Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
DESCOMPASSOS

Um texto de Belvedere Bruno

(Análise crítica)

Maria José Limeira

À margem do debate estéril sobre vírgulas,não-vírgulas e contra-vírgulas que esse texto"Descompassos", de Belvedere Bruno, ensejou, o que podemos dizer sobre ele é isto:Trata-se de prosa tipo "eu-confesso", encontrada aos montes em todos os espaços literários da internet,cujo tema (dor-de-cotovelo ou amores mal-resolvidos),
em livros de papel e lápis, os românticos já esgotaram em séculos que lá se vão... e com todas as letras.
Historicamente, portanto, a postura de lamento pós-separação é velha e cansada, diferente do"levanta-sacode a poeira-dá volta por cima", maiscondizente com o costume atual.Mesmo assim, o texto se salva pela competência daautora em conduzi-lo, ainda que beirando a "pieguice"como alguém lembrara.É um texto curto, em linguagem simples e sóbria, decomunicação rápida e sem mais delongas, carregado desentimentos e ardências.Interessante na crônica é que o eu-lírico se debruçasobre um fato consumado (a separação), sem especificar claramente o objeto perdido, o qual poderia ser um homem amado, ou talvez um filho, ou ainda alguém a quem o sujeito se ligara afetivamente e pelo qual fora abandonado.
Essa particularidade dá ao discurso uma gradação cujo resultado cabe ao leitor vislumbrar.
Na verdade - verdade mesmo! - é que não entendemoscomo em meio aos encantos e desencantos do texto  - as crônicas dessa autora são sempre belas, elegantes e
parcimoniosas! - alguém pode ver nele somente vírgulas fora de contexto, fazendo disto um"cavalo-de-batalha".Ora, virgulas!!!

(Maria José Limeira é escritora e doce jornalista
democrática de João Pessoa-PB).
belvedere
Enviado por belvedere em 30/11/2007
Código do texto: T758927

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Texto de Belvedere Bruno). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
belvedere
Niterói - Rio de Janeiro - Brasil
220 textos (74362 leituras)
5 e-livros (1146 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/10/17 16:15)
belvedere

Site do Escritor