VELHO CHICO
nair lúcia de britto
 
O autor da novela, Benedito Ruy Barbosa, diz ser ateu; mas passou uma noite em claro, rezando para saber como concluir a novela.

Substituir o ator Domingos Montagner seria impossível. Hoje em dia, com as técnicas avançadas, Montagner  pode aparecer contracenando com os outros personagens  usando-se as imagens anteriores do ator e dando à novela um final feliz.

Como revelou Camila Pitanga a última imagem gravada do pai, do filho e a mãe, abraçados, pode sim ser um belo final para a novela. A união da família pela Lei do Amor.   


Os índios, que gravaram as cenas de salvamento do personagem “Santo” acreditam que a morte é vida, e disseram que Montagner nasceu de novo, e  tornou-se um protetor do rio São Francisco, um rio que não pode morrer.

Para eles, o ator agora é um ser de luz, pois a água não tira a vida; dá a vida. Montgner nasceu em um mundo melhor. Algum dia, os brancos vão entender como isso é possível.

Os índios podem não ter os diplomas de outras raças civilizadas, mas têm a sabedoria intuitiva que já nasce com ele pela simplicidade e pelo constante contato com a Natureza.

De todos os trabalhos do autor, entre eles, “Somos Todos Irmãos”, “Os Imigrantes”, “Vida Nova”, “Terra Nostra”, “Esperança”, “O Pantanal”; “O Velho  Chico” é uma de suas novelas mais importantes, porque fala da salvação do planeta, mostrando valor da Natureza para o homem.

Alerta sobre o perigo e mal que os agrotóxicos, presentes nas frutas e verduras, fazem; e da necessidade de uma providência urgente para realizar uma agricultura saudável, que seja boa para a terra, para o agricultor e para os consumidores dos alimentos tirados da terra.

Todas as nossas necessidades de sobrevivência estão na Natureza criada por Deus e é um pecado macular o que Deus fez.

A novela ainda rebate a violência como solução de problemas; o abuso de poder.

E que o verdadeiro casamento não é aquele com registro em papel, mas sim aquele cuja união se faz pelo amor puro e verdadeiro entre dois seres: consagrado por Deus.


Eu espero que os telespectadores reflitam sobre todos esses temas abordados e mudem o que existe de errado (objetivando lucros) para o que é certo e realmente benéfico para toda a humanidade.    
 

 
Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 19/09/2016
Reeditado em 19/09/2016
Código do texto: T5766027
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.