O Enigma de Kaspar Hauser

Para a ciência, vale a premissa de que nada seria a prática se não fosse a observação. Tudo nasce de uma observação, inclusive a capacidade humana de andar. E baseado na história de Kaspar Hauser, ocorrida na Alemanha do século XIX, que o filme “O Enigma de Kaspar Hauser” serviu de contribuição para tornar essa premissa verdadeira.

Baseado em fatos, o filme “o enigma de Kaspar Hauser” conta a história de um rapaz, Kaspar Hauser, que passou grande parte da sua vida enclausurado num quarto escuro, desprovido de contato com o mundo que acontecia do lado de fora.

Depois de muito tempo, quando Kaspar já estava com quinze anos, fora abandonado na praça Unschlittplatz, em Nuremberg, portando um livro de orações, uma carta endereçada ao capitão da cidade, explicando a sua história, e alguns objetos que o caracterizou oriundo da nobreza.

Segundo a carta que fora encontrada junto a Kaspar Hauser, o rapaz desde que era um bebê estivera mantido em um quarto, basicamente a pão e água, sem nenhum contato com a sociedade. Kaspar não falava e não andava.

A vida de kaspar mudou a partir do momento que fora encontrado. Aprendeu a falar (fato que o propiciou a contar o que havia acontecido com ele no período de clausura), a andar e a se comportar diante da sociedade. Devido aos anos de solidão vividos, Kaspar não fora acostumado a comer carne e a beber álcool, tais hábitos o acompanharam por toda a sua vida.

Em 1833, nos jardins do palácio de Ansbach, Kaspar Hauser fora assassinado com uma facada no peito. O rei vigente da época havia oferecido uma considerável recompensa para quem se acusasse ou denunciasse o autor do crime, porém, este se tornou um mistério até os dias de hoje.

Depois da morte de Kaspar Hauser, seu corpo e seu comportamento serviu como objeto de estudo, onde descobriram que seu cerebelo, que é responsável pela coordenação motora do corpo humano, era a parte mais desenvolvida do seu cérebro, depois vinha o lado direito do cérebro como mais desenvolvido, o que lhe deu habilidade para a música.

E, de acordo com o comportamento de Kaspar, chegou-se a conclusão que o ser humano para saber andar e falar, precisa do contato com outro ser humano, aprendendo, assim, uma língua e os movimentos motores. Pois somente copiando outras pessoas, que o homem, na sua primeira infância, aprende o básico para portar-se numa sociedade, que é o andar e o falar, o que será moldado no decorrer da sua vida.

Helena de Castro
Enviado por Helena de Castro em 07/09/2008
Reeditado em 07/09/2008
Código do texto: T1166400
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.