Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA

O ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA
(The Last King of Scotland, EUA, 2006)
Direção: Kevin MacDonald
Roteiro baseado em livro de Giles Foden. Elenco: Forest Whitaker (Idi Amin); James McAvoy (Nicholas Garrigan); Gillian Anderson (Sarah Zach); Kerry Washington.

Sinopse: Escócia, 1970. Nicholas Garrigan (James Mc Avoy, o fauno Tumnus de As Crônicas de Nárnia) formou-se em Medicina e poderia ter pendurado seu diploma na parede de um consultório britânico e viver uma vidinha estável e confortável. Mas Nicholas não queria isso. Seu espírito aventureiro gritou mais alto (literalmente) e na cena seguinte Nicholas estava num ônibus rumo a Mgambo, um vilarejo em Uganda, no centro-leste da África. Iria prestar serviços como "Oficial Médico Estrangeiro".

Nicholas chegou numa época conturbada politicamente naquela região. Idi Amin Dada (Forest Whitaker, vencedor do Oscar de Melhor Ator) tinha acabado de assumir o governo de Uganda derrubando com um Golpe de Estado o até então presidente Milton Obote, acusado de corrupção e enriquecimento ilícito.

O Hospital de Mgambo, com condições precárias de higiene e equipamento, disputava com as ocas dos curandeiros locais a preferência dos pacientes ugandenses, com ampla vantagem para os curandeiros.

Certo dia foi anunciada a visita de Idi Amin à Mgambo. Ele iria se apresentar como o novo presidente numa espécie de comício e saudaria a multidão. Curioso em conhecer esta figura excêntrica, Nicholas resolve prestigiar o evento.

Foi assim que Nicholas conheceu o carismático Idi Amin Dada, que em seu discurso prometeu um governo "de ações, não de palavras", disse que "apesar de usar uniforme de general era um homem simples, como cada um daquela multidão", que "iria investir em novas escolas, estradas e hospitais", e que estava "disposto a construir um país melhor, mais forte e livre".

Nicholas ficou fascinado com o estilo despojado de Amin, o que ficaria ainda mais claro num incidente ocorrido depois do comício: o Maserati presidencial atropelou uma vaca e Nicholas foi chamado para atender uma emergência médica, pois Amin teria ferido sua mão. Ao saber que o médico era escocês, Amin expressou sua admiração pela Escócia, com quem teria lutado em 1952 na batalha de Mau Mau no Quênia (Amin havia servido no exército britânico entre 1946 e 1962, quando Uganda tornou-se independente) e pediu para trocar de vestimenta com o médico, que utilizava uma camiseta de futebol com o símbolo da Escócia.

Simpatizando com Nicholas, Amin o convidou para mudar-se para a capital, Kampala, e ser o seu médico particular e de sua família, e ocasionalmente trabalhar num hospital-modelo.

Aos poucos, Nicholas se tornaria também conselheiro de Amin, e sua proximidade com o ditador o impediu por muito tempo de perceber a tempo que estava lidando com o chefe de Estado de um regime violentíssimo, vingativo e inconsequente, responsável pela morte de centenas de milhares de ugandenses, muitos por decapitação, e de uma série de arbitrariedades, como a expulsão dos asiáticos do país (indianos e paquistaneses).

Bastidores: Forest Whitaker, de O Último Rei da Escócia, além de ter recebido o Oscar de Melhor Ator foi escolhido o Melhor Ator pelo SAG (Screen Actors Guild) e pelas Associações de Críticos de New York, Los Angeles (empatado com Sacha Baron Cohen, de Borat), Phoenix, Las Vegas, Boston, Washington, Dallas-Forth Worth , Flórida, Chicago, Oklahoma e St. Louis, pela Associação dos Críticos de Cinema da Internet, pela Associação Nacional dos Críticos de Cinema dos EUA e Melhor Ator em Filme - Drama pelo Satélite de Ouro (Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood), pelo Globo de Ouro e pelo BAFTA (Orange British Academy Film Awards).

AIRTON SHINTO
Enviado por AIRTON SHINTO em 07/03/2007
Reeditado em 13/03/2007
Código do texto: T404555
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
AIRTON SHINTO
São Paulo - São Paulo - Brasil
91 textos (50241 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 25/10/14 13:16)



Rádio Poética