Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

QUEIMADAS – MOTIVOS E PROVIDÊNCIAS (01 e 02/09/2007)

             Assunto difícil de ser evitado e difícil de ser combatido.
Diariamente aparecem novos focos de incêndios de proporções quase que incontroláveis espalhados por todo o país ocasionando grandes e  irreparáveis prejuízos para o meio ambiente. Para a sua completa recuperação, são necessários muitos e muitos anos e coragem para criar e desenvolver um plano de educação e reflorestamento para as áreas atingidas.
Na fauna e na flora, os prejuízos são incalculáveis e muito difícil de serem reparados, porque entra em cena o desaparecimento das espécies, animal e vegetal, próprias das regiões.
Difícil é exercer um controle completo para apontar os prováveis motivos e denunciar para quem será atribuída a culpa.
As queimadas normais, usadas antigamente, serviam para queimar a vegetação rasteira, para conseguir novas terras para o plantio de alimentos. O fogo era controlado porque eram pequenas áreas e preparadas dentro da máxima segurança, evitando o perigo do fogo se alastrar para outras áreas.
Acredito que as pessoas de épocas passadas eram mais responsáveis e preservavam o que a natureza criou.
Ao contrário de hoje, as pessoas são imediatistas e a destruição, através das queimadas, não é levado em conta e o objetivo a ser alcançado é o lucro.
Não acredito que os incêndios sejam criminosos, a não ser que o individuo sofra do mal do fogo e seja qualificado de incendiário.
Por outro lado, não existe fiscalização e a única providência a ser adotada, logo que sejam detectados os focos de incêndio, é o pronto combate ao fogo.
Obcecado pelo dinheiro, o ser humano acaba esquecendo o passado, vivendo o presente e ignorando o futuro.
Tem uma solução, infalível, que pode e deve ser ensinado: a educação!


MARAGATO COLORADO
Enviado por MARAGATO COLORADO em 22/09/2007
Código do texto: T664250

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
MARAGATO COLORADO
Salvador - Bahia - Brasil
161 textos (9501 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/10/17 11:02)
MARAGATO COLORADO