Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Uma História Real (The Straight Story, 1999, David Lynch)

Uma História Real – David Lynch é conhecido por fazer filmes que fogem a razão, primeiramente. Filmes com sacadas, roteiros mirabolantes, estilos de filmar e trejeitos. Mas esse filme, acho que o único, é normal, linear, com um roteiro pé no chão.
Uma História Real (The Straigh Story) conta a façanha de um idoso, o Straigh no título original é o sobrenome dele, que atravessa um estado inteiro em viagem motorizado com um cortador de grama para ver o irmão. Este com quem tinha brigado e não falava há algum tempo (20 anos se não me engano).
O filme é muitas vezes contemplativo, mostrando paisagens e mostrando Straigh em seu cortador de grama apenas andando pelas estradas. A viagem ainda é mais complicada pois ele possui artrite nos quadris o que dificulta a sua locomoção. Como se não bastasse ele não enxerga muito bem.
Digamos que esse filme não vai agradar a muitas pessoas. O filme é parado como ele só. Acontecem algumas coisas às vezes, mas é lento e inteligente. Ele mostra aos poucos como o protagonista se redime de todas as suas escolhas no passado para rever o irmão.
O próprio personagem fala que essa viagem é sua por natureza e ele precisa termina-la sozinho. Como se buscasse nela uma razão, ou visse nela uma salvação.
E o final do filme, eu digo que é um dos melhores finais que vi em filmes nos últimos tempos. Com apenas algumas frases e uma expressão facial ele consegue nos passar sentimentos que outros diretores poderiam passar um filme inteiro e não conseguiriam. Se você gosta das doideras de Lynch prepare-se para ver um filme normal, tão normal que chega a ser doido.
leandroDiniz
Enviado por leandroDiniz em 02/07/2005
Código do texto: T30401
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
leandroDiniz
Niterói - Rio de Janeiro - Brasil, 34 anos
260 textos (273031 leituras)
3 e-livros (430 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 02/12/16 18:12)
leandroDiniz