Kid Abelha : Meio Desligado [1994]

“Kid Abelha, Lobão?!” Muitos me recriminarão, mas o álbum é bom sim e merece ser citado.

A idéia deste álbum surgiu de um set de versões acústicas das músicas do primeiro disco do Kid Abelha, que a banda tocava nos Bis dos shows normais. Gostaram da idéia e começaram a acrescentar ao Bis outras canções que combinassem com esse formato. Registradas ao vivo, em shows realizados entre março e julho de 1994, nas cidades Curitiba, Belo Horizonte, Crisciúma, Concórdia, Venâncio Aires e Santa Bárbara. Depois acrescentaram alguns instrumentos e arranjos a mais em seu home-studio, o Som de Neguin’ (ou em casa, como eles dizem).

O resultado final é surpreendente: nitidez e uniformidade nos sons dos instrumentos captados ao vivo e nos acrescentados posteriormente, o que possibilitou arranjos singelos, porém ricos e belos. O toque especial na sonoridade fica com a participação do público e o ambiente de show - preservados da captação ao vivo - o que cria a impressão de um show acústico completo e esquenta o disco feito um abraço carinhoso.

Esse álbum vendeu 500 mil copias, ganhando disco de ouro, de platina e o primeiro disco duplo de platina da banda. É infinitamente melhor do que o Acústico MTV, lançado em 2002, pelo menos no tocante a identidade sonora e arranjos. Acredito que num álbum acústico a banda deve aproveitar a chance e ousar, o que definitivamente não acontece no da MTV e o que, pra nossa alegria, acontece no “Meio Desligado”. Mas, infelizmente, por ser resultado de diversos registros de áudio ao vivo e overdubs em estúdio, não foi possível preparar uma versão em vídeo deste álbum, que se existisse seria uma beleza.

“Meio desligados, mas totalmente antenados” é como a banda se descreve no encarte do CD (que foi o último trabalho deles lançado também em vinil). Concordo plenamente. Se formos olhar o histórico de acústicos, o do Nirvana, divisor de águas do formato, tinha sido lançado em dezembro de 1993. O grande boom do estilo no Brasil só ocorreu após o lançamento do Acústico MTV dos Titãs, em 1997 (três anos de diferença). Ou seja, ponto para o antenado Kid Abelha, que produziu seu acústico de forma independente, mostrando coragem e criatividade no período negro do rock nacional que foram os anos 90.

Meio Desligado é um álbum pra se ouvir por inteiro, tendo como ponto alto as versões de Como Eu Quero (infinitamente superior à do Acústico MTV, com participação de Ritchie), o ciúme delicado de Seu Espião, as felizes Eu Tive Um Sonho e No Meio da Rua, as tristonhas e belas Nada Por Mim e Grand’ Hotel (esta com arranjos de cordas de Wagner Tiso) e a envolvente versão pra Solidão Que Nada, do saudoso Cazuza. O álbum conta também com versões de Cristina de Carlos Imperial e Tim Maia e Canário do Reino de Carvalho e Zapatta, do cancioneiro popular (esta com participação de Lulu Santos). Violões de 12 cordas, Acordeon, Cítara (pelo Mutante Sérgio Dias na faixa de abertura Deus), cordas, naipe de metais e outros instrumentos diferentes, somados com participações bastante especiais, letras singelas, belos arranjos e um clima aconchegante fazem deste álbum algo a ser apreciado sem moderação.

[Para mais textos como este: www.culturanja.blogspot.com]