Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Línguas latinas avançam na internet

Vejam esta matéria interessante publicada no Estadão Online:
 

"O espanhol e o português ganham terreno frente ao inglês, que ainda é o idioma mais falado na rede mundial de computadores.


São Paulo - O inglês ainda predomina na web. Mas tem fortes rivais. De acordo últimos dados da UNESCO e da Global Search, as línguas latinas começam a ganhar terreno, tendo duplicado sua influência de cinco anos para cá. O espanhol e o português foram os idiomas que mais avançaram no período.

O chinês também sobe no ranking. E rapidamente: em 1998, havia dois milhões de internautas falando o idioma. Em 2004, eles somavam mais de 170 milhões.

Na elaboração de conteúdos online, o francês é o destaque. Estudo da Ong internacional Funredes revela que o idioma recebeu impulso espetacular, devido a uma ampla “campanha de apoio à francofonia”.

Em contrapartida, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), cerca de 50% das seis mil línguas existentes no mundo podem desaparecer em menos de cem anos, em razão do uso de novas tecnologias como a Internet. As mais ameaçadas são as menos difundidas, especialmente as de alguns países africanos.

João Magalhães"
Nelson Oliveira
Enviado por Nelson Oliveira em 30/11/2005
Código do texto: T79212
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Nelson Oliveira
Brasília - Distrito Federal - Brasil, 55 anos
345 textos (25575 leituras)
2 áudios (313 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 00:30)
Nelson Oliveira