Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Dia de Treinamento (Training Day, 2001, Antoine Fuqua)

Dia de Treinamento

Denzen Washington é realmente um dos melhores atores que vem seguindo uma carreira constante atualmente. Sua interpretação de um policial corruptível e desonesto que pensa estar fazendo a coisa certa é merecidamente "oscariana". Ethan Hawke também não deixa nada a desejar fazendo o papel de Jake Hoyt em sua aventura pelo mundo desonesto e um tanto duvidoso de seu parceiro Alonzo Harris (Denzel). Já a estória se passa em um dia na vida dos dois policias e como tem seu desenrolar com um final que é lamentável pela qualidade do filme. Mal passa algumas horas ao lado de seu "instrutor" e Jake já percebe que algo não vai bem , sempre se confrontando se o que faz é certo, dá sempre a chance a Alonzo de corromper seu pensamento com uma verssão que acha ser a certa certo.

Lógico que a medida que o tempo passa vamos nos identificando com a dupla e quem sabe ate concordando em certo ponto com o detetive "sujo" em suas teorias sobre o combate sobre o crime. Jake entretanto passa o filme inteiro questionando-se se tudo seria válido pois ao se corromper para combater o crime não nos torna melhor do que eles prórpios. E isso é logicamente perceptivel em uma sequencia em que ele ajuda a uma garota que estava em apuros e em seguida seu companheiro chega para fazer as honras da casa, mostrando a crueldade de seus métodos. Deixando sempre os mais fracos a solta pois de acordo com ele os criminosos se encarregariam de terminar o serviço, indo apenas em busca dos mais poderosos.

Tudo se complica quando percebemos que Alonzo tem uma divida com a mafia russa e precisa quitá-la até a meia noite do dia em questão e usa de métodos muito mais controversos para conseguir o dinheiro de sua dívida. Jake por sinal sempre dá a entender que nunca é a favor das atitudes maléficas de seu companheiro e ae está a perda do filme que em seus momentos finais larga de mão tudo que vinha construindo para apenas explicitar na tela uma perseguição de bandido e mocinho e uma lição de moral, o que não ajuda em nada para o lado do filme.

Com sua trilha sonora "black" muito boa e com presenças ilustres de cantores consagrados de rap como Snoop Doggy e Dr Dre , Dia de Treinamento se mostra mais um "quase" ótimo filme sobre a corrupção policial. Ah se nao fosse o final !
leandroDiniz
Enviado por leandroDiniz em 06/07/2005
Código do texto: T31484
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
leandroDiniz
Niterói - Rio de Janeiro - Brasil, 34 anos
260 textos (273036 leituras)
3 e-livros (430 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 08:47)
leandroDiniz