Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

TRÊS ENTERROS

Três Enterros marcou a estréia como diretor de Tommy Lee Jones, conhecido ator de filmes como MIB- Homens de Preto, O Cliente, Batman Eternamente e O Fugitivo.

Três Enterros começa quando dois policiais encontram o corpo de um homem morto sendo devorado por um coiote no meio do deserto no oeste do Texas, próximo à fronteira com o México. O cadáver é levado para uma espécie de Instituto Médico Legal e a perícia médica conclui que a vítima, o camponês mexicano Melquíades Estrada, imigrante ilegal, foi atingida por uma bala disparada por uma arma AR-15-223 a cerca de 300 metros de distância.
 
Acontece que esta é a arma do tipo utilizada pelo Patrulhamento de Fronteira, responsável por evitar que imigrantes ilegais atravessem a fronteira pelo deserto. As autoridades locais encerram rapidamente o inquérito sem se preocupar em aprofundar muito as investigações e sem apontar culpados e realiza-se o enterro do tal mexicano, primeiro numa vala e depois numa cova rasa (dois dos três enterros do título).

A história acabaria por aqui se não fosse Pete Perkins, o capataz da fazenda no Texas onde Melquíades Estrada trabalhava como boiadeiro. O capataz começa a investigar por conta própria a morte do boiadeiro, que contava seu desejo de terminar seus dias em Jimenez, um vilarejo próximo a El Tostón e El Nacimiento, onde ele teria nascido e onde estaria Evelia Camargo, a esposa, e seus 3 filhos.

O filme começa com uma narrativa não-linear que aos poucos vai se tornando mais convencional formalmente à medida que as personagens principais são apresentadas: Pete, Melquíades, o xerife Frank Belmont, a garçonete Rachel, o patrulheiro Mike Norton e sua esposa Lou Ann.

O modo como essas personagens são construídas pelo roteiro do mexicano Guillermo Arriaga (o mesmo de "Amores Brutos" e "21 Gramas), dando a dimensão do caráter humano de cada uma e de suas motivações- ou falta delas- talvez seja a grande virtude deste filme.

Feitas essas apresentações, Três Enterros acompanha Pete Perkins e Mike Norton numa conturbada viagem tragicômica pelo deserto do Texas levando o cadáver de Melquíades Estrada até seu sonhado destino, comprovando que muitas vezes, na estrada e na vida, mais importante que o final da viagem é a travessia em si.

Ficha Técnica
(The Three Burials of Melquiades Estrada, EUA/ França, 2005)
Drama - 121 min.
Direção: Tommy Lee Jones
Roteiro de Guillermo Arriaga. Produção de Michael Fitzgerald e Tommy Lee Jones para a Europa Corp. / The Javelina Film Company. Fotografia de Chris Menges. Música de Marco Beltrami. Elenco: Tommy Lee Jones (Pete Perkins), Barry Pepper (Mike Norton), Julio Cedillo (Melquiades Estrada), Dwight Yoakam (Xerife Frank Belmont), January Jones (Lou Ann Norton), Melissa Leo (Rachel, a garçonete), Vanessa Bauche (Mariana, mexicana curandeira), Levon Helm (Homem Cego e Velho), Mel Rodriguez (Cap. Gomez), Cecilia Suárez (Rosa), Ignacio Guadalupe (Lucio).
Estréia nos cinemas: 21/04/2006.
AIRTON SHINTO
Enviado por AIRTON SHINTO em 03/10/2006
Reeditado em 06/12/2006
Código do texto: T255645
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
AIRTON SHINTO
São Paulo - São Paulo - Brasil
91 textos (53343 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 00:27)