DIÁRIO DE PORTO ALEGRE (1827-1828): O PRIMEIRO JORNAL DO RS

O "Diário de Porto Alegre" foi o primeiro jornal a circular na Província de São Pedro. Criado sob a proteção do Presidente da Província, o Brigadeiro José Maciel, começou a circular em 1º/06/1827. Possuia duas páginas e tinha pequeno formato: 30 cm x 18 cm. Circulou, diariamente, com exceção dos domingos e feriados.

O nome do periódico foi uma homenagem a capital da província gaúcha. A sua circulação se tornou possível graças à participação de dois franceses - responsáveis por sua composição e impressão- Dubreuil e Estivalet. A dupla havia desertado das tropas do General argentino, Carlos Alvear, durante a Guerra da Cisplatina (1825-1828). Seu primeiro redator e administrador foi João Inácio da Cunha, seguido por Vicente Ferreira Gomes,o "Carona", em uma segunda fase do jornal. Este último foi responsável por outro importante periódico, "O Constitucional Riograndense", surgido, em 1828, após o encerramento do "Diário de Porto Alegre".

A Tipografia Rio-grandense, que imprimiu nosso primeiro jornal, esperou cinco anos para ser ativada, pois não havia, na Província de São Pedro (RS), quem conhecesse o mecanismo tipográfico. O "Diário de Porto Alegre" circulou até 30 junho de 1828. Após a fundação do nosso primeiro periódico, circularam em torno de 35 jornais de cunho político-partidário , no período pré-revolucionário, cuja propaganda ideológica fomentou a eclosão da mais longeva guerra civil: "A Revolução Farroupilha (1835-1845)" que combateu o centralismo do Império, a péssima administração da Província e a exploração econômica na forma de impostos ( charque, couro e propriedade rural), por parte do Império em relação à Província de São Pedro.

Naquele período da nossa história, Legalistas ( Conservadores ou Caramurus) e revolucionários Liberais (monarquistas constitucionais e republicanos) se digladiaram,defendendo as suas posições políticas nas páginas destes impressos do século XIX.

O Museu da Comunicação HIpólito José da Costa guarda e preserva estes tesouros: verdadeiras relíquias impressas da " História do Rio Grande do Sul e sua Imprensa Escrita".

Bibliografia:

ERICSEN, Nestor. O Sesquicentenário da Imprensa Rio-Grandense. Porto Alegre: Sulina, 1977.

MIRANDA, Marcia Eckert; LEITE, Carlos Roberto Saraiva da Costa. Jornais raros do Musecom: 1808-1924. Porto Alegre: Comunicação Impressa, 2008.

VIANNA, Lourival. Imprensa Gaúcha (1827-1852). Porto Alegre: Museu de Comunicação Social HJC, 1977.