Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

REVOLUÇÃO FARRUPILHA – RIO GRANDE DO SUL (20/07/2007)

É comemorada no dia vinte de setembro, em todos os municípios do estado, com várias programações alusivas a esta data.
A semana farroupilha é uma volta ao passado, para relembrar o heroísmo de uma população, travado na luta contra as forças legais do império, envolvendo maragatos e chimangos.
Foi em 1835, hoje completando cento e setenta e dois anos, época que nunca será esquecida e sempre mais presente ao longo dos anos.
Foi, é e sempre será, eternamente, uma festa comemorativa para os gaúchos, procurando preservar, no seu todo, o folclore, ao lado da cultura de um povo, ensinando e divulgando as tradições, por meio dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), instaladas e funcionando em todos os municípios do estado. Em quase todas as capitais brasileiras, os centros de tradições estão presentes, para difundir a história e a força do Rio Grande do Sul.
Nas festas, grupos de dança se apresentam usando vestimentas típicas regionais. Para os peões, bombachas, guaiacas, botas e lenços. Para as prendas, vestidos coloridos de uma peça só, com temas tipicamente gauchescos.
O chimarrão é uma bebida preparada com folha de erva mate e a especialidade da carne é o churrasco, conhecido em todo o Brasil. Os centros de tradições são verdadeiras escolas, voltadas para ensinar e transmitir a todos os jovens a cultura gaúcha.

MARAGATO COLORADO
Enviado por MARAGATO COLORADO em 07/10/2007
Reeditado em 07/10/2007
Código do texto: T683841

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
MARAGATO COLORADO
Salvador - Bahia - Brasil
161 textos (9501 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/10/17 13:44)
MARAGATO COLORADO