Dinheiro X Amizade

Sabia que a sua relação com o dinheiro pode interferir diretamente nas suas amizades?

Se alguém te perguntar qual é mais importante, o dinheiro ou seus amigos tem certeza que você respondera de imediato que seus amigos são mais importantes, não é mesmo? Mas será que você esta demonstrando isso? Sabemos que atitudes falam mais do que palavras.

Há um tempo atrás pode dizer que eu pensava diferente, mas hoje aprendi a enxergar as coisas de outra forma, graças a Deus. Aliás, ainda estou aprendendo, isso se chama inteligência emocional.

Existe uma grande verdade que se aplica a todo o ser humano na face da terra que é: o maior anseio do homem (ser humano) é se sentir importante, apreciado. TUDO o que fazemos gira em torno disso, nossos carros, nossas roupas, casas, amizades, relações amorosas, tudo; até mesmo as boas ações que fazemos.

Não confunda o que vou falar agora com ser bobo, explorado, trouxa. Muitas dessas atitudes que vou descrever provêm desse pensamento, do medo de que alguém se aproveite de você, como já aconteceu com a grande maioria de nós, mas esse receio pode estar sabotando a suas amizades. Não podemos confundir as coisas, e ter atitudes que façam nossos amigos se sentirem desvalorizados. Também não confunda achando que estou dizendo que amizade se compra, longe disso; a questão é outra.

Se tivermos um pouco de sensibilidade, não será nada difícil diferenciar um aproveitador de um amigo de verdade.

Quando você vai a um jantar com amigos, se diverte da risada e no fim, conta os centavos (exagerando) a mais do que outro gastou e cobra isso dele; você esta transparecendo ser mesquinho. Claro, pra tudo vale o bom senso, da mesma forma que é injusto que alguém consuma litros e litros de bebida, caipirinha, cerveja, etc, etc. E você não consumir nada disso, ou muito menos e ter que dividir a conta por igual. Bom senso é tudo nessa vida. Mas quando você se a apega a pouco você esta passando a mensagem de que aquele pouco vale mais do que seu amigo.

Aprendi que, por mais que eu esteja 'certo' em cobrar, quando eu comprar ou pagar algo para um amigo e ele esquecer, não vou cobrá-lo para não o constranges, pois novamente, a minha amizade vale mais do que aquele valor. Claro, novamente o bom senso impera isso se não for uma grande quantia ou um valor que faça diferença no meu orçamento. Mas podemos dar um tempo, deixar a pessoa lembrar, às vezes esta com a vida corrida, uma semana, 15 dias, não vão deixar ninguém mais pobre. Será que é necessário cobrá-lo todo dia? Sem dúvidas é constrangedor vindo de um amigo.

Que não se confunda isso também com se aproveitar da atividade profissional do amigo.

Se ele é um profissional da área que for, seu trabalho é remunerado e ele não deve trabalhar de graça porque é seu amigo. Isso sim é exploração.

Aprendi que de amigo de verdade a gente não demonstra desconfiança com relação ao dinheiro, o que o outro te fez, te enganou, te roubou, nada tem a ver com esse amigo em questão.

Aprendi que se eu comprar algo pra alguém, sim, eu paguei e teria o 'direito' de receber, mas quando a pessoa for me pagar soa muito mais agradável dizer: deixa pra uma próxima, você me paga um lanche ou um jantar depois e fica tudo certo. Soa muito melhor e pode ter certeza e você ainda ganha pontos com seu amigo. E ele como um bom amigo não ira deixar passar em branco a oportunidade de retribuir com prazer esse jantar para você. Um dia eu posso pagar aqui, mas outro dia ele paga e assim fica tudo bem. E mesmo que não pague que esqueça tudo bem, considero como um presente para alguém especial, um mimo. Não vou ficar mais pobre por causa disso. Isso vai acontecer todo dia? Com certeza não, isso é algo eventual.

Ah, mas eu não tenho condições, estou apertado etc. Mas será mesmo que às vezes não estamos gastando com bobeiras e deixando de ser mais agradáveis com uma pessoa especial por causa de pouco? Gastamos em uma saída boba, nos bares ou loja de conveniências, mas o amigo não vale isso. Tudo bem, ha casos em que a coisa esta realmente apertada e ai convêm dizer: olha meu amigo, eu realmente estou precisando, você sabe. Tato, sensibilidade novamente. Um bom amigo sem duvidas, não vai deixar de te pagar sabendo que você esta apertado. Bom senso!

Se um amigo te faz um grande favor, ele como seu amigo obviamente não esta fazendo pra querer NADA em troca, ele não quer pagamento, mas será que não seria legal retribuir a gentileza de alguma forma? Com certeza. Um presente, agrado, uma atitude a altura do que ele fez, faz muita, uma grande diferença. Não é pagar por um favor, a palavra é GRATIDAO.

São as pequenas coisas que fazem nossas relações se estreitarem ou infelizmente se enfraquecerem.

Falar de dinheiro ainda é um tabu muito grande, mas precisamos aprender a lidar com ele com sabedoria.

Espero que tenha sido útil essa reflexão, pois se alguém tivesse me ensinado isso há uns anos atrás eu seria muito grato!

Texto Editado com algumas alterações: Nino Severiano

Texto original autora: Jaqueline Trevisan Lima (Nutricionista Clínica e Esportiva, Modelo Comercial)

Nino Severiano e Jaqueline Trevisan Lima
Enviado por Nino Severiano em 14/08/2014
Reeditado em 27/12/2015
Código do texto: T4922135
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.