Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Terra dos Mortos (The Land of the Dead - George A. Romero – 2005)

Terra dos Mortos (The Land of the Dead - George A. Romero – 2005)

Romero foi o inventor do gênero de filme que ele vêm agora renovar, esse exemplar foi precedido por, A Noite dos Mortos-Vivos (1968), O Despertar dos Mortos (1978) e O Dia dos Mortos (1985).

Em seu gênero não há explicativas para os zumbis. Como no recente Resident Evil que se encontra uma desculpa tecnológica e esfarrapada para largar zumbis no mundo e sair dando tiros em suas cabeças. Nesse tipo de filme os zumbis simplesmente aparecem e começam a devorar carne viva e salve-se quem puder.

Como criador do gênero Romero volta em grande estilo, no que dizem ser sua obra prima, já que não posso opinar nesse quesito, me restando ver toda a sua filmografia para isso. O que dá vontade de fazer logo depois de sair da Terra dos Mortos.

Com certeza muitos não compreenderão o filme e o acharão pífio e sem valor, mas Terra dos Mortos é uma ode ao gênero. Nesse filme os zumbis começam a manifestar sinais de inteligência e com isso colocar mais risco a vida dos sobreviventes.

Sua crítica social é bem diluída no filme, muitos poderão nem notá-la de modo incisivo durante a projeção. Com sua ilha de proteção, os ricos vivem em uma redoma protegida de modo exemplar e como se nada tivesse acontecido, enquanto milhares de pobres coitados vivem largados nas ruas cercadas com cercas elétricas isolando-os dos zumbis.

Um ótimo comentário social já que exatamente é o que acontece em sua forma mais bruta atualmente.

Enquanto isso soldados treinados assaltam cidades vizinhas para repor suprimentos e manter a vida funcionando. Temos aqui todos os elementos mais clássicos de filmes de horror, como subtramas rasas, mas eficientes para a historia, que por sinal quer é mostrar zumbis comendo carne e humanos sendo devorados, o que não falta de jeito algum ao longo do filme, com muito sangue, vísceras e carne suculenta os mortos vivos não sentem fome.

Com a inteligência ascendente dos zumbis esses vão se tornando ameaças maiores ao longo do filme e começam a ter pensamentos, mesmo que breves e rasos, que vão dando nova perspectiva a seus ataques.

Não posso nem falar de um líder dos zumbis pois não há liderança, não há planos, não há linha reta, a não ser aquela que leva a destruição dos vivos. E o submundo dos humanos merece ainda menos comentários já que estão ali só como praxe do gênero e para compor o todo da historia.

Terra dos Mortos é um exemplar filme de horror, ótimo filme de mortos vivos e ainda melhor com sua sátira/crítica social. Um belo exemplar do trash bem feito e bem elaborado a fim de um propósito, divertir.
leandroDiniz
Enviado por leandroDiniz em 30/07/2005
Código do texto: T38929
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
leandroDiniz
Niterói - Rio de Janeiro - Brasil, 34 anos
260 textos (273037 leituras)
3 e-livros (430 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 00:36)
leandroDiniz