Uma  jovem pura e virginal sonha  com a  fama.Durante anos estudando balé e,agora,membro de uma famosa escola,prepara-se para dançar o “Lago dos Cisnes”,de Tchaikovski,desafio para todas as bailarinas que perseguem o sucesso.

Nina Sayers (Natalie Portman) aceita o desafio e seria um perfeito cisne branco,pura e inocente,ao ponto de cair nas garras do poderoso feiticeiro Von Rothbart, que a transforma em cisne,voltando à forma humana quando e se for beijada por um príncipe.Como no libreto da magnífica obra do mestre russo.

Mas,Nina almejava muito mais;queria ser o cisne negro,a entidade maléfica do balé,papel consagrador e dificílimo para qualquer bailarina.

Mas, a virginal Nina,seria tão pura assim?Por trás daquela aparência de pureza Nina é um monte de recalques.Reprime a fome,as dores nas articulações,a super proteção da mãe,(bailarina frustrada que pensa em se realizar na filha),a solidão,a ausência de amor e sexo,o medo do êxito e o terror do fracasso.

Por isso vive cheia de alergias,suando sangue,como um cristo.

Pois,Nina,é uma mulher adulta,que congelou-se numa criança ,imune aos desejos humanos,um verdadeiro cisne branco.

Por isso mesmo,seu coreógrafo lança-lhe o desafio:ela jamais será capaz de dançar o sensual,anárquico e imoral cisne negro.

Nina aceita  o desafio de fazer aflorar dentro dela o cisne negro que todos nós trazemos escondido e vigiado.E ele aflora,sim,mas,quase destrói a mulher...

Esse é o tema do filme mais magistral que assisti nos meus 65 anos de cinéfila.

O desenrolar da película levou-me a uma terrível sensação de mal estar,até a  arrepios indesejáveis,uma ânsia como nunca nenhum filme provocou.

O diretor Darren Aronofsky produziu um filme lúrido e hiperbólico,segundo a crítica da Veja,tão instigante que jamais será esquecido.

O elenco é excelente desde Vicent Cassel,a excelente Milla Kunis e a  performance perfeita de Barbara Hershey,como a castradora mãe de Nina.

Natalie Portman revelou-se uma atriz magnífica,perfeita no papel e ,se não ganhar o Oscar,vale até que a gente promova uma revolução no Twitter a seu favor.

Se eu fosse você não perderia esse filme por nada.Mas,esteja preparado (a).

Ao sair a sala de projeções  você ,jamais,será o mesmo.

Leia também:www.miriamdesalesescritora.com.br
www.miriamdesalesoliveira.blogspot.com
www.mirokcaconversafiada.blogspot.com

Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 14/02/2011
Código do texto: T2791659
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.