupo de controle que não recebeu treinamento algum. No acompanhamento, dois anos depois, a equipe escolheu, de forma aleatória, parte do grupo inicial para realizar uma atividade de reforço antes da avaliação. Os resultados mostram um forte efeito positivo em cada grupo, comparado aos controles, além de um padrão de melhora do desempenho. Aqueles que treinaram a busca visu­al, por exemplo, tinham evidências de grandes ganhos nessa área, mas poucas aquisições nos campos da memória e do raciocínio, em relação aos controles. Após cinco anos, testes refeitos com essa mesma amostra indicaram que benefícios mensuráveis ainda estavam presentes depois do longo intervalo."

Os exercícios têm o poder de reduzir os impactos do envelhecimento sobre as funções do cérebro, ajudando a manter as habilidades cognitivas "em dia" mesmo em pessoas idosas e, ainda, prevenir doenças relacionadas a debilidade mental. A informação foi confirmada pela revisão dos 40 anos de estudos empreendidos na Universidade de Illinois, Estados Unidos.

O envelhecimento resulta em muitas alterações hormonais, além do aumento no volume do tecido adiposo e nas concentrações de substâncias como as citosinas, consideradas pró-inflamatórias. O treinamento de baixa intensidade tem um papel regulatório importante sobre o metabolismo energético e sobre alguns marcadores inflamatórios e metabólicos.

"Idosos que participaram de exercidos aeróbicos, como caminhadas, se mantêm em melhor forma do que aqueles que fizeram alongamento e tonificação em atividades. Os primeiros tiveram mais sucesso na manutenção de capacidades cognitivas nas áreas executivas (relacionada ao planejamento e tarefas múltiplas), controladas (processo de esforço em respostas a novas situações), espacial (lidar com informações es­paciais, habilidade de percepção ou memória) e velocidade."

A cada ano que passa, através da evolução tecnológica, temos a possibilidade de novas descobertas científicas que nos ajudam a entender como "funcionamos", a prevenir possíveis doenças e mais, facilitam a obtenção de uma vida saudável e, ao mesmo tempo, agradável, indicando os hábitos adequados a serem tomados no dia-a-dia.

É possível encontrarmos, em diversos sites, exercícios neuróbicos como os que seguem abaixo.

21 DICAS PARA VOCÊ MONTAR SEU TREINO

(www.minhavida.com.br)

O desafio da neuróbica é fazer tudo aquilo que contraria ações automáticas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional, por isso:

1-Use o relógio de pulso no braço direito;

2-Ande pela casa de trás para frente;

3-Vista-se de olhos fechados;

4-Estimule o paladar, coma comidas diferentes;

5-Leia ou veja fotos de cabeça para baixo concentrando-se em pormenores nos quais nunca tinha reparado;

6-Veja as horas num espelho;

7-Troque o mouse do computador de lado;

8-Escreva ou escove os dentes utilizando a mão esquerda - ou a direita, se for canhoto;

9-Quando for trabalhar, utilize um percurso diferente do habitual;

10-Introduza pequenas mudanças nos seus hábitos cotidianos, transformando-os em desafios para o seu cérebro;

11-Folheie uma revista e procure uma fotografia que lhe chame a atenção. Agora pense 25 adjetivos que ache que a descrevem a imagem ou o tema fotografado;

12-Quando for a um restaurante, tente identificar os ingredientes que compõem o prato que escolheu e concentre-se nos sabores mais subtis. No final, tire a prova dos nove junto ao garçom ou chef;

13-Ao entrar numa sala onde esteja muita gente, tente determinar quantas pessoas estão do lado esquerdo e do lado direito. Identifique os objetos que decoram a sala, feche os olhos e enumere-os;

14-Selecione uma frase de um livro e tente formar uma frase diferente utilizando as mesmas palavras;

15-Experimente jogar qualquer jogo ou praticar qualquer atividade que nunca tenha tentado antes.

16-Compre um quebra cabeças e tente encaixar as peças corretas o mais rapidamente que conseguir, cronometrando o tempo. Repita a operação e veja se progrediu;

17-Experimente memorizar aquilo que precisa comprar no supermercado, em vez de elaborar uma lista. Utilize técnicas de memorização ou separe mentalmente o tipo de produtos que precisa. Desde que funcionem, todos os métodos são válidos;

18-Recorrendo a um dicionário, aprenda uma palavra nova todos os dias e tente introduzi-la (adequadamente!) nas conversas que tiver;

19-Ouça as notícias na rádio ou na televisão quando acordar. Durante o dia escreva os pontos principais de que se lembrar;

20-Ao ler uma palavra pense em outras cinco que começam com a mesma letra;

21-A proposta é mudar o comportamento rotineiro. Tente, faça alguma atividade diferente com seu outro lado do corpo e estimule o seu cérebro. Se você é destro, que tal escrever com a outra mão?

Anna Moon
Enviado por Anna Moon em 29/07/2014
Código do texto: T4901314
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.