Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Contos de Nova York (New York Stories - Martin Scorsese, Woody Allen e Francis Ford Coppola - 1989)

Contos de Nova York

Não tinha conhecimento sobre esse filme até me deparar com um dvd na casa de uma amiga, foi então que vi esse delicioso exemplar com a presença de três do mais interessantes diretores da atualidade. Martin Scorcese, Francis Coppola e Woody Allen.

São três contos diversos, cada um sobre responsabilidade de cada diretor.

O primeiro "Lições de Vida" (Life Lessons) está sobre as asas de Martin, que com maestria brinca pela obsessão e os conceitos de amor e submissão. O conto gira em torno de um artista e seu “amor” pela sua ajudante. Que se torna cada vez mais obsessivo, ao mesmo tempo que observamos a postura do artista em defender certos pontos de vista, o que torna o personagem altamente complexo. Ao meu ver o conto perde sua força e seu encanto nos últimos 30 segundos. Deixando a desejar.

O segundo, "A Vida Sem Zoe" (Life Without Zoe), nos apresenta a uma protagonista mirim que vive em um hotel enquanto seus pais viajam ao redor do mundo, cada um com sua profissão e suas ocupações. A menina faz parte da alta sociedade e é bem sociável. Ela se envolve em uma trama meio sem propósito e Francis consegue extrair algo do relacionamento com seus pais. Nada muito marcante.

O terceiro chama-se "Édipo Arrasado" (Oedipus Wrecks) e é o melhor dos três, pertencendo a Woody Allen. Conta-nos a história de um empresário, bem sucedido, mas que vive sobre o tormento da mãe, que insiste em lhe inferiorizar e rebaixar. Daí, como era de prever, temos um conto cheio de hilaridades imprevistas. Como ninguém Allen trabalha com a comicidade extrema ao tomar situações absurdas para avaliar o cotidiano.

Os três contos possuem muito do espírito cosmopolita e mega-urbano  de Nova York, com seu ritmo de vida frenético e suas encasquetações. No todo o filme vale a pena, individualmente Allen se sobre-sai em relação aos dois.
leandroDiniz
Enviado por leandroDiniz em 27/07/2005
Código do texto: T38025
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
leandroDiniz
Niterói - Rio de Janeiro - Brasil, 34 anos
260 textos (273083 leituras)
3 e-livros (430 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 23:40)
leandroDiniz