Rússia - Moscou, São Petersburgo, Yekaterimburgo - relato de viagem

Estivemos na Rússia! Visitamos Moscou, São Petersburgo e Yekaterimburgo. Que lugares liiiindos! Moscou é imponente, grandiosa, monumental, gigantesca! São Petersburgo é elegante, graciosa, harmoniosa, romântica. Yekaterimburgo é bem legal também. :)

Em Moscou, ficamos encantados pela Krasnaya Ploschad, a Praça Vermelha. Lá estão o Mausoléu de Lênin, as muralhas do Kremlin, e o prédio mais bonito do mundo: a catedral de São Basílio! =) Dentro do Kremlin, visitamos o fabuloso Arsenal do Estado e vimos as jóias da coroa! E os tronos, e as roupas de coroação, e as carruagens e as armas e armaduras. Visitamos as catedrais medievais de dentro do Kremlin, intensamente decoradas com dourados e cheias de ícones da fé ortodoxa russa. Vimos o maior sino do mundo! Vimos tronos e túmulos dos antigos czares e vimos o local de trabalho do atual "czar" Vladimir Putin. :)

O metrô de Moscou nos impressionou por ser feito como "palácios para o povo"! Cada estação é decorada com pinturas, esculturas, relevos, trabalhados, capricho e elegância, fazendo um show de arte diário para toda a população. Os prédios de Moscou nos impressionaram por sua grandiosidade. Na Tverskaya Úlitsa, prédios de moradia e prédios comerciais gigantescos. A Universidade de Moscou e o Ministério do Exterior, em arranha-céus Stalinistas impressionaram por sua imensidão e beleza. Prédios, igrejas, monumentos, estátuas (Púshkin, Dostoiévski, Tchaikóvsky), avenidas, praças, parques, e áreas verdes também são gigantes. Falando em "grande", o Teatr Bolshoi é lindo, clássico, elegante! Assistimos apresentações de Folclore Russo, contando em dança a história da nação e mostrando danças das diferentes etnias que formam este imenso país. Assistimos também a um espetáculo muito divertido e impressionante do genuíno Circo de Moscou!

Em São Petersburgo, ficamos impressionados com as noites brancas. Sentimos uma energia diferente, muito boa, pela presença constante da luz do sol, que permanece durante o dia todo e só diminui lá pela meia-noite, retornando logo em seguida, pelas duas da manhã. Magníficas! Passeamos muito, aproveitando toda essa luz e energia. Andamos por tudo, com a inestimável ajuda de um guia impresso e de um mapa. Ficamos encantados com a elegância da cidade de São Petersburgo, com seus prédios harmoniosos, seus rios, canais, ramblas e lindas pontes (fizemos até um 'cruzeiro'!), o grande rio Nievá, os belíssimos museus, as esculturas decorando os prédios, os monumentos decorando as praças e jardins, as belas artes em toda parte, as belas igrejas, especialmente a linda Catedral de São Salvador sobre o Sangue Derramado, semelhante à Catedral de São Basílio.

Visitamos o Hermitage no Palácio de Inverno e vimos o faustoso luxo do palácio e a vasta coleção de arte europeia dos czares, incluindo dois DaVinci, alguns Rafael e vários Rembrandt impressionantes. Vimos o teatro Mariinski, e uma experiência inesquecível foi assistir ao balé O Lago dos Cisnes no próprio Teatro do Hermitage. Visitamos também o palácio Peterhof com sua decoração magnífica e seu jardim de fontes deslumbrantes! Visitamos o Tsarskoe Selo, o Palácio de Catarina, impactante em sua decoração interna barroca e rococó com muito ouro! Visitamos a Fortaleza de Pedro e Paulo, início da cidade, e suas igrejas, também lindas. Visitamos a Catedral de Santo Isaac, a maior de toda a Rússia, com sua cúpula gigantesca (a 4a. maior do mundo!) que sofreu com a segunda guerra mundial. Caminhamos até a Estação de Trens da Finlândia e vimos a estátua de Lênin. Visitamos o Museu Russo (no dia em que ele fica aberto até as 20:50) para ver também a arte russa, e nos surpreendemos com a qualidade do realismo das pinturas e esculturas feitas pelos próprios russos.

Visitamos o impressionante Museu Zoológico de São Petersburgo, com sua incrível coleção de Mamutes (a maior do mundo!), a infinidade de exemplares, e o capricho dos taxidermistas ao representar as peças com até mesmo certa emoção. Visitamos o Oceanário de São Petersburgo, supermoderno, e interagimos à distância com tubarões e arraias, além de imensos cardumes. Em Yekaterimburgo, visitamos o Zoopark, e ali vimos "ao vivo" ursos polares, tigre siberiano e leopardo das neves, impressionantes pelo seu tamanho e personalidade!

Em Yekaterimburgo, nos surpreendemos com a Linha Vermelha pintada no chão, percorrendo as calçadas da cidade, com números identificando os pontos turísticos. Foi uma bela e prática iniciativa da população para qualificar o turismo da cidade. Visitamos a outra igreja do Sangue Derramado (onde morreram os últimos Romanov), e também Ganina Yama, o santuário construído no local de enterro deles. Outro ponto alto do passeio foi que estivemos na Metade do Mundo: o marco da Fronteira Ásia-Europa. Tiramos a tradicional foto 'com um pé lá e outro cá', e até 'participamos de um campeonato eurasiático de tênis de mesa', pois chegamos bem na hora que um grupo instalava uma mesa para jogar. :)

Andamos no "trem-bala" de Moscou a São Petersburgo (230 km/h), e conferimos a culinária e bebidas russas ao experimentarmos vodca, blínis, caviar, mors, kvas, borsch, solyanka, olivier, salada Raskolhnikov, sopa de cogumelos, pão de centeio, o genuíno strogonof , e até champanhe russo! Trouxemos o souvenir tradicional, a matrioshka, e uma mais elaborada, com os líderes russos do século XX uns dentro dos outros. Trouxemos também uma chapka, o chapéu russo tradicional, além de camisetas e chaveirinhos. Assistimos na tv a uma partida de futebol entre Zenít (de São Petersburgo) e Dinámo (de Moscou). Também na tv, vimos a versão russa da dublagem de O Senhor dos Anéis :) Já sabemos todas as falas destes filmes, então nesse caso 'entendemos perfeitamente o russo'. :)

Quanto ao idioma, cursamos apenas um semestre de Língua Russa na Universidade Federal em Porto Alegre. Com isso, conseguimos decodificar as letras do alfabeto cirílico russo, além de dizer-e-responder o básico-muito-básico para atendentes, caixas e garçons. Os guias do passeio falavam sempre espanhol para o grupo de brasileiros. :}

Eu, com esta minha cara, muitas pessoas pensaram que eu era russa. Algumas vezes, quando falei em russo, elogiaram minha pronúncia. Pessoas até comentaram que há oportunidades de trabalho para biólogos e programadores na Rússia, e que nós poderíamos morar e trabalhar lá!