Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

RESENHA DO FILME COMO UMA ESTRELA NA TERRA

                                              Francisco Bandeira da Costa NETO

O filme Como Uma Estrela na Terra conta a história de um garoto de oito anos chamado Ishaan Mandkishore Awasthi. Ele mora com os pais e o irmão. No decorrer de sua infância, enfrenta inúmeros problemas, pois as pessoas que o cercam o vêem como indisciplinado e insociável. Ninguém consegue entender como seu irmão consegue destacar-se em inúmeras disciplinas e ele repentinamente cursando o 3° ano.
Em casa e na escola, este garoto não consegue satisfazer as exigências a ele impostas. Uma simples leitura pode ser um enorme desafio para ele. Escrever também é muito difícil, enxerga as letras “dançando” no papel e não consegue organizá-las de modo a formar um léxico e, consequentemente, decifrá-las. O pior é que ele não tem o acompanhamento necessário e é colocado ao ritmo normal de ensino das outras crianças e forçado a adaptar-se.
A verdade é que Ishaan tem um problema neurológico chamado “dislexia”, que causa dificuldades na escrita, leitura e soletração, porém somente após sua ida a um internato que se é detectado. O diagnóstico vem através do professor de Artes Ram Shankar Nikumbh que demonstra ter interesse de cuidar do aprendizado do pequeno aluno. Fala aos pais de Ishaan sobre “dislexia” e explica-os que o motivo do mau comportamento do garoto é devido à maneira de como ele comumente é tratado ocasionando agressividade e diminuindo a autoconfiança.
Após uma série de esforços do professor Nikumbh, Ishaan começa a recuperar sua auto-estima e percebe que sua diferença não o torna incapaz de fazer tudo que seus colegas fazem. Pelo contrário, sua inteligência é exposta aos olhos de quem o recriminavam. O garoto começa a se destacar em todas as disciplinas e, principalmente, retorna à vida de criança tornando-se um orgulho para a família.
O filme Como Uma Estrela na Terra deve ser visto por todos aqueles que pretendem seguir – ou seguem – a carreira docente. O professor está sujeito a situações diversas, e a dislexia não pode ser um problema a interferir na vida estudantil de uma criança. Cabe ao professor assegurar o aprendizado de todos seus alunos, sem exceções, mesmo àqueles que forem considerados diferentes.


Bandeira Neto
Enviado por Bandeira Neto em 03/09/2010
Reeditado em 31/01/2011
Código do texto: T2476648

Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Bandeira Neto
Morada Nova - Ceará - Brasil, 25 anos
11 textos (65663 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/12/14 10:46)
Bandeira Neto



Rádio Poética