O PRIMEIRO JORNAL IMPRESSO NO BRASIL

Com a vinda da Corte Portuguesa para o Brasil, em 1808, o Príncipe Regente D. João, após ter aberto os Portos às Nações Amigas, decretou, entre outras medidas, em 13 de maio de 1808, dia do seu aniversário, a criação da Imprensa Régia e nomeou uma junta especial. A mesma tinha a função de dirigir a tipografia, examinar os papéis e livros que semandassem publicar, e fiscalizar para que os impressos não fossem de encontro à política lusitana e aos bons princípios morais e religiosos da Igreja.

Instalada a primeira tipografia legal no Brasil, começou a circular, em 10 de setembro de 1808,o primeiro jornal impresso no território brasileiro: a Gazeta do Rio de Janeiro. O periódico era órgão oficial do governo português e bissemanário. Seu primeiro Diretor e redator foi o Frei Tibúrcio da Rocha.

A Nau Meduza era o nome de uma das embarcações, que atravessaram o Oceano Atlântico, quando ocorreu a transferência da Corte para a Colônia (1808), fugindo das tropas de Napoleão Bonaparte sob o comando de Junot Nela foram transportados os primeiros prelos (máquinas de impressão) e 28 caixas de tipos para dar início a toda esta história.

Hipólito José da Costa (1774-1823) elogiou o surgimento da imprensa no Brasil, porém, percebendo a forma como a Gazeta do Rio de Janeiro tratava de determinados temas, criticou esse periódico no seu Correio Braziliense (1808 -1822) : (...) “ tão boa quantidade de papel em imprimir tão ruim material,que melhor se empregaria se fosse usado para embrulhar manteiga”.

A direção da Gazeta do Rio de Janeiro estava confiada aos oficiais da Secretaria dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, e sua redação era responsabilidade do Frei Tibúrcio José da Rocha. Em 29 de dezembro de 1821, passou a chamar-se Gazeta do Rio. O periódico cessou sua circulação após nossa independência, em 1822. Voltou a circular, em 1823, com a denominação de Diário do Governo. Assim, inaugurou-se a Imprensa áulica (oficial) no Brasil.