GA-REI, tragédia e morte

GA-REI, tragédia e morte: história de Tsuchimiya Kagura



Reprodução de resenha publicada originalmente em 29 de março de 2011 na coluna "Anexos da Realidade" do Portal Entretextos, dando início às minhas avaliações do mangá "Ga-Rei" (a propósito, está publicada no Recanto a resenha "A história comovente de Tsuchimiya Kagura", sobre a série de animação)

(Miguel Carqueija)

Atualmente, poucos personagens da ficção apresentam nobreza de caráter. Pois nobreza é o que não falta em Tsuchimiya Kagura, heroína de "Ga-Rei", criação em mangá de Hajime Segawa.



A Editora JBC acaba de lançar nas bancas brasileiras "Ga-Rei", uma História Alternativa mesclada com Terror. Para quem não sabe, História Alternativa é um subgênero da Ficção Científica, onde se imagina que os acontecimentos históricos tenham seguido um rumo diferente (um exemplo clássico é o romance "O homem do castelo alto", de Philip K, Dick, onde a Alemanha nazista ganhou a II Guerra Mundial).

Em "Ga-Rei" a ação se passa num mundo semelhante ao nosso atual (arquitetura das grandes cidades, tecnologia, costumes) com a diferença de que a Terra foi invadida por maus espíritos de todos os tipos - almas penadas, demonios, zumbis, espíritos bestiais - e a guerra é permanente. No Japão existe o Escritório de Prevenção de Desastres Sobrenaturais, órgão secreto do Ministério do Meio Ambiente. Duas famílias
, Tsuchimiya e Isayama, detêm tradicionalmente o comando do combate aos seres malignos.

Já neste primeiro volume, que acompanha a iniciação de um novo agente, Kensuze Nimura - um rapaz irritadiço que enxerga fantasmas - já ficamos sabendo que, anteriormente, acontecimentos trágicos ocorreram, envolvendo a misteriosa jovem Tsuchimiya Kagura, a controladora do dragão-serpente Shiro, o Ga-Rei (espírito devorador). A prequela da história acha-se no excelente animê "Ga-Rei Zero" - uma obra-prima da animação japonesa - que mostra como Kagura foi entregue à família Isayama, como desenvolveu uma profunda amizade com sua irmã de criação, Yomi, e como seus caminhos se separaram quando Yomi foi cooptada pelo Mal em estado puro e Kagura perseverou na bondade e na justiça. É uma situação emblemática, como em Star Wars ou Ben-Hur. A partir daí, virá a guerra sem fim entre o Bem e o Mal, entre Kagura e Yomi.

Kagura é uma das mais notáveis e carismáticas figuras dos mangás e animes.


imagem do google (seriado Ga-Rei) (Kagura (de branco) e Yomi (de negro)