Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O Quarto do Filho (La Stanza del Figlio, 2001, Nanni Moretti)

O Quarto do Filho :

Imagine que você tem um filho e que sua vida seja estável com uma mulher que gosta de você , (pelo menos parece) , você tem um casal de filhos bonitos e saudáveis e nada de errado permeia sua vida. Agora imagine que subtamente depois de uma saida descompromissada de casa você volte e receba a notícia de que seu filho faleceu. Como reagiria , quais emoções sentiria e como ficaria sua vida daqui a diante ? Bem é sobre isso que O Quarto do Filho tem seu argumento.

Desde o início tempos um retrado do cotidiano extremamente real de uma família que poderia ser qualquer uma família de classe média ao redor do mundo. Nesta família os pais se dão bem com os filhos e apenas os problemas normais da rotina entre pai/filho aparecem. Nada demais para um filme , sim é verdade mas ao longo da projeção vemos uma construção dos personagens e uma caracterização deles para logo após a morte de um componente da família a coisa desandar de tal maneira que a convivência torna-se quase insuportável. O pior é que é tão real que pode acontecer com qualquer um deixando os espectadores bem próximos com os personagens.

Mas em relação a parte técnica o filme deve um pouco pois há alguns problemas na edição que as vezes torna um cena inacabada ou diálogos são encerrados subtamente causando uma irritação. E o roteiro não amarra a trama começando o filme de um modo solto e terminando sem uma conclusão de fato , não que isso atrapalhe no geral mas com um roteiro melhor amarrado o filme só teria a ganhar.

Outra coisa que não vi nescessidade foi a grande parte do filme dedicada as sessões de terapia que tornam-no algumas vezes cansativo e chato. Mas tudo isso se torna irrelevante quando os atores são postos a interpretar as angústias e sofrimentos pós-morte do filho , dando um clima tenso e triste nas horas certas e criando situações saudosistas em outros.

Um filme real , nada de fantástico , podendo inquietar alguns e agradar a outros , todos vamos perder algum parente em uma hora de nossas vidas , e como reagiremos a tal acontecimento ? A resposta não existe pois cada um reagirá de modo diferente, e em O Quarto do Filho vemos a dor da perda irreparável , que é perder alguém próximo , de modo real. Nem tão bom nem tão ruim apenas um filme seco.
leandroDiniz
Enviado por leandroDiniz em 06/07/2005
Código do texto: T31491
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
leandroDiniz
Niterói - Rio de Janeiro - Brasil, 34 anos
260 textos (273045 leituras)
3 e-livros (430 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 18:50)
leandroDiniz