Desvalorização do Operador de Telemarketing

Desvalorização do Operador de Telemarketing

Em meio a turbulências do atendimento, stress do dia-a-dia e a falta de incentivo destes profissionais de teleatendimento, tem tornado este trabalho um dos mais estressantes e complicadas do mundo. Cerca de 70% do público com menos de seis meses de trabalho estão dispostos a abandonarem seus empregos para adquirir outros trabalho que levem mais tempo de carga horária e que não causasse tanto desequilíbrio emocional. Toda essa relação esta associada a único fator: a falta de valorização e incentivos destes profissionais.

Muitas empresas tem sobrecarregado seus funcionários com atendimentos de múltiplos produtos ao mesmo tempo. A escala 6x1 não tem facilitado a organização de sua vida pessoal e a falta de tempo para organizar seu equilíbrio emocional. Vale salientar que cada minuto de seu trabalho é contabilizado por tempo médio de atendimento, onde o ouvir, o escutar e atender aos clientes no meio de tantas reclamações estaria associado a cinco ou seis minutos para registrar e solucionar o problema de cada cliente. Para cada informação prestada estaria reduzidos de 2 a 3 minutos com confirmação de dados, identificação do cliente, a personalização do mesmo.

Regredimos cada vez mais. Os operadores trabalham como máquinas sem ter tempo ao menos de tentar humanizar o atendimento, sendo estes sinalizado por monitorias absurdas e ilógica para fatores como respirar na ligação, não utilizar o senso lógico para perguntas de scripts e a resposta de forma direta sem rodeios.

É preciso entender o outro lado da linha. O atendimento é único e não existe tempo programado para cada situação. Cada historia muda ao longo das ligações. É preciso ter mais tempo para folgas para equilibrar a mente. É preciso incentivos validos e um estudo programado aos turnos de atendimento. O cliente que liga pela manha esta com pressa. O cliente que liga ao final da tarde não tem pressa em ser atendido. Alguns querem conversar e querem ter um pouco mais de atenção que não seja em dois, três minutos.

A falta de humanização nas organizações tem gerado várias insatisfações no mundo do call Center. A lógica não é aplicada nas monitorias e pontuações como respirar ao atender, da uma informação imediata sem precisar sinalizar tem gerado desmotivação de forma geral por conta de regras sem sentido.

Diante de mais nada, a penalização tem sortido como forma de vitória dentro das empresas. Para uma mãe que leva um filho na emergência e não é aceito o atestado medico sendo penalizado por uma suspensão ou advertência. Para atrasos nas pausas por conta de um engarrafamento no banheiro feminino. Pra não participar de campanhas de folgas aos finais de semana porque foi dado atenção maior ao cliente que queria mais tempo para detalhar seus problemas tem causado inquietação e ansiedade.

Não demorara muito tempo em que as maquinas substituíram os atendentes pois não haverá profissional robótico para o atendimento.

Henriqueta Pereira
Enviado por Henriqueta Pereira em 19/11/2017
Código do texto: T6175906
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